A Igreja Presbiteriana do Brasil e a Escravidão
É comum encontrarmos pessoas
acusando as igrejas evangélicas históricas de serem omissas quanto à questão da
abolição da escravidão no Brasil imperial. O argumento comumente usado é o de
que essas denominações foram capazes de fundar grandes e influentes escolas,
hospitais de renome; mas não foram capazes de denunciar a escravidão. Ora, essa
avaliação histórica é anacrônica, pois impõe sobre aquela época o peso do que
essas mesmas instituições se tornaram no decorrer de mais de cem anos de
história e desenvolvimento. As grandes escolas e hospitais de hoje, não passavam
de pequenas e insignificantes instituições em seus humildes começos naquela época.
Todavia, no caso da Igreja
Presbiteriana do Brasil, encontramos boa literatura a respeito da posição dos
missionários da PCUSA e parte dos missionários da PCUS, vindos para o Brasil
posicionando-se contrariamente à escravidão e a favor da abolição.
Pelo
menos três pastores daquele período, beligeraram a favor da abolição: Emanuel
Vanorden (escrevia cartas aos governantes denunciando a escravidão; em sua
igreja só eram recebidos como membros os que alforriassem seus escravos); James
T. Houston (pregou um sermão contra a escravidão em 08/1884 de grande
repercussão na cidade do Rio de Janeiro) e Eduardo Carlos Pereira (publicou
artigos no Jornal Imprensa Evangélica e depois os transformou num livrinho de
45 páginas: “A Igreja Evangélica e Suas Relações Com a Escravidão”- 1886).
Apesar de serem contrários à
escravidão no Brasil, parece-nos que a Igreja adotou uma postura mais cautelosa
quanto à questão, visto haverem vários e complexos empecilhos ao seu
estabelecimento no Brasil, que lhe chamavam mais a atenção e lhe cobravam
esforços de “sobrevivência” até então. A Constituição de 1824 proibia a
pregação do evangelho a portugueses e a brasileiros, sob pena de expulsão do
país; os templos protestantes não podiam ter aparência externa de templos;
estrangeiros não podiam se envolver com questões do império.
Mesmo assim, o Presbitério
do Rio de Janeiro, único existente no país à época, deliberou afirmar a sua
posição abolicionista em 1886. Entristece-nos o fato de que essa decisão viesse
tão tarde, visto que várias leis anti-escravistas já vinham sendo aprovadas
desde 1850 e o movimento abolicionista ganhara mais força no Brasil desde o fim
da Guerra do Paraguai em 1870. Mas vale lembrar, que o primeiro missionário
presbiteriano só chegou ao Brasil em agosto de 1859 e o Mackenzie só foi
fundado em outubro de 1870! Em 13 de Maio de 1888 a Igreja Presbiteriana do
Brasil possuía menos de 40 igrejas implantadas, espalhadas em todo o território nacional, com pouquíssimos membros ativos.
A
Igreja foi aberta à participação dos escravos desde o princípio, simpática ao
movimento abolicionista e manifestou o seu regozijo publicamente e
documentalmente quando a abolição veio. Preocupou-se não somente com a
abolição, mas também com a educação dos negros após a mesma procurando evitar o
segregacionismo racial. Na formação de seu primeiro Sínodo em setembro de 1888,
quatro meses após a abolição, um dos presbíteros delegados à reunião era o
negro Antônio da Silva Rangel, representante da Igreja de Mogi-Mirim (veja na foto acima, à direita).
Essa
tem sido a nossa postura desde o princípio e nossa oração é para que a Igreja Presbiteriana do Brasil se
mantenha firme na luta contra os pecados sociais e no anúncio do evangelho
redentor a todas as etnias.
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Leia mais em: FIDES REFORMATA XV, Nº 2 (2010): p.43-66. "A Igreja Presbiteriana do Brasil e a Escravidão - Breve Análise Documental (1859-1888). Por Helio O. Silva.
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Leia mais em: FIDES REFORMATA XV, Nº 2 (2010): p.43-66. "A Igreja Presbiteriana do Brasil e a Escravidão - Breve Análise Documental (1859-1888). Por Helio O. Silva.