Pular para o conteúdo principal

03 = 1 Timóteo 1.12-17 - O Apóstolo e o Evangelho


---------------------------------------------------------------
Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO
03 = 1 Timóteo 1.12-17 – O Apóstolo Paulo e o Evangelho.        (21/08/2013).
Grupo de Estudo do Centro – Agosto a Dezembro/2013
Liderança: Pr. Hélio O. Silva e Sem. Adair Batista.
----------------------------------------------------------------
A Mensagem de1 Timóteo – A Vida na Igreja Local – John R. W. Stott, ABU, p.47-52.
-----------------------------------------------------------------

Introdução:
O evangelho é motivo de louvor na vida de todos os que por ele foram alcançados. Há duas exclamações de louvor de Paulo nesse texto referentes ao evangelho (v.12 e 17). A gratidão é o fundamento de todo o nosso serviço ministerial cristão. Essa é a relação que devemos ter e fazer com o evangelho e nós: Gratidão. Ele não vê o evangelho como um fardo pesado (encargo – v.11), mas o maior motivo de sua gratidão a Deus.
Pelo que Paulo agradece?

1.    gratidão pelo chamado a evangelho (v.12-14)

a)   O motivo da gratidão é o evangelho.
®  Deu-me forças.
Esse fortalecimento é moral e não físico. É interno, não externo. Sem esse fortalecimento não há como cumprir o nosso encargo do evangelho (v.11).

®  Considerou-me fiel.
A fidelidade de Paulo não é a base de seu chamamento, mas é fruto exatamente desse chamamento e do fortalecimento interior mencionado acima.

®  Designou-me para o ministério.
Há aqui uma referência à sua conversão, quando Deus lhe deu o apostolado aos gentios. Ministério é diaconia, serviço. O ministério cristão nos é dado para servirmos aos demais e nunca o contrário.

b)   O evangelho muda a herança do passado.
O evangelho não somente muda as nossas vidas, muda também a nossa história, marcando-a com um divisor de águas na nossa história pessoal. Paulo aponta três características negativas de seu caráter antes de conhecer o evangelho e dá ruas razões porque era assim. A nossa gratidão pelo evangelho fundamenta-se naquilo que ganhamos e do que fomos libertos por ele.
®  Blasfemo = ele falava mal de Cristo e tentava forçar os discípulos a fazerem o mesmo.
®  Perseguidor = Em Gálatas 1.13, Paulo qualifica essa perseguição como violenta. Seu objetivo era destruí-la.
®  Insolente = O insolente tem satisfação em maltratar e humilhar as pessoas; o insolente é aberta e declaradamente hostil.
®  Ignorância e incredulidade = Ele não entendia e não cria no evangelho, por isso fazia tudo isso contra os cristãos.
  
2.    O cerne do evangelho é a salvação dos pecadores (v.14-16).

a)   Um evangelho que transborda de graça!
Misericórdia (v.13) e graça (v.14) estão sempre juntas na nossa salvação. Deus não dá o castigo que merecemos e dá de graça a salvação que jamais mereceríamos. A graça transborda como um rio na época da cheia carregando tudo que tem pela frente.

b)   Uma palavra fiel e digna de inteira aceitação.
Paulo emprega essa mesma expressão por cinco vezes nas cartas pastorais (1.15; 3.1; 4.9; 2 Tm 2.11; Tt 3.8) e reflete a fidedignidade do conteúdo das escrituras e a necessidade que temos de recebê-la e aceitá-la por inteiro.
A afirmação de Paulo resume o conteúdo do Evangelho.
1º. O conteúdo do evangelho é verdadeiro e digno de inteira aceitação. Não é nem especulativo nem fantasioso.
2º. A aceitação do evangelho deve ser universal – Ele é verdade para todos.
3º. A essência do evangelho é a vinda de Cristo para salvar os pecadores.
4º. A aplicação do evangelho é pessoal.

c)    Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores.
A vinda de Cristo não foi um evento sociopolítico, mas uma ação sobrenatural de Deus no mundo para tratar com o pecado e a separação que ele causa entre Deus e os homens.

d)   Paulo, o pior os pecadores.
Embora a proclamação do evangelho seja geral, a sua aplicação é bem específica. Paulo considera a si mesmo como o pior dos pecadores.

e)    A grandeza da misericórdia e da paciência divinas.
Por que o pior pode ser alcançado e perdoado pelo evangelho, porque a fonte da salvação é a misericórdia divina e não os méritos humanos e seus feitos. O evangelho procede do caráter bondoso de Deus, pois o evangelho é de Deus, pertence a ele e não às comodidades dos homens.
O que deve sustentar nosso fervor evangelístico? A experiência pessoal que temos com a misericórdia, a graça e a paciência divinas.
É por isso que a palavra conclusiva de Paulo é de louvor a Deus, pois sabe de onde veio antes de conhecer a graça do evangelho. 

3.    Louvor ao Deus desse evangelho (v.17).
São cinco expressões de louvor a Deus:
a)   Rei eterno.
Deus é rei e governa eternamente. O reino jamais passará de sua mão.

b)   Deus único.
Além de eterno, Deus é único, ou seja, ele é singular em seu ser. Nenhum deus nomeado entre os homens o iguala e nem muito mesmo supera.

c)    Imortal e invisível.
Não morre e não pode ser visto sem a sua permissão (Deus é Espírito – Jo 4.24). Os homens tentam trocar a sua glória imortal por similaridades criadas por eles mesmos.

d)   A ele honra e glória para sempre.
Honra é respeito e a glória é o brilho exterior de seu ser interior. A glória de Deus nos é revelada principalmente na criação, nos seus feitos exclusivos e principalmente salvíficos.

Aplicações:
1.    Sejamos gratos pelo evangelho.
2.    Recordemos o caminho da mudança de nossas vidas realizada pelo evangelho a fim de testemunharmos a graça de Deus.
3.    Misericórdia, graça e paciência de Deus são a base de um fervor evangelístico saudável.

4.    Embora não podemos nem definir nem compreender a Deus completamente, ele deseja e se agrada que lhe ofereçamos nossa gratidão e nosso louvor.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.