Pular para o conteúdo principal

Atos 13 = Enviados Pelo Espírito Santo


®   Atos 13: Enviados Pelo Espírito Santo.

A partir de Atos 13 indo até o final do capítulo 14 temos a primeira viagem Missionária de Paulo e o início da terceira e maior sessão do livro de Atos, que trata do tema da pregação do Evangelho até os confins da terra. Paulo e Barnabé foram os primeiros missionários enviados pela igreja de Antioquia.

Eles são separados pelo Espírito Santo (v.2); São enviados pelo Espírito Santo (v.4); Pregam o Evangelho cheios do Espírito Santo (v.9), e no fim, os discípulos transbordam de alegria e do Espírito Santo (v.52). 

Atos 13 é a primeira estratégia planejada de missões por parte de uma igreja local iniciada pelo próprio Espírito Santo. A igreja envia, e depois receberá de volta aos que enviou com relatório do que a graça de Deus realizou através deles. Isso acontece enquanto a igreja está servindo (leitourgia – prestando culto) ao Senhor (v.2); O Espírito escolhe (chama) dela o seu melhor (Paulo e Barnabé); a igreja jejua, ora e investe de autoridade (impondo as mãos) os escolhidos por Deus. Então envia. Deus faz através de nós, mas fica claro que é Ele quem faz.

A obra só pode progredir se a fizermos cheios do Espírito. É o Espírito quem identifica o falso e o expurga. Paulo só poderia enfrentá-lo e vencê-lo pelo poder do Espírito. O sermão de Paulo é muito parecido, em sua estrutura e conteúdo, com o sermão de Pedro no cenáculo em Jerusalém (At 2). O centro da mensagem é Cristo, as promessas do Antigo Testamento se cumprem nele e a aliança se completa nele. Serão salvos todos os que foram “destinados para a vida eterna” (v.48); quanto aos instigadores da maldade, sacudido deve ser o pó dos nossos pés a fim de prosseguirmos no caminho (v.51).

A grande pergunta é a seguinte: Como nossa igreja local pode fazer parte dessa dinâmica missionária operada pelo Espírito Santo na sua igreja?
1º) Servindo ao Senhor todos os dias no culto e na vida.

2º) Estando atentos ao ensino da Palavra praticado em todos os cultos e reuniões da igreja, estando prontos para obedecer à palavra de Deus acima de tudo.

3º) Estando prontos para nos oferecer a Deus completamente obedecendo ao seu chamado. Observe que o chamado do Espírito Santo acontece quando e enquanto a Igreja o serve cultuando a Deus.

Observe também a expressão “separai-me” (v.2). Quem for separado para o trabalho missionário o será para estar e servir diretamente ao Espírito Santo. A obra não é nossa, mas o privilégio de servir a Deus sempre é acompanhado por uma maior aproximação de Deus, da mesma maneira como foi com os discípulos que Jesus chamou para estarem com ele e para enviá-los a pregar (Mc 3.14).

O chamado de Deus e a intimidade com Deus é dispensada àqueles que se envolvem e trabalham na obra de Deus, mas nunca para meros assistentes e frequentadores descompromissados que só desejam ganhar e nunca contribuir (seja espiritualmente, financeiramente ou socialmente).

Por isso, envolva-se! Disponha-se! Participe! Contribua!

         Com amor, Pr. Hélio.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.