Pular para o conteúdo principal

04 = 1 Timóteo 1.18-20 - Timóteo e o Bom Combate


------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO
04 = 1 Timóteo 1.18-20 – Timóteo e o Bom Combate.      28/08/2013
Grupo de Estudo do Centro – Agosto a Dezembro/2013
Liderança: Pr. Hélio O. Silva e Sem. Adair Batista.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Mensagem de 1 Timóteo – A Vida na Igreja Local – John R. W. Stott, ABU, p.53-55.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Introdução:
O parágrafo que compreende os versos 3-20 nos apresentam três dos quatro grupos de líderes presentes na igreja de Éfeso: Os falsos mestres, Paulo e Timóteo. Mais adiante Paulo introduzirá a geração que deve ser preparada por Timóteo e que diz respeito diretamente a nós.
Agora é a vez de Timóteo. Ele é exortado a combater o bom combate em favor da fé cristã. Compete a Timóteo escolher a quem seguir: Paulo e o verdadeiro evangelho ou os falsos mestres e suas e sua perigosa má influência sobre as igrejas. Nenhum líder cristão pode permanecer neutro diante do falso ensino. “Tanto agora como naquela época, a verdade exige que nos posicionemos” (p.53).

  1. A motivação para o bom combate (v.18)
Primeiro Paulo procura motivar Timóteo a ficar firme. Usa dois argumentos, um pessoal e outro institucional.
a)      A relação com o apóstolo = Meu filho.
Paulo o chama de “meu filho”. No verso 2 já o chamara de “verdadeiro filho na fé”, deixando claro que seu relacionamento com Timóteo está alicerçado na fé que procede do evangelho.

b)     As profecias a seu respeito.
Paulo não nos dá o conteúdo dessas profecias Enem quem as proferiu, mas deixa a entender que ocorreram por ocasião de sua ordenação ministerial (4.14). Nessa ocasião, ele foi separado solenemente para o ministério, recebendo dons e autorização para exercê-los a serviço da igreja. A intenção de Paulo é deixar claro a Timóteo que tanto a sua vocação quanto a sua permanência no ministério não aconteceram no vazio, mas foram marcados pela ação sobrenatural de Deus com a participação pública da igreja. Essas profecias tornaram pública a sua vocação.

  1. Combatendo o Bom combate (v.19).
 a)      É necessário cumprir o dever.
Este dever (parangelia = dever, instrução, mandamento) é repassado a Timóteo acompanhado de instruções a fim de que fique seguro e aja com segurança em favor do evangelho. A vocação ministerial não é fruto de uma decisão íntima e pessoal, mas envolve a ação divina e a participação da igreja. Não existe ministério particular do tipo “meu ministério”; o ministério é uma realidade plural no sentido de que a sua responsabilidade é tripartida entre o obreiro, Deus e a igreja! Todavia, tendo recebido o ministério de Deus com o reconhecimento da igreja, não há mais como se desviar dele.

b)     O bom combate.
O bom combate só será bem combatido se Timóteo estiver firmado nas profecias das quais foi alvo, pois foram elas que confirmaram a sua vocação ministerial. O combate é a guerra em si, com todas as suas características assustadoras e perigosas. Entretanto, o que caracteriza o bom combate é a natureza da vocação e o alvo do combate: Lutamos pelo evangelho contra a secularidade que ofusca e prende as pessoas na escravidão do pecado e na escuridão das ideias! Lutamos contra satanás e seu mundo espiritual do mal. Lutamos contra a nossa própria pecaminosidade e corrupção morais. O ensino falso nas igrejas é um grande aliado desses inimigos da fé, pois camufla a corrupção humana com uma roupagem de piedade.

c)      Mantendo a fé.
Os dois gerúndios a seguir respondem como deve ser o bom combate. A fé e a boa consciência devem ser mantidas. “Manter” significa “ter” ou “abraçar”. O abraço é uma das expressões de intimidade e proximidade. Fé e boa consciência devem ser mantidas juntas, uma ao lado da outra.
A fé tem o sentido objetivo de “evangelho”, algo que foi recebido e deve permanecer inalterado.

d)     Mantendo a boa consciência.
A “boa consciência” diz respeito ao lado subjetivo da fé. A consciência é o nosso juiz interno que determina o nosso julgamento e comportamento quanto ao certo e o errado. Ela precisa ser boa, para não ser contaminada pela corrupção do falso ensino. Uma consciência má é a porta aberta para a corrupção moral e a prática daquilo que não agrada a Deus.

  1. Os que rejeitaram a boa consciência naufragaram na fé.
 a)      O que significa rejeitar a boa consciência?
Quem rejeita um naufraga no outro. A palavra rejeitar aponta para algo muito pior que um mero descuido, aponta para uma decisão moral ruim e má de expulsar de si algo que é bom.
Na escritura crença e comportamento, convicção e consciência, o que é intelectual e o que é moral andam sempre juntos. Quem quiser fazer a vontade de Deus, conhecerá a doutrina (Jo 7.17).
A recusa em ver essa relação entre a fé e a consciência tem sido a causa de inúmeros naufrágios espirituais.

b)     Himineu e Alexandre estão entre os que naufragaram.
Eles tinham sido fiéis no passado, mas em razão uma obstinada desobediência às exigências morais do evangelho, desviaram-se da verdade e arruinaram o seu ministério. Muitas vezes os ministérios pastorais fracassam pela via moral, nem sempre pela via intelectual.
®    Foram entregues a Satanás.
Entregar a Satanás é uma alusão à excomunhão (1 Co 5.5,13). Ao contrário do que muitos pensam, a disciplina eclesiástica é cura para o faltoso arrependido e parede contra a permanência do falso ensino na igreja.
®    Para que aprendam a não blasfemar.
O objetivo da disciplina é acabar com a blasfêmia no corpo de Cristo. A frase traz em si uma possibilidade de restauração para aqueles que aceitarem a disciplina e mudarem seu comportamento.

Aplicações:

  1. Nunca se calar diante do ensino falso dentro da igreja. Posicionar-se a favor do evangelho de forma clara e objetiva.
  2. Ser cuidadosos com a pureza do evangelho e da vida pessoal.
  3. Equipar-se para o combate (Ef 6.10-18 – a armadura de Deus e a oração).

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.