Pular para o conteúdo principal

01 = 2 Pedro 1.1,2 = Fé Preciosa (Série - Fortalecendo a Fé dos Cristãos)



Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO
Grupo de Estudo do Centro – 2 Pedro: Fortalecendo a Fé dos Cristãos
Liderança: Pr. Hélio O. Silva e Sem. Rogério Bernardes.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
01 = 2 Pedro 1.1,2 – Fé Preciosa.                                                           1º/08/2012
2 Pedro – Sermões Expositivos – D.Martin Lloyd-Jones,PES, p. 9-22.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Introdução:
O mundo acabava de emergir da 2ª Guerra Mundial e o Dr. Lloyd-Jones expõe essa epístola buscando consolar e exortar a igreja a firmar-se na verdade para vencer as dificuldades e lutas que os cristãos deveriam enfrentar na reconstrução do mundo.

O propósito dessa exposição de 2 Pedro é mostrar a importância e a praticidade de três componentes que fortalecem a nossa fé: 
(1) O combate aos falsos mestres; 
(2) a firme crença na inspiração e autoridade das escrituras; 
(3) a esperança confiante em meio às tribulações nas promessas de Deus.  
O tema dessa carta é: Fortalecendo a Fé dos Cristãos.

(Contexto) O cenário da epístola: A carta foi escrita para um grupo de cristãos asiáticos confrontados por dificuldades e problemas externos (oposição à fé; perseguições; tribulações, dificuldades sociais) e internos (falsos mestres e suas heresias; a incredulidade na promessa da 2ª vinda). O propósito das duas cartas é triplo: Confortar, encorajar e fortalecer essas pessoas.

O mundo é um lugar marcado por dificuldades. Olhando a história do ponto de vista espiritual, o mundo não mudou nada em sua essência. Por exemplo: O modo de fazer guerras mudou, mas as guerras continuam acontecendo do pelos mesmos motivos. O divórcio continua pressionando as famílias, a cobiça pelo dinheiro e conforto continua endividando as famílias e as nações. As crises e escândalos políticos continuam expondo a vaidade e cobiça humanas por poder. A incredulidade se aproveita das diversas adversidades por que passamos de forma insidiosa e insinuante (cansaço e doença; privações e tristeza; instabilidades sociais e políticas). 

Tudo isso leva a desânimo. Por isso os cristãos precisam se certificar de sua posição em Cristo ara não sucumbir diante dos obstáculos em si e daqueles que fomentam essas coisas só para nos ver naufragar. Uma das palavras chaves dessa epístola para o fortalecimento desse fundamento é a “lembrança e recordar” (1.12,13,15; 3.1,2). Por mais maduros que sejamos na fé, sempre há necessidade de recordar o que já foi aprendido. “A igreja é a portadora da mensagem de salvação; e se a própria igreja estiver sem vida, insegura ou infeliz, como poderá realizar o seu trabalho?” (p.12).

Nada devemos esperar do mundo a não ser pecado, porque jaz no maligno (I Jo 5.19), mas, se a igreja fraqueja na incerteza como poderá confrontar o mundo? Uma igreja viva tem um impacto poderoso e extraordinário sobre o mundo! Por isso Pedro deseja fortalecer os cristãos exortando-os a “fazer cada vez mais firme a sua vocação e eleição” (1.10).

I.         OS CRISTÃOS PRECISAM ESTAR ABSOLUTAMENTE CERTOS DAQUILO EM QUE CREEM.
O grande problema da igreja sempre foi não firmar-se no seu fundamento. O grande erro dos movimentos ecumênicos tem sido tentar criar uma unidade visível para a igreja sem ter uma base de verdade doutrinária sólida para defender.

a)      Há somente uma fé.
Pedro escreve para cristãos de maioria gentílica e enfatiza a unicidade da fé cristã. A fé verdadeira é a mesma para todas as classes e grupos de pessoas sem distinção. Deus não faz acepção de pessoas (At 10.34). A fé elimina todas as divisões e distinções artificiais, todos os antecedentes se tornam irrelevantes e todas as paredes de separação são derrubadas, pois fomos feitos um em Cristo (p.15). Há uma só fé “igualmente preciosa”.

