Pular para o conteúdo principal

Nutrindo Um Bom Relacionamento Entre Pastores e Igrejas - 1 Tessalonicenses 5.12,13




Nutrindo Um Bom Relacionamento Entre Pastores e Igrejas
(1 Tessalonicenses 5.12,13).

Começo dizendo que os conselhos e orientações aqui apresentados por Paulo são direcionados a uma igreja jovem, bem no começo de sua carreira cristã. Sendo assim, talvez seja essa uma das razões porque por duas vezes Paulo trata objetivamente do ministério pastoral na igreja, primeiro na perspectiva dos membros (3.1-10) e aqui na perspectiva dos pastores (5.12-13). Há três atitudes esperadas da igreja nessa questão.

Primeira: Acatar com apreço. Acatar é ter respeito e interesse pelo seu trabalho pastoral, valorizando e reconhecendo sua importância. Por que fazer assim? (1) Eles trabalham entre nós. Paulo se refere a um trabalho que produz desgaste físico e mental. Muitas vezes o trabalho da Igreja é estressante para a liderança, que precisa muito mais de apoio do que críticas desnecessárias e murmurações.       Esse respeito é devido aos que trabalham e não aos que “trapalham”. (2) Eles nos presidem e nos admoestam.         Presidir é liderar, conduzir e cuidar; por isso a colaboração é importante. Admoestar é corrigir por meio de conselhos.

Segunda: Tê-los com amor. A liderança não precisa somente do respeito, precisa também do carinho, do amor do rebanho e de sua animação. (1) O amor deve ser em máxima consideração. Consideração é estima, valorização do outro; ter em alta conta. Paulo diz que o marcador de nossa estima pelos líderes deve estar ligado no máximo e não no mínimo. (2) O amor deve ser motivado pelo trabalho que realizam. Trabalho é “ergon”, uma obra comum. O trabalho pastoral e da liderança não difere do secular a não ser pelo seu alcance religioso. Ou seja, qualquer trabalho deve glorificar a Cristo, servir às pessoas, ser feito com honestidade e lisura de caráter etc; o trabalho cristão também é assim.
        
         O respeito pelos oficiais da igreja não pode ser motivado pelo interesse pessoal ou pela troca de favores sociais; nunca por causa de traços da personalidade ou disponibilidade para um serviço mais particularizado. Deve-se honrá-los por causa da natureza do trabalho cristão.

Terceira: Viver em paz com eles. Uns com os outros”, Paulo não fala de paz entre os membros. Nesse texto, é paz entre líderes e liderados. Pastores e ovelhas, Conselho e Igreja, Junta Diaconal e Igreja, Presbitério e Igrejas jurisdicionadas. Viver em paz é praticar a paz. Não deixar que os desacordos quebrem a harmonia do trabalho, mas aprender o segredo da cooperação. Precisamos entender que na Igreja, nossos desacordos não fazem que sejamos menos corpo de Cristo, que somos lançados fora, por isso, buscar o equilíbrio pelo diálogo aberto é tão importante, porque já somos um em Cristo. Nossa responsabilidade é não quebrar a unidade, mas preservá-la e aprimorá-la para a glória de Cristo (Ef 4.3,13). O devido valor à relação pastoral é algo que deve fazer parte do fundamento de uma igreja local, se ela quer se tornar uma igreja madura na fé.

Quando as igrejas se reunirem novamente para uma eleição pastoral, que o Senhor da igreja as una e reúna em torno de seu vinculo de paz. Seguindo essa tripla orientação de Paulo, certamente nutriremos uma boa relação entre os pastores e os membros das igrejas. 

Com amor, Pr. Helio.


Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.