Pular para o conteúdo principal

Aula 2 = A Melhor Notícia - Uma razão para se levantar de manhã


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Igreja Presbiteriana Jardim Goiás – Classe de Casais – 1º Semestre-2017
Rev. Hélio O. Silva e Sem. Marcos Rosa Oliveira.
Aula 2 = A Melhor Notícia: Uma Razão para se levantar de manhã.
Instrumentos Nas Mãos do Redentor – Paul David Tripp, Nutra, p.17-37 = 05/02/2017.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Introdução: Apresentação do curso.
Servir ou ministrar? Eis a questão.
Nossa ênfase nesse semestre: Cada relacionamento pessoal é uma oportunidade para servir e ministrar. Queremos aprender que Deus nos transforma e santifica enquanto nos usa na transformação de outros (1 Co 3.6-9). Primeiro somos lavoura de Deus; depois nos tornamos trabalhadores na lavoura. Como se dá essa mudança? Primeiro recebemos cuidado, depois passamos a ajudar no cuidado de outros!
A dinâmica da vida cristã é que pessoas que precisam de transformação ministram (servem) a pessoas que precisam ser transformadas.
Esse entendimento nos faz saber que servir e ministrar são mais que uma função designada oficialmente na igreja e que ao percebermos isso, teremos muito mais oportunidades de sermos úteis e eficazes na igreja do que damos conta de fazer.
Servir é algo maravilhoso e sério ao mesmo tempo.
Efésios 4.15,16 afirma que é pelo serviço de cada parte, que o corpo efetua seu próprio crescimento. Deus nos chama para sermos seu povo e para sermos seus servos. Devemos deixar de ser apenas consumidores da fé para nos tornarmos participantes comprometidos.
Ser membro de uma igreja é mais que participar de eventos e estar ligado a uma organização, é um chamado que modela toda a nossa vida! (p.14).
Nosso tempo impõe o conceito de “pagar para fazer”. Todavia a Bíblia ensina diferente: Nós somos o corpo, nós fazemos o nosso próprio aumento servindo uns aos outros.
Nosso foco é triplo:
1. O que preciso saber?
2. Como se aplica a mim?
3. Como posso usar no meu ministério pessoal de servir outros? (como um cristão que é ao mesmo tempo marido, pai e irmão na fé).

1. A Melhor notícia é o evangelho.
         Qual a melhor notícia? O que me faz levantar de manhã? O Evangelho é a unia coisa pela qual vale a pena viver (1 Tm 1.11b-17).
Por que razão? Por causa da criação e do plano eterno de Deus para nós.
No início havia perfeita harmonia entre o criador, o homem e o restante da criação. Havia entendimento, comunicação e amor. Havia equilíbrio e satisfação em obedecer aos mandatos divinos da criação:
®  Mandato cultural = ser fecundos, multiplicar-se e dominar a terra.
®  Mandato social = constituir família e cuidar dela.
®  Mandato espiritual = comunhão e obediência para com Deus.
A estrutura do plano divino envolve: Criação, queda, redenção e consumação.
O pecado trouxe a queda e quebrou a harmonia na criação em relação ao seu criador. O egoísmo pecaminoso faz com que as pessoas queiram ser servidas, mas odeiam servir. Querem controlar e serem autossuficientes; em vez de amar as pessoas e usar as coisas para servi-las, amam as coisas e usam as pessoas para alcançá-las. Agora as pessoas abusam umas das outras, física, social e sexualmente.
O homem corrompeu-se pelo pecado, degradou-se no pecado  e tornou-se seu escravo (Rm 6.23).
Para esse homem perdido Deus enviou Cristo, a boa nova do Evangelho. A pregação de Cristo mostra que é assim (Mc 1.15): “Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para a Galiléia pregando o evangelho de Deus, e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
O Evangelho de Cristo fala de uma Deus que não se esquece de nós e que se interessa por nós! Na redenção, Cristo coloca o reino de Deus dentro de nós (Lc 17.20,21). Nossas principais batalhas são travadas dentro do coração.
Na consumação, esse reino será totalmente visível (Ap 19.6-9).
 “Também ouvi uma voz como a de grande multidão, como a voz de muitas águas, e como a voz de fortes trovões, que dizia: Aleluia! porque já reina o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso. Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou, e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos.”   
O que é que vamos celebrar no céu?
_ Eu consegui aquele emprego! Meu casamento é fantástico! Tenho muitos amigos! Venci a depressão e dominei os meus medos! Não, cantaremos duas coisas fundamentais:
a) A vitória do cordeiro (Cristo).
b) As bodas do cordeiro. A união eterna da igreja com seu Salvador, sem rugas, nem marcas e nem pecados! Mas gloriosa e santa para ele.
Então, pelo que vale a pena viver? CRISTO!
O Evangelho está associado a um chamado ao arrependimento. Arrependimento é uma mudança radical da direção para a qual dedicamos nossos corações. A mudança por meio do arrependimento é possível porque o Rei já veio! Ele veio para restaurar todas as coisas ao seu propósito original: Existir e viver para a glória de Deus (Ef 1.6,12,14).
Como pais cristãos, precisamos olhar para nossos filhos e perceber Cristo procurando seus corações para serem seus, orar por isso, e nos colocarmos à disposição do Senhor para sermos parte do canal pelo qual ele fará isso!

