Pular para o conteúdo principal

07 = Sinais Falsos dos Verdadeiros Afetos Religiosos (Sinais 5 a 7)

http://mundohumor.wordpress.com/2008/04/09/cara-de-piedade-iii/

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO
Grupo de Estudo do Centro – Uma Fé Mais Forte Que As Emoções
Liderança: Pr. Hélio O. Silva e Sem. Rogério Bernardes.
------------------------------------------------------------------------------------
Exposição 07 = Sinais Falsos dos Verdadeiros Afetos Religiosos (2) 21/09/2011
Uma Fé Mais Forte Que As Emoções – Jonathan Edwards (p. 80-93)

-----------------------------------------------------------------------------------

Existem sinais que são citados como evidência de uma experiência real da ação do Espírito, mas que não constituem em evidências suficientes para a comprovação de que essas experiências são verdadeiras e duradouras:
1. A intensidade dos afetos religiosos não é evidência de que sejam verdadeiros.
2. Afetos físicos não é evidência dos verdadeiros afetos religiosos.
3. Fluência e fervor ao falar não são evidência dos afetos verdadeiros.
4. Emoções impostas não são evidências de afetos verdadeiros.

Nesse estudo são apresentados mais quatro sinais que não negam, mas que também não comprovam uma ação genuína e permanente do Espírito Santo na criação de afetos espirituais amadurecidos.

5. A Citação de Textos Bíblicos.
O fato de se lembrar um texto bíblico no momento da experiência para fundamentá-la ou para evocá-la num testemunho público não prova seguramente que os afetos da graça estejam presentes. As reações emocionais diante das escrituras não caracterizam uma real mudança de vida perante Deus. Emoções de alegria, esperança, prazer ou qualquer sentimento agradável não influenciam na salvação. Uma vez que as escrituras, como palavra de Deus são inerrantes (estão sempre certas) as experiências que provoca são sempre certas. Versículos bíblicos podem surgir na memória simplesmente como fruto de emoções e nada mais. O alvo das escrituras não é provocar emoções, mas mudanças na vida do cristão. Essa afirmação não exclui as emoções da vida cristã, simplesmente as coloca na perspectiva correta.
Há ampla evidência de que o diabo pode torcer textos da palavra a fim de alcançar seus objetivos malignos. Ele pode usar textos bíblicos para confortar o pecador diante de dúvidas verdadeiras ou para produzir alegrias falsas que desviam a atenção daquilo que é realmente necessário fazer. Ele tentou fazer isso com Cristo na tentação (Mt 4; Lc 4). A escritura também nos alerta dos falsos mestres fazendo a mesma coisa (II Pe 3.16 = II Tm 3.1-5; I Jo 2).
A parábola do semeador mostra que a semente que caiu em terreno pedregoso germinou ao receber a palavra com alegria, mas não sobreviveu (Mt 13). A diferença entre o solo bom e o pedregoso é a provação, porque a alegria inicial desvaneceu diante dela.

6. Exibição de Amor Não é Evidência dos Afetos Religiosos.
O amor é a principal virtude cristã, e por isso mesmo é foco de imitação falsa e enganosa por parte do coração corrompido dos homens e pela ação de satanás. Tanto satanás quanto o coração humano pecador são habilidosos e sutis em construir imitações do verdadeiro a fim de alcançar objetivos egoístas.
É claro nas escrituras a possibilidade de se ter um amor religioso sem a presença da graça salvadora nele (Mt 24.12,13). Aqueles cujo amor não durar até o fim não serão salvos. Multidões seguiram a Cristo a ponto de passarem fome e ficar sem dormir, e depois o traíram pedindo sua crucificação. Paulo deseja a graça de Cristo àqueles que têm um amor incorruptível (Ef 6.24) porque muitos podem nutrir por Cristo um amor que não é puro nem espiritual. O amor forte inicial pode dar em nada no final (Gl 4.11,15).

7. Muitos Tipos de Afetos Religiosos Não são Evidência Suficiente.
A hipocrisia é uma marca fatal na falsa religião, pois simula várias afeições cristãs a fim de galgar status e aplausos. Faraó, Saul, Acabe e Israel no deserto são exemplos inquestionáveis desse fato (Ex 9.27; I Sm 24.16,17; 26.21; I Rs 21.27; Nm 14.39,40). Havia temor de Deus entre os samaritanos, mas associado ao temor a falsos deuses (II Rs 17.32,33). Os inimigos de Deus muitas vezes demonstram reverência para com o seu nome, mas não o adoram como o seu Deus (Sl 66.3). Muitos que ouviram a João Batista e a Cristo o faziam de boa mente e até maravilhadas, porém sem o temor que os conduziria à salvação (Jo 5.35; Mt 13.20). Jeú serviu aos propósitos de Deus, mas nunca lhe rendeu o seu coração (I Rs 10.16); Paulo antes de sua conversão tinha zelo sem entendimento por Deus (Gl 1.14; Fp 3.6).

Conclusão parcial:
Devemos ficar atentos ao que vemos e ao que ouvimos como testemunhos da graça de Deus. Muito pode ser simples desejo de receber atenção ou pura manifestação hipócrita de uma fé falsa que vive por alcançar interesses pessoais tirando proveito da atenção de outros.

Por outro, não devemos ser apressados demais em nossos julgamentos, pois podemos cometer injustiças e falar mal daquilo que é bom e que o tempo mostrará o seu valor.
Todavia, o nosso critério sempre será a instrução bíblica, por isso ela deve habitar com riqueza em nosso coração, para que nas mãos do Espírito e sob a sua direção na nossa alma, possamos agir com prudência e de forma santa com os outros; seja aprovando a obra de Deus, seja rejeitando aquilo que não vem de Deus.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.