Pular para o conteúdo principal

01 = 2 Coríntios 1.1-4 = Consolados Para Consolar Outros


Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO
Grupo de Estudo do S. Bueno 1 – Agosto a Dezembro/2014
Liderança: Pr. Hélio O. Silva e Presb. Adevenir Portes.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
01 = 2 Coríntios 1.1-4 – Introduçção à Epístola: Consolados Para Consolar Outros.  06/08/2014.
Comentários Expositivos Hagnos – 2 Coríntios – Hernandes Dias Lopes, Hagnos, p.11-22.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Introdução: Essa é a carta mais pessoal e mais autobiográfica de Paulo. Ela nos permite sondar os sentimentos mais íntimos do apóstolo sobre si mesmo, o seu ministério e seu relacionamento com as igrejas que fundava e nutria.

Local e data da epístola:
Paulo escreveu essa carta da província da Macedônia (2.13; 7.5; 9.2). por volta do segundo semestre de 56 d.C. no decurso de sua 3ª viagem missionária logo após receber um relatório otimista de Tito sobre a situação da igreja de Corinto. Paulo havia feito uma segunda visita a Corinto, conhecida como “visita dolorosa” entre a escrita de 1ª e 2ª Coríntios (2 Co 12.14; 13.12).

O Conteúdo da Carta:
         O motivo da carta era quádruplo: (1) Tratar do perdão e restauração do membro incestuoso que tumultuava a congregação e possivelmente liderava a oposição a Paulo em Corinto (2.6-11); (2) Falar das aflições por que passava em seu ministério (4.7-12; 6.4-10; 11.23-28); (3) O levantamento da oferta aos pobres da Judéia; (4) apresentar uma sólida defesa do seu apostolado diante dos falsos apóstolos (cap. 10 e 11).
         A palavra chave da epístola é “consolo”, por meio o qual o sofrimento, a fraqueza e a derrota são transformados em júbilo, força e triunfo. O verbo consolar aparece 18x e a palavra consolação 11x.

1.     Uma Saudação aos irmãos (v.1,2).
   a)    Paulo se apresenta como representante de Deus.
Ele é apóstolo (enviado) pelo próprio Deus com autoridade dada por Ele a Paulo. As credenciais do apostolado consistiam em ser testemunha ocular da ressurreição de Cristo (1 Co 9.1) e a realização, pelo poder de Deus, de sinais e prodígios com persistência (2 Co 12.12).

   b)    Paulo demonstra convicção do seu chamado.
A base do apostolado de Paulo era vontade de Deus; não sua experiência pessoal, nem a indicação de homens. Paulo argumenta da mesma maneira em Gálatas 2.

   c)     Paulo se dirige à igreja que pertence a Deus.
A igreja um único dono absoluto, ela pertence somente a Deus. A igreja é o ajuntamento do povo de Deus para a adoração, louvor, comunhão e serviço. Ela está em Corinto como uma expressão local, mas está em toda parte onde o povo de Deus está. Nesse sentido ela é transcultural, interdenominacional e universal. Ela é formada por pessoas santas, no sentido de que, são os crentes chamados e perdoados por Deus para ser sua possessão especial.

   d)    Paulo roga as bênçãos mais excelentes sobre à Igreja.
Graça e paz sintetizam a essência da salvação. A graça é a causa da salvação e a paz o seu resultado. Não há graça sem paz e não há paz sem a graça. Não há nem graça e nem paz fora do Pai e do Filho. A graça é o favor imerecido de Deus e a paz é a benção da reconciliação entre nós e Deus.

2.     Uma Exaltação a Deus (v.3,4).
Paulo inicia a carta enfatizando a pessoa e obra de Deus em nosso favor como mais importantes que manter o foco nos problemas e dificuldades. Ele destaca três verdades sobre Deus que precisamos ficar atentos:
   a)    Deus deve ser exaltado por quem Ele é.
®   Deus é a fonte de todas as bênçãos (Ef 1.3; 1 Pd 1.3).
®   Deus é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.
Cristo é o seu Filho em eternidade e Cristo é a expressão exata do seu ser.
®   Deus é o Pai de misericórdias.
Misericórdia é um atributo comunicável de Deus pelo qual ele não nos dá o castigo que merecemos, mas derrama sobre nós o favor que não merecemos. Suas misericórdias são a causa de não sermos consumidos (Lm 3.22). Elas são ricas (Sl 5.7; 69.16) ternas (Tg 5.11) grande (Nm 14.19) e dispensada a nós em multidão (Sl 51.1).
®   Deus é o Deus de toda consolação.
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente em toda tribulação (Sl 46).

   b)    Deus deve ser exaltado pelo que faz por nós.
Ele nos conforta em toda tribulação de forma contínua e ininterrupta. São repetidas e não terão interrupção. Não quer dizer que Deus nos livra do desconforto sempre que ele aparece, mas que Deus nos dá ferramentas, treinamento e orientações para suportarmos vitoriosamente os problemas da vida. Tribulação significa no texto “um peso esmagador” apontando para o fato real de que provas jamais são fáceis, mas que por intermédio delas, Deus nos burila e molda nosso caráter. Nas provações aprendemos a depender verdadeiramente da providência divina e a confiar mais no nosso provedor do que na providência em si.
   
   c)     Deus deve ser exaltado pelo que faz por meio de nós.
Somos consolados para sermos consoladores. Deus os abençoa para sermos benção na vida dos outros. As angústias pelas quais passamos são pedagógicas, pois Deus não desperdiça o sofrimento na vida de seus filhos redimidos.

Aplicações:
   1.     Em tempos de sofrimento tendemos a pensar somente em nós e nos esquecemos dos outros e nos tornamos cisternas em vez de sermos canais de benção para os outros.

   2.     Quem é consolado por Deus pode consolar outros em “qualquer” situação.

   3.     Não sejamos murmuradores durante a tribulação, mas procuremos entender o momento e a sermos gratos em todo tempo.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.