Pular para o conteúdo principal

Atos 23 = Coragem! Até o Fim


®   Atos 23: Coragem! Até o Fim

A estratégia de Paulo perante um Sinédrio indigno de sua posição foi a de instilar a celeuma e a confusão. Tudo para que ficasse clara a incoerência de sua posição de oposição ao evangelho. A causa básica da controvérsia dos judeus contra os cristãos, era, no fim das contas, um assunto sobre o qual eles mesmos mantinham controverso entre si há séculos, a ressurreição dos mortos. O que para eles era um tema de controvérsia doutrinária, para os cristãos era a base e a certeza esperançosa de sua fé. Cristo ressuscitou, não havia controvérsia entre os cristãos sobre esse assunto!

O verso 11 é maravilhoso! Cristo em pessoa se coloca ao lado de Paulo na prisão; encorajando-o, instruindo seu coração e lhe dando esclarecimento sobre o que o Senhor pretende com tudo aquilo. As palavras de Jesus não são nem de reprovação nem de reparação. São de consolo e fortalecimento, exortando seu missionário a seguir firme em frente, pois Roma precisa ouvir da boca de Paulo o mesmo testemunho que o Sinédrio não quis escutar. Cristo deixa evidente que a sua aprovação é o único valor importante quando o assunto é ser sua testemunha até aos confins da terra.

Coragem! É tudo que precisamos para enfrentar crises difíceis. Muitas vezes o que nos falta não é o conhecimento nem a capacidade, mas apenas coragem; aquela decisão de prosseguir a qualquer custo, de enfrentar qualquer obstáculo, e não retroceder. É preciso ir até o fim. A única informação que precisamos saber é que o Senhor está ao nosso lado e nós do lado dele. As palavras de Deus a Josué e a Gideão ecoam do passado como uma nuvem de testemunhas para nos fortalecer até o fim! (Js 1.9; Jz 6.12,16).

As experiências pessoais de Paulo com Cristo são marcantes e decisivas. Lucas relata esses encontros como prova de que a promessa de Cristo de estar conosco todos os dias até o fim é verdadeira e real. Na caminhada cristã e no avanço do Evangelho haverá muitos dias escuros e de sombria solidão. Nesses momentos nossa fé será provada e amadurecerá, tornando-se consolidada e firme!

Saber quem Cristo é significa maturidade! Quando Cristo se manifesta e o reconhecemos, não ousamos sequer perguntar nada, pois ficamos saciados e seguros; e somos lembrados e sabemos quem somos a partir dele. Então: O que você vai fazer depois? Você pode desistir de testemunhar e esperar Cristo chegar para tentar voltar a ser como era antes; ou seguir, testemunhando Cristo a fim de conhecê-lo pessoalmente e proclamá-lo fielmente.

Com amor, Pr. Helio.


Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.