b)     A fé única e verdadeira é a dos apóstolos (“vocês-conosco”).
O erro do nosso tempo é crer que tempos em mudança exigem uma igreja mudada, um evangelho modificado. O alicerce da igreja e sua pregação é a fé dos apóstolos (Ef 2.20). Apesar de todo progresso tecnológico e avanços em todos os campos das pesquisas científicas, no que diz respeito aos problemas sociais em como evitar que os homens matem uns aos outros não houve avanço algum. À parte da fé apostólica e bíblica não há fé nenhuma. Nessa fé os cristãos verdadeiros estão todos juntos e são iguais. O evangelho é um só e o passar dos anos não o afeta.

c)      Que evangelho é esse?
O evangelho é Jesus Cristo, fé depositada “na” e “pela” justiça de Jesus Cristo. Surgem muitos movimentos religiosos que pregam a crença em Deus, mas que nada dizem a respeito de Jesus Cristo e a cruz. O judeu e o muçulmanismo falam de uma fé depositada diretamente em Deus, mas só o cristianismo ensina que o modo correto de chegarmos a Deus é mediante a fé em Cristo e na sua justiça. Uma fé geral em Deus como criador e como Pai, mas sem a fé na ação do mediador não é cristianismo. Pedro salienta que a justiça que nos é dada em Cristo é o único meio para justificar o pecador e torná-lo reto e justo diante de Deus.

Sempre após as grandes catástrofes (guerras mundiais, tsunamis, terremotos) há um despertamento do senso religioso e da necessidade de voltar-se para Deus, mas os homens jamais conseguirão salvar a si mesmos. Pedro deixa claro que Cristo é o único meio aceitável por Deus. Em Cristo, Deus deu o devido tratamento ao pecado da humanidade, punindo o pecado e justificando o pecador (p.19). O que nos torna aceitáveis diante de Deus? A justiça que Deus nos dá em Cristo! Diante de Deus não temos justiça própria, somente a de Cristo.

d)     Essa fé é preciosa.
A palavra “preciosa” aparece 4x nos escritos de Pedro (1 Pe 1.7; 2.4,6; 2 Pe 1.1). A fé é algo de valor altíssimo; algo pelo que estamos dispostos a pagar qualquer preço. Assim como a saúde é valiosa para nós, a fé é muito mais. Por que a fé é preciosa? (1) Ela é a fé que justifica, que nos livra da culpa. (2) Ela é a fé que santifica, que nos limpa da corrupção. (3) Ela é a fé que glorifica, que nos coloca na presença de Deus inculpáveis para vivermos eternamente com ele (1 Jo 3.2). (4) Ela é a fé da vocação divina, pela ação regeneradora e renovadora do Espírito Santo em nossas vidas (Tt 3.5). (5) Ela é a fé da filiação, pois Deus nos fez ser seus filhos adotivos por meio de Cristo.

De forma subjetiva, essa fé nos leva à paz interior, com Deus e com os homens. Este é o fundamento de nossa fé preciosa, tudo o Cristo fez e continua fazendo por nós e em nós.

O Dr. Lloyd-Jones não tratou do verso 2 em sua exposição mas indicou na p.13, a sua relação com o tema proposto que poderia ficar assim:
II.      Os cristãos devem aumentar e fazer crescer a sua fé Sobre esse alicerce.
(a)   Graça e paz sejam multiplicadas.
Pedro começa e termina a carta com esse tema (3.18). Devemos perseverar nessa fé até o fim (Hb 3.14). Para crescermos nessa fé preciosa contamos com a graça, o favor de Deus que não merecemos e a paz, que é fruto direto da justificação (Rm 5.1).
(b)   Pelo conhecimento de Deus e de Jesus Cristo.
Cresceremos em graça e paz por intermédio do conhecimento contínuo de Deus (Ef 3.14-21).

Aplicações:
1)      Essa fé nos traz paz nas tribulações e força para vencer o desânimo..
2)      Não precisamos mudar a mensagem para sermos relevantes e cumprirmos a vontade de Deus, precisamos reavaliarmos nossas vidas e aceitar o evangelho, suas reivindicações, mandamentos e promessas.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.