2. A razão porque há esperança está numa pessoa: Cristo.
         A mudança que transformará os corações das pessoas não virá do entulho das ideias humanas, mas diretamente de Cristo (Jo 14.6; At 4.12; 1 Tm 2.5). “No seu poder encontramos esperança e a ajuda que necessitamos para derrotar os inimigos mais poderosos” (p.26). O único meio de mudança permanente é a graça do Redentor. O mundo oferece sistemas, regras ou passos num processo de mudança que nunca termina e nunca chega no lugar certo. Nós devemos levar as pessoas ao Deus-homem Jesus Cristo. Ele é o caminho, a verdade e a vida! (Jo 11.25 e 14.6).
Isso é importante porque se vamos ajudar a alguém precisamos saber o que está errado e o que é necessário para que mudem. Ao rejeitar a visão bíblica sobre o ser humano (criado – não evoluído; pecador – não neutro; dependente de Deus – não autossuficiente), o mundo elimina qualquer esperança de responder precisamente a pergunta “o que está errado?”
Nosso problema básico é o pecado. Na Bíblia o pecado é uma condição que resulta em comportamento. Somos pecadores por natureza e por isso praticamos atos pecaminosos (Rm 3.23). Por isso o pecado marca tudo que nós pensamos, dizemos e fazemos.
Porque somos pecadores o problema não é só a experiência, mas também como lidamos com ela. O pecado distorce nossa visão das coisas; distorce nosso entendimento e distorce nossas ações para resolver nossos problemas e na ajuda que prestamos aos outros na resolução dos deles.
Lembre-se que pecadores tendem a agir pecaminosamente quando são vítimas dos pecados dos outros. O pecado se faz presente às nossas reações aos pecados de outros, está presente nas nossas reações ao sofrimento; mas também se apresenta quanto às nossas próprias reações às bênçãos de Deus (o inteligente zomba do burro; o melhor atleta zomba do que não é tão bom quanto ele; o mais rico menospreza o mais pobre; o branco se acha melhor que o negro).
A filosofia de vida que nos afasta de Deus, as vãs sutilezas e as tradições dos homens podem nos afastar de Cristo (Cl 2.8).

3. O que o pecado nos faz?
         O pecado é a nossa grande doença. Ele complica o que já é complicado. Por causa de nossos pecados a vida sob a queda fica pior ainda. Nossos problemas mais profundos não experimentais, nem biológicos, nem de relacionamento. Ele é moral, é o pecado.
®  Distorce nossa identidade.
®  Altera nossa perspectiva.
®  Sabota nosso comportamento.
®  Sequestra nossa esperança.
Moisés escreve em Gênesis 6.5 que a maldade do homem é um mal contínuo.
Ilustração: O bêbê que quer mexer tomada. Você explica porque é perigoso, mas alguns dias depois ele vai lá e tenta mexer tomada. Se você não impedir ele vai tomar xoque! Por que fazem assim?

a) O pecado é rebeldia. A rebeldia é a tendência inata de ceder às mentiras da independência, autossuficiência e egoísmo. Essa atitude afeta a forma como encaramos as dificuldades e até mesmo as bênçãos de Deus para nós, porque nos a pensar em nós mesmos acima de tudo, em primeiro lugar. Queremos controlar, mas odiamos ser controlados (para nós estar debaixo do controle de outrem é manipulação, mas não pensamos assim quando tentamos controlar os outros).

b) O pecado é insensatez. Ela acredita que nenhuma teoria, prática, perspectiva, discernimento ou “verdade” é mais confiável que a nossa própria. A insensatez é a rejeição de nossa verdadeira natureza, que é pecaminosa.

c) O pecado é incapacidade de fazermos o que Deus nos ordenou. Rejeitamos a vontade de Deus porque insensatamente achamos que a nossa forma de fazer é a melhor para nós mesmos. Mas o pior é que mesmo quando temos a intenção certa, não alcançamos o padrão santo de Deus (Rm 7.19,21-23). Nossa natureza pecaminosa nos impede de fazermos o que é certo sem a ajuda de Deus.
         Somos, por natureza, dependentes de Deus; e caídos no pecado, além de dependentes, somos carentes (necessitados) do favor de Deus.

Aplicações:

1. Você já recebeu e se apropriou da boa notícia como sendo para você, como sendo sua?
É assim como nos tornamos cristãos.

2. Você tem o Filho de Deus? Quem tem o Filho tem a vida (Jo 3.36; 1 Jo 5.10,12).

3. Como você lida com os seus pecados pessoais? Isso é importante discernir, pois certamente você lidará com os pecados de outros na sua experiência cristã (pais, filhos, amigos, irmãos).

4. Finalmente. O que te motiva a levantar-se de manhã? A graça de Deus recebida, a boa nova do Evangelho, ou todos os seus compromissos seculares (trabalho, dívidas, família, status).

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.