Pular para o conteúdo principal

04 = 2 Coríntios 2.12 a 3.3 = O Segredo de Uma Vida Vitoriosa







Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO
04 = 2 Coríntios 2.12-3.3 – O Segredo de Uma Vida Vitoriosa.               27/08/2014.

Grupo de Estudo do Centro – Agosto a Dezembro/2014
Liderança: Pr. Hélio O. Silva e Sem. Adair Batista.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentários Expositivos Hagnos – 2 Coríntios – Hernandes Dias Lopes, Hagnos, p.53-72.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Introdução:
Paulo foi acusado por alguns coríntios de ser um apóstolo sem credencial. Essa acusação denegria seu caráter, sua apostolicidade e o seu ministério. Três fatos precisam ficar claros:
1º) Paulo era um pregador comprometido com o Evangelho (v.12a).
2º) Deus é quem abre as portas para o evangelho (v.12b).
3º) O pregador está sujeito a grandes angústias no ministério (v.13).
         
       Aqui Paulo abre uma grande seção de digressão para tratar da doutrina da nova aliança e das marcas de uma vida cristã autêntica e vitoriosa segundo o prisma do verdadeiro evangelho. O Pr. Hernandes usa como base o livro de Ray Stedman, "A Dinâmica da Vida Autêntica" (Cresça-SEPAL - 1975).

1.     Otimismo Indestrutível (2.14a).
a) Cristianismo não é estoicismo, pois não se rende resignado diante de um destino implacável nem suporta os sofrimentos heroicamente como se isso fosse inevitável.

b) O Cristianismo não é masoquismo, pois não cultua o sofrimento como se fosse a mais nobres das virtudes humanas, mas glorifica a Deus diante de todos os obstáculos ciente de que tudo está nas suas mãos soberanas.
Josafá (2 Cr 20.1-22), Jó (Jó 1.21) e Paulo e Silas (At 16.19-34) são exemplos claros da confiança e gratidão a Deus diante de momentos muito difíceis para eles.

2.     Sucesso Constante (2.14b).
“Cristo sempre nos conduz no curso de seu triunfo”. Deus é um grande conquistador e nós engrossamos as fileiras do seu glorioso cortejo triunfal.
a) É Deus quem nos conduz em triunfo (v.14b).

b) É por meio de Cristo que somos conduzidos em triunfo (v.14b). Não existe nenhum tipo de triunfo à parte de Cristo.

c) É constante o triunfo que temos em Cristo (v.14b). “Sempre”.

3.     Impacto Inesquecível (2.14c-16).
O perfume de Cristo é manifestado por toda parte por meio de nós!
a) O pregador espalha a fragrância do conhecimento de Deus (v.14c).

b) O pregador é o bom perfume de Cristo (v.15)
®   A identificação do perfume é uma pessoa.
®   O conceito do perfume é que ele é bom.
1º. O bom perfume é precioso.
2º. O bom perfume influencia sem alarde.
3º. O bom perfume atrai as pessoas.
4º. O bom perfume torna o ambiente mais agradável.
®   O efeito do perfume é perceptível nos que são salvos e nos que se perdem. Somos o bom perfume de Cristo tanto para os que são salvos por intermédio da pregação quanto somos o bom perfume para os que rejeitam o evangelho.
c) O pregador é agente de vida ou de morte.

4.     Integridade Irrefutável (2.17).
Os falsos apóstolos pregam um falso evangelho, com um falso comissionamento e com uma falsa motivação.
a) Como não se deve pregar o evangelho (v.17a).
Qual o sentido de mercadejar?
®   Lugar com um negócio.
®   Misturar a fim de enganar (Is 1.22).
®   Adulterar.

b) Como se deve pregar o evangelho (v.17b).
®   A mensagem procede de Deus.
®   O método é falar em Cristo perante Deus.
®   A motivação é a sinceridade (Significa “examinar algo à luz do sol”).

5.     Realidade Inegociável (3.1-3).
Eles acusavam Paulo de ser um impostor. Paulo se defende nos versos 1 a 3. Os falsos apóstolos apresentavam cartas de apresentação; as cartas de apresentação de Paulo era a vida transformada de cada membro da igreja transformada pelo Evangelho.

a) A verdade escrita no coração é amais legível mensagem de Deus (v.2,3). A vida de cada crente é uma espécie de tradução do evangelho (p.70).

b) A verdade escrita no coração é amais duradoura mensagem de Deus (v.3). Escrita pelo Espírito Santo é algo espiritual e eterno e não como tinta comum, que é material e perecível.

c) A verdade escrita no coração é a mensagem mais convincente de Deus. (v.2). Uma vida transformada pelo Evangelho é um argumento irresistível, irrefutável e irrevogável a favor da verdade.

d) A verdade escrita no coração é a mensagem mais profunda de Deus (v.3). a Lei é um mandamento externo, mas a graça é um princípio interno. A Lei foi escrita fora de nós, mas a graça foi escrita em nós.

Aplicações:
   1.     Quem é suficiente para essas coisas? Ninguém é, toda a nossa suficiência vem de Deus (cap. 3.5).
   
   2.     Toda a vida cristã é centralizada na nossa relação com Cristo e a partir de Cristo. 


Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.