Pular para o conteúdo principal

Gaditas Cara de Leão! (1 Crônicas 12.8-15)


Gaditas Cara de Leão! (1 Crônicas 12.8-15)

Como será 2016? Eu não sei; mas sei que teremos de vencer obstáculos e ultrapassar barreiras sérias e difíceis na família, no trabalho e na igreja. A melhor maneira de enfrentá-los é fazermos juntos, e do lado certo!

Desde que Saul, movido por inveja (1 Sm 18.9 NVI) havia decidido perseguir a Davi, Israel caiu na confusão e no desgoverno. Esse grupo de gaditas resolveu deixar a liderança de Saul e passar para o exército de Davi e renovar as esperanças de uma vida melhor dentro da aliança com Deus. Eles eram fortes e destemidos; eram corajosos e perseverantes; eram habilidosos e bem equipados para as batalhas; Chama-nos a atenção o cronista descrevê-los como homens com cara de leão.

Por que razões passaram a Davi?

1. Eles vieram porque entenderam ser essa a vontade de Deus(v.18). Quem é de Deus busca andar com Deus! A vontade de Deus muitas vezes nos assusta, e não poucas vezes coloca em desespero nossos pecados mais íntimos. Por que? Porque ela é soberana e governa; ela é decretiva e não volta atrás e ela é santa e não tem compromisso nenhum com o pecado. A única forma de agradarmos a Deus é adorá-lo e servi-lo na beleza da sua santidade (Sl 27.4; 29.2; 96.9).

Então temos que tomar posição; e isso significará renúncias e sacrifícios necessários. Mas o resultado sempre será melhor do que ficarmos onde estamos e como estamos. Os gaditas resolveram que aquele era o momento da mudança e partiram para o lado de Davi!

2. Eles vieram para manter e viver em unidade. A unidade de Israel não era apenas uma questão política e de sobrevivência; era a própria vontade de Deus. A distribuição das tribos com a tribo de Levi espalhada entre eles era uma forma de manter e nutrir a unidade. Não valia a pena gastar dons e habilidades a serviço do governo irresponsável e desagregador de Saul; por outro lado, Deus abençoava a Davi.Quem quer o melhor para o país sabe que não pode confiar na liderança que só pensa em si mesma e na manutenção caprichosa de suas vontades e cobiças!

3. Eles vieram para somar e ajudar. Os livros das Crônicas falam da centralidade da aliança na vida cristã. Todas as narrativas são organizadas em torno do tema da fidelidade ou infidelidade à aliança. Ajudamos e somamos com aqueles que, como nós, foram atraídos para dentro da aliança por meio do evangelho. Não tem sentido mudar de lado e não contribuir com nada, assim como não tem sentido deixar como esta para ver como é que fica!

Se quisermos apenas receber e presenciar os acontecimentos para aplaudir ou para criticar não entendemos o espírito da coisa. Mas, se pelo contrário, formos engajados e trabalhadores operantes, veremos a ajuda de Deus acima e através da nossa ajuda. Somos cooperadores co-responsáveis pela vida da igreja e do país. É preciso tomar decisão; deixar para trás o que nos atrasa e atrapalha a caminhar com Deus e assim atravessar o Jordão, ainda que seja na cheia! Em 2016, sejamos gaditas, mostremos nossa cara de leão!

Com amor, Pr. Helio.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.