Pular para o conteúdo principal

João Calvino e A Música na Igreja


Helio O. Silva = 22/06/2012
João Calvino e a Música na Igreja

É dentro do longo capítulo sobre a oração que Calvino trata do uso apropriado da música cantada na igreja (Institutas, Livro III, cap. XX.31,32). Isso quer dizer que para Calvino, as músicas são as nossas orações cantadas a Deus, como são os Salmos nas Escrituras.

Calvino, seguindo de perto o pensamento de Agostinho de Hipona, afirma que o canto no culto não é somente “um ornamento que dá maior graça e dignidade aos mistérios que celebramos, senão que também serve muito para incitar os corações e inflamá-los em maior afeto e fervor para orar”. Para ele, nossos corações devem se guardar de estarem mais atentos à melodia que ao sentido espiritual das palavras cantadas. E conclui seu pensamento dizendo que “usado com moderação, não há dúvida que o canto é uma instituição muito útil e santa”.

Portanto é errado concluir que Calvino não gostava de música na igreja. Ele era contra o uso que os papistas faziam dela, pois eram feitas somente para o “deleite dos ouvidos” e tirava a atenção das Escrituras.
Calvino mesmo compôs um pequeno saltério com 13 hinos e salmos em 1539, para sua congregação de refugiados em Estrasburgo e contratou posteriormente a Louis Burgeois (importante compositor da época) para ir a Genebra com um duplo propósito: Escrever a música para o novo saltério, e ensinar música na escola de gramática. Além dele, faziam parte dos compositores de Genebra: Clément Marot, Theodore de Beza e Claude Goudimel. 

Os pressupostos básicos de Calvino eram: 
(1) Que a música (melodia) deveria ser composta para a letra e não o oposto. De preferência a Igreja deveria cantar a Palavra, por isso sua predileção pela metrificação dos salmos. 
(2) Que a música conduzisse a congregação a uma verdadeira adoração
(3) Que a música fosse simples. Todos cantavam em uníssono e todos cantavam a mesma música.
Calvino não fazia uso da música coral por causa dos abusos do catolicismo. As peças dos corais eram compostas em língua que o povo não entendia (latim) e eram muito complexas para a participação da congregação, além do que, muitas das vezes sua letra não era sacra, mas secular. Seu objetivo era mais impressionar que santificar. Todavia, 50 anos após a morte de Calvino, com o surgimento de compositores calvinistas de maior calibre o coral e a música instrumental retornaram aos templos das igrejas reformadas. 

A intenção de Calvino era primeiro purificar a Igreja do abuso e depois ensinar uma adoração musical mais comprometida e submissa às Escrituras, uma vez que para Calvino, a música ser apenas bonita ou combinada com palavras religiosas não contribuiria necessariamente para a adoração. Ele cria que não nos reunimos para o entretenimento, mas para o proveito espiritual. A música no culto é serva de elementos essenciais, tais como a pregação da Palavra, as orações e a ministração dos sacramentos. 

            Segundo alguns pesquisadores (Bruinsma e Faustini), Calvino cria ainda que (4) A música deveria ser alegre e com um ritmo vigoroso
Alegre e vigoroso não quer dizer libertino e barulhento! Martin Bucer observou certa vez como era agradável ver a congregação de refugiados pastoreada por Calvino em Estrasburgo cantar. Os salmos metrificados de Genebra foram exportados para a Escócia e Inglaterra, onde a rainha Elizabeth os chamava de “geneva jiggs”; chegando ao Brasil através do casal Kalley em 1861, com a publicação do Hinário Salmos e Hinos

            Os Puritanos desenvolveram no século XVII o chamado Princípio Regulador do Culto, com o qual insistiam que somente aquilo que era ensinado claramente nas Escrituras ou dela fosse claramente depreendido, poderia ser praticado nos cultos cristãos. Isso valia para a doutrina, para a liturgia e para a música. 

            Conclui-se que os calvinistas apreciam uma boa música, seja sacra ou secular, mas desde que essa música seja um reflexo verdadeiro e apropriado do ensino das Escrituras, jamais depondo contra ela, jamais subvertendo seus princípios inspirados por Deus e, especialmente, jamais obstruindo a santidade de nossa conduta e adoração.
----------------------
Bibliografia
Juan Calvino, Instituicion de La Religión Cristiana, Livro III.20.32, p.702. / João Faustini, “Calvino e a Música”, Caderno de Estandarte, A Reforma Protestante, p.38-41. / Henry Bruinsma, “Juan Calvino y la Musica Cristiana”, Reforma Siglo 21, vol. 3, nº 3, Novembro de 2001, p.24-25. / Thea B, van Halsema, João Calvino Era Assim, p.?

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.