Pular para o conteúdo principal

Quatro Fatores Decisivos Para a Implantação da Igreja Presbiteriana do Brasil em Goiás

Igreja Presbiteriana de Piracanjuba - 100 anos

Quatro Fatores Decisivos Para a Implantação
da Igreja Presbiteriana do Brasil em Goiás

Nesse mês comemoram-se os 100 anos da implantação definitiva da IPB em Goiás. O Presbitério de Minas Gerais iniciou um trabalho evangelístico em Pouso Alto (Piracanjuba) em 10/1914 o qual foi consolidado pela liderança do Rev. Teodomiro Emerich quando assumiu o campo de Araguari-MG em 1915. Avaliando a nossa história, é possível apontar quatro fatores históricos fundamentais para a chegada e definitiva implantação da IPB em nosso estado:

1º) O trabalho dos colportores bíblicos no século XIX. 
Eles viajavam por todo o território nacional vendendo e distribuindo as Escrituras de fazenda em fazenda, de casa em casa, batendo de porta em porta. A história de um senhor que havia adquirido as escrituras no Rio de Janeiro, mudando-se para Paracatu-MG e depois para Santa Luzia de Goias, atraiu a atenção do Rev. John Boyle que encontrou essa família em 1884, fundando a igreja de Santa Luzia (No cisma de 1903 ficou com a IPI, deixando Goiás sem trabalho presbiteriano por 11 anos). Os missionários seguiram os rastros luminosos das conversões produzidas pela simples leitura das escrituras em muitas localidades.

2º) O Ministério do Rev. John Boyle. 
Ele veio a Goiás e visitou várias localidades em 1884, 1886 e pela última vez em 1888, quando por três meses pregou em várias cidades Goianas. Nessa última viagem trocou conversa com o Bispo de Goiás. “_ O protestantismo não pegava em Goiás”. Boyle respondeu: “_ Pegou no Rio e em São Paulo; está pegando em todo lugar; vai pegar em Goiás também”.

3º) A Aprovação do Plano Brasil em 1917. 
Esse plano determinava a saída dos missionários americanos dos presbitérios já consolidados da IPB, permitindo às Missões presbiterianas atuantes no Brasil, dedicarem-se com mais atenção ao trabalho no interior do Brasil. Foi assim que as Missões puderam fixar sua atenção em Goiás.

4º) O Trabalho das Missões Brasil Central e Oeste do Brasil. 
A Missão Brasil Central plantou igrejas em quase todo sudoeste goiano, destacando-se as igrejas de Rio Verde e Jataí. A Missão Oeste do Brasil assumiu o campo de Goiás em 1924, inclusive Piracanjuba e plantou a Primeira Igreja de Goiânia; e continuou seguindo em direção ao norte pelo leito recém aberto da BR 153, destacando-se as igrejas de Anápolis, Ceres, Rialma, Uruaçu, Porangatu, alcançando  também o estado do Tocantins. Além dessas foram importantes as igrejas de Uruana, Waldelândia (que não existe mais) e Goianésia.

Alguns nomes precisam ser mencionados nessa trajetória: Revs. Teodomiro Emerich e Alberto Zanon (Presbitério de Minas), Ashman Clarke Salley, Donaldo F. Schroeder (MBC), David Lee Willianson, Jaime Woodson, Reichardt Taylor e Robert Kamenisch, Etelberto Gartrell (MOB); O incansável evangelista Waldemar Rose (MOB); A Missionária Martha Little (MOB) e o saudoso Rev. Aristeu de Oliveira Pires (PANA).


As instituições mais importantes da IPB nessa região são: O Hospital Gordon (Rio Verde); o IPE (Goiânia), o ISG (Jataí) e a Escola Presbiteriana de Porangatu.
Com amor, Pr. Hélio (16/10/2014).

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.