Pular para o conteúdo principal

Igreja Presbiteriana do Brasil - 153 anos!


Igreja Presbiteriana do Brasil - 153 anos!
               Rev. Hélio O. Silva
1ª I. P. GoiâniaGO
12/08/2012

Ashbell G. Simonton
                [1] O Fundador do presbiterianismo no Brasil foi o Rev. Ashbel Green Simonton (1833-1867). No breve período em que viveu no Brasil, Simonton, auxiliado por alguns colegas, fundou o primeiro periódico evangélico do país (Imprensa Evangélica, 1864), criou o Presbitério do Rio de Janeiro (1865), organizou um seminário (1867) e fundou uma escola paroquial (1867). O Rev. Ashbel Simonton morreu vitimado pela febre amarela aos 34 anos, em 1867.
                

[2] Os principais colaboradores de Simonton naquele período foram seu cunhado Alexander L. Blackford, que em 1865 organizou as Igrejas de São Paulo e Brotas-SP; Francis J. C. Schneider, que trabalhou entre os imigrantes alemães em Rio Claro-SP, lecionou no seminário do Rio e foi missionário na Bahia; e George W. Chamberlain, grande evangelista, operoso pastor da Igreja de São Paulo e fundador da Escola Americana (Mackenzie).

 [3] Poucas igrejas foram organizadas nesse período (Lorena-SP, Borda da Mata (Pouso Alegre-MG) e Sorocaba-SP). O homem que mais contribuiu para a criação dessas e outras igrejas foi o notável Rev. José Manoel da Conceição (1822-1873), um ex-padre, que se tornou o primeiro brasileiro a ser ordenado ministro do evangelho (16/12/1865). Conceição visitou a pé incansavelmente dezenas de vilas e cidades no interior de São Paulo, Vale do Paraíba e sul de Minas, pregando o evangelho da graça.

[4] A partir de 1881, o Rev. John Boyle se embrenhou no interior norte de São Paulo e sul de Minas e estabeleceu o que veio a ser os primórdios da Missão Presbiteriana. Boyle viajou mais de 300 quilômetros distribuindo Bíblias até a região da longínqua Uberaba (MG), descobrindo cerca de 50 cidades grandes e vilas. Essas viagens pioneiras de Boyle propiciaram o estabelecimento do presbiterianismo em toda a nação brasileira
Em1888, Boyle fez uma longa viagem por Goiás, passando por Santa Luzia de Goiás (Luziânia), Catalão, Caldas (Caldas Novas), Morrinhos, Formosa, Jaraguá, Entre Rios, Curralinhos e Goiás, a capital da província. No ano seguinte ele abriu a terceira estação missionária da igreja do Sul , que abrangia os estados de Minas e Goiás. Era seu desejo evangelizar também o vale do Rio Tocantins, aonde não chegou a ir.

 [5] A partir de 1926, a Missão Oeste do Brasil assume o campo de Goiás, estabelecendo a Igreja de Araguari-MG como campo central. Partindo de Araguari, até 1957, o campo de Goiás se expandiria, seguindo os trilhos da estrada de ferro, para as cidades de Anápolis (1927), Goiandira, Pires do Rio, Cachoeira, Ipameri, Catalão e finalmente em Goiânia em 1935 com a fundação da Primeira Igreja (organizada em 05/1948).

         [6] Estatística atualizada da IPB:
1996 = 374.809 membros em 1.744 igrejas e 1.574 pontos de pregação.[1]
2005 (estimativa) = 458.909 membros. 4.160 igrejas e congregações.
2009 (estimativa) = 844.793 membros. 4.264 igrejas/ 3879 congregações/ 2.471 pontos de pregação. Nos últimos sete anos a IPB praticamente dobrou seu tamanho!
          
      Atualmente 70% das igrejas jurisdicionadas enviam contribuições ao SC/IPB, sendo a região que mais envia o Sudeste e depois, o Centro-Oeste, nossa região. Goiás é o 7º colocado em envio de recursos à denominação. 
       
       Só no primeiro semestre de 2012 a IPB comemora:[3]
1. A tradução completa da Bíblia na língua Tiriyó (norte do Pará) após 50 anos de espera (a 4ª tradução completa – Caiuá/Terena/Tikuna e Tiriyó).
2. 76 irmãos novos batizados em Niakhar, no Senegal.
3. Inauguração da 1ª Igreja presbiteriana na Cidade do Panamá.
4.     Tradução completa do livro de Rute para 13 tribos diferentes reunidas num curso de tradução bíblica no Mato Grosso.
5.     Plantação de uma nova igreja Presbiteriana em La Reina, em Santiago, no Chile.
6.     Um grupo de brasileiros passou um mês em Guiné Bissau, trabalhando na construção da nova escola de Tabanka Serração.
7.     Inauguração da Fundação Presbiteriana Albanesa, na cidade de Tirana, capital da Albânia. Sede da Igreja Presbiteriana e centro de ministração de vários cursos de auxílio à população albanesa.
8.     A igreja Presbiteriana de Sevilha (Espanha) comemorou 6 anos de fundação, sendo referencial do amor de Deus nessa cidade.
9.     Nos últimos 6 meses foram recebidos mais 64 novos membros por profissão de fé e batismo em Epicolândia-AC; 32 em Rio Largo-AL; 40 em Nova Monte Verde-MT; 89 em Colniza-MT (campo assumido pelo Rev. Adérico – formado no SPBC-Goiânia).
     Há muito pelo que comemorar e também interceder. Essa é a IPB, sua igreja, você faz parte dessa história!


[1] Estatística IPB 1888 a 1996.
[2] Relatório Anual Tesouraria SC/IPB 2011, p.5.
[3] Carta de Oração da APMT/JMN datada de Julho de 2012.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.