Pular para o conteúdo principal

O Batismo Infantil



O BATISMO INFANTIL
           
“Para nós o batismo é uma consagração formal e pública de nossos filhos a Deus; uma expressão de nossa fé na promessa de seu pacto; uma representação emblemática (simbólica) de necessidade de purificação de nossos filhos e da natureza da obra do Espírito Santo” (Charles Hodge, O Batismo Cristão, p. 72).[1]

I - Razões para o Batismo Infantil:

1- As crianças fazem parte da família e povo de Deus. Isto é ensino claro tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento (Gn 17.7-10; Dt 29. 10-13; At 2.39; I Co 7.14). Por estes textos percebemos que as crianças participavam da aliança; eram alvos das promessas de Deus e são considerados “santos” ou seja, separados para Deus.

2- As afirmações de Jesus sobre as crianças. Delas é o reino dos céus (Mt 19.14; Lc 18.16; Mc 10.14). Devemos ser como as crianças para podermos entrar no Reino de Deus (Mc 10.14;9.36).

3- Existe continuidade entre o povo de Deus do Antigo Testamento (Israel) e o povo de Deus no Novo Testamento (Igreja). Todas as promessas de Deus são repassadas à igreja; ela é chamada no Novo Testamento de “Israel de Deus” (Gl 6.16). As crianças no Antigo Testamento. participavam do rito da circuncisão. Circuncisão e batismo têm o mesmo significado em ambas as dispensações (purificação e introdução no povo de Deus). O batismo é chamado por Paulo, de “circuncisão de Cristo” (Cl 2.11).

4- O argumento de Pedro em Atos 2.38,39. “Pois para vós é a promessa, para vossos filhos e para todos qua ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar”. A palavra “filhos” deve ser aplicada especialmente às crianças, visto que filhos adultos não podem ser representados por seus pais quanto à fé, pois já são adultos. Filhos adultos estão incluídos na expressão “para vós”.

5- Os batismos de famílias inteiras no Novo Testamento. Cornélio (At 11); Lídia e o carcereiro (At 16); a casa de Crispo (At 18.8); Estéfanas (I Co 1.16). A mesma coisa se diz das casas de Onesíforo, Aristóbulo e Narciso. É totalmente improvável que não houvesse crianças nessas famílias. O oficial que pediu socorro a Cristo creu com toda a sua casa (Jo 4.53). Jesus curou ali uma criancinha/ paidion). A Peshita, versão siríaca do Novo Testamento, datada de cerca do 2º século depois de Cristo, registra assim o batismo de Lídia “ela foi batizada e as crianças de sua casa”.

6- A História da Igreja. O batismo infantil já era uma prática comum da igreja nos tempos de Orígenes e Tertuliano.[2] A controvérsia entre Agostinho e Pelágio (c. 400 d.C) sobre o pecado original nas crianças, fala do batismo de crianças como prática normal da igreja daquela época. Os problemas com respeito ao batismo de crianças só começaram a surgir a partir do século XII, com os Petrobusianos e depois tomou forma com os Anabatistas, no século XVI.[3] Há citações a respeito de batismo de crianças feitas por Justino Mártir por volta de 150 d.C. (fala de pessoas de 60 e 70 anos, batizadas na infância, ou seja, por volta de 80 a 90 d.C.). Irineu (180 d.C.) que era discípulo de Policarpo, discípulo direto do Apóstolo João e Origens (250 d.C.) que conhecia bem a história da Igreja de sua época também falam de pessoas batizadas na infância.


II - A Responsabilidade dos Pais:
            O batismo, para crianças, não é uma benção completa, mas um sinal de que pertencem ao povo de Deus, como seus pais pertencem. Portanto isso implica que a fé dos pais os representa diante de Deus, e seu povo. Para as crianças, o batismo é um testemunho constante da obra de Deus para chamá-los à conversão. O papel dos pais, então é o de educá-los para a salvação, conduzindo-os no ensino da palavra de Deus (Pv 22.6; Ef 6.4; II Tm 3.15). Se a profissão de fé dos pais for apenas nominal ou insincera, a aplicação do batismo à criança não terá nenhum valor abençoador, antes, pelo contrário, poderá ter um caráter condenatório. o maior problema de batismo de crianças não é sua veracidade, mas, diz respeito ao ensino e à pregação da palavra de Deus. Se os pais não cuidam de sua própria fé, certamente não cuidarão da fé dos filhos, abrindo-lhes as portas para um cristianismo apenas nominal, ou para a incredulidade e rebeldia contra Deus.
III - O Compromisso dos Pais:
1- Educar seus filhos na crença em Deus, conforme o ensino Bíblico.

2- Ensiná-los a ler a Bíblia, ler para eles e com eles. Orar por eles e com eles, servindo-lhes de
     modelos e bons exemplos na fé e piedade cristã.

3-      Levá-los à Igreja assiduamente, para que aprendam o temor a Deus, o amor e o respeito para com as coisas de Deus.

Conclusão:
O batismo de crianças tem implicações para os pais, a igreja e os próprios filhos.
Pais: a fé dos pais crentes(I Co 7.14). Portanto, sua fé é fonte de bençãos para os filhos estabelecendo o vínculo deles com a igreja.

Igreja: ela tem o compromisso indissolúvel de auxiliar os pais, dando exemplo de fé e vida para os filhos dos outros.

Filhos: pelo batismo são inclusos na família de Deus. O batismo lhes servirá sempre de incentivo para a prática do bem e para a concretização de sua confissão de fé; e de obstáculo para a prática do mal.
 ----------------------------------

[1] Charles Hodge, O Batismo Cristão, CEP.
[2] Louis Berkhoff. Teologia Sistemática, TELL, p.748.
[3] Ludgero Braga. Manual de Catecúmenos, CEP, p. 120.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.