Pular para o conteúdo principal

Populares e Perigosas!


Populares e Perigosas!

          Junho e Julho são meses de festas religiosas populares em Goiás. Celebram-se as de Santo Antônio dia 13/06; São João dia 24/06 e São Pedro dia 29/06. Dia 1º/07 acontece a Festa do Divino Pai Eterno em Trindade. As comemorações são mais comerciais que religiosas. O tom religioso é idólatra, pois nada é para Deus, mas para os santos e para os bolsos dos comerciantes.

Ainda tem as quadrilhas; os chapéus de palha; as barbichas feitas de carvão e as tranças; o casamento na roça; a noivinha e o pai com a espingarda. Tudo é muito divertido e colorido com bandeirolas; fogueira; quitandas, doces regionais e balão.

As escolas públicas e privadas também aderem ao espírito do momento e organizam quadrilhas para as crianças se divertirem; não para prestigiar os santos, até porque não podem fazer isso, porque a escola é laica, e, por lei, não pode ter cunho religioso. Tudo igualzinho aos adultos, só que ao estilo “ultrajovem”.

Muitos pais cristãos, pressionados pelos insistentes pedidos de seus filhos, enviam-nos para as tais “inocentes” quadrilhas. A desculpa apresentada é que todos os coleguinhas vão; não pega bem não participar, é apenas uma manifestação cultural; não vai acontecer nada; é só uma festinha escolar inocente! Etc, etc.

É tudo um grande equívoco! Por três razões óbvias:

1ª) De onde vêm essas festas e quadrilhas? Elas vêm do sincretismo religioso do catolicismo romano com as culturas pagãs e secularizadas, mas não das ordenanças das escrituras. Deus nos revelou suas festas sagradas no Antigo e no Novo Testamento, nenhuma delas envolvidas em crendices populares.

2ª) Para qual delas há uma aprovação bíblica? Nenhuma! Lendo Juízes, Reis e Crônicas vemos que o povo de Israel se afastava da Aliança exatamente seguindo os costumes dos povos ao seu redor; depois reerguiam os postes-idolos outrora derrubados achando tudo aquilo muito normal.

3ª) Em que contribuem para a edificação do caráter cristão nossos e de nossos filhos? Elas ensinam crendices sobre casamento; e idolatram homens! Elas inspiram a idolatria popular; elas imitam o espírito do mundo e não o de Deus. Elas fomentam a estripulia e não a formação do caráter.

 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas... Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam”. (1Co 6.12; 10.23 ARA).

Populares sim, todavia muito perigosas! É uma cultura que elas estão ensinando aos nossos filhos, e não é cristã. E como já dizia John Stott em seu comentário do Sermão do Monte: No Evangelho, Cristo nos apresenta os princípios da contra-cultura cristã que nos ensinam a agradar a Deus em primeiro lugar e não ao mundo.

Discernimento, perseverança e firmeza são o de que precisamos. Basta povo de Deus, basta!

Com amor, Pr. Hélio.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.