Pular para o conteúdo principal

A Bíblia e As Finanças (1 Crônicas 29.11,12)


A BÍBLIA E AS FINANÇAS (1 Crônicas 29.11,12)

Quando o assunto é finanças o ensino bíblico é muito claro: Ou servimos a Deus ou servimos às riquezas. A forma como lidamos com o dinheiro é um indicativo fundamental para aquilatar o calibre de nossa consagração a Deus. A maneira como vemos a Deus, determina a forma como vivemos e administramos nossa renda. Por isso, precisamos nos conscientizar do papel de Deus em três áreas: domínio, senhorio e provisão.

            1º) Deus DOMINA todas as coisas. As Escrituras Sagradas afirmam com clareza que Deus é o único dono de tudo. (Sl 24.1).  Ele é o dono de toda a terra (Lv 25.23) das riquezas (Ag 2.8) e também dos animais: (Sl 50.10). Deus criou todas as coisas e jamais transferiu a posse de Sua criação às pessoas (Cl 1.17).  Deus tem tanto domínio quanto poder. Até os inimigos de Deus se mostram submissos a Ele, pela grandeza do seu poder (Sl 66.3). Cumpre-nos reconhecer essa verdade, pois Cristo é o Senhor de nosso dinheiro e posses (Lc 14.33).

2º) Deus tem o CONTROLE de tudo que ocorre na terra (Sl 135.6). Ninguém é capaz de resistir à sua mão (Dn 4.35). Até mesmo a circunstância que parece devastadora, é conduzida por Deus, em direção a um bem maior nas vidas de seu povo (Rm 8.28). O Senhor permite circunstâncias difíceis por três razões: a) Para realizar seus propósitos (Gn 45.5,8). b) Para desenvolver nosso caráter (Rm 5.3-4). c) Para disciplinar seus filhos (Hb 12.6,10-11). Nós fomos libertos por Deus a fim de servi-lo e não fomos de Deus para fazermos o que bem entendermos.

3º) Deus prometeu dar PROVISÃO a todas as nossas necessidades (Mt 6.33). Em Gênesis 22.14, Deus é chamado de “Jehovah-Jireh,” que significa “o Senhor proverá.” Deus sustentou a multidão de seu povo no deserto, com o maná, por quarenta anos (Dt 8). Ele também, através de Jesus, seu Filho, alimentou mais de cinco mil pessoas com apenas cinco pães e dois peixes (Jo 6).

            Em 1 Timóteo 6.8 lemos que nossas necessidades são alimento, roupa e abrigo, ou seja, elementos básicos da vida. Coisas que deverão fazer com que vivamos contentes. Em Filipenses 4.19, lemos: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”. A promessa da provisão divina diz respeito a necessidades e não a desejos, vontades, sonhos ou caprichos. Todavia, como Deus é bom, a Bíblia dá testemunho de que sua providência muitas vezes vai além da mera provisão cotidiana (Pv 3.9,10).

Cristo nos disse que já havia preparado lugar para nós junto ao Pai para toda a eternidade (Jo 14.1-3), portanto, temos que interpretar nosso tempo na terra como provisório e passageiro e olhar para nós mesmos como peregrinos e estrangeiros (1 Pe 2.11). Ele cuida de pássaros e flores, cuidará também de nós. Nosso maior investimento deve ser no tesouro da vida eterna e nunca nos tesouros passageiros do nosso século!

            Conhecer a Deus como Senhor do Universo é mais que simplesmente saber que é assim. Tudo o que somos e temos precisa se curvar em reconhecimento de seu governo soberano e honrá-lo comprometidamente (Pv 3.9,10). A mente humana é incapaz de compreender o poder do Senhor. Ele criou, sustenta, ordena e coordena tudo pela força de seu poder (Is 40.26). Ele é o Senhor das nações (Is 40. 15, 17, 21-24) e também é Senhor dos indivíduos (Sl 139:3,4,16) esquadrinhando o seu andar, repousar e caminhar.

          Deus criou e mantém o mundo; tem o controle de todas as circunstâncias e provê cada uma de nossas necessidades. Ser gratos e honrar a Deus devem ser nossas atitudes; organizar nossas finanças por esses princípios deve ser nossa ação prioritária; viver para o reino e dos princípios do reino devem ser o nosso testemunho cotidiano. Deus nos abençoe. 

                                                                                                                  Com amor, Pr. Helio.


Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.