Pular para o conteúdo principal

Aula 22 = O Poder do Pecado (II)


Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO
Classe de Doutrina II – Quem é o Homem Para Que Dele Te Lembres?
Professores: Pr. Hélio O. Silva e Presb. Baltazar M. Morais Jr.
------------------------------------------------------------------------------------
Aula 22 = O Poder do Pecado (II) (18/09/2011).
-----------------------------------------------------------------------------------


Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto de suas ações” (Jeremias 17.9,10)

Na aula anterior vimos que o pecado que habita em nós é uma lei como a lei da gravidade, que nos permeia e perpassa, e que embora já tenha sido quebrado por Cristo como o aguilhão da morte (I Co 15.55,56) ainda assim é um inimigo perigoso para nós.
É preciso reconhecer que o pecado é:

1. Um morador inoportuno dentro de nós (Rm 7.21).
Se ele fosse como um visitante ou como um exército que ataca e depois recua, poderíamos ter descanso. Mas ele mora dentro de nós e conhece todos os cômodos da casa! Onde estivermos ele estará.

2. Como nosso inimigo, ele não guarda domingo e nem tira férias.
Ele estará presente nas nossas melhores obras e nas piores também. Paulo diz que o percebia exatamente quando estava pronto para fazer o bem. Ele não é apenas um morador permanente, mas também um intrometido miserável. Desejar ler as escrituras; separar tempo para a oração; fazer uma oferta generosa; ouvir um sermão atentamente; visitar um irmão ou ainda resistir á tentação. Lá estará ele tentando nos distrair ou impedir nossas boas ações. O desejo da carne é que não façamos a vontade do Espírito, mas a sua! (Gl 5.17,18).

3. Ele faz o seu trabalho sujo com muita persistência e facilidade, pois nos assedia constantemente (Hb 12.1).
Uma vez que habita em nós, tem livre acesso e tempo para nos assediar. Todas as nossas ações positivas serão contraditadas por ele.

A CASA MAL ASSOMBRADA.
Nosso coração é habitado por um fantasma.
a) O coração é um labirinto que só Deus pode decifrar (Jr 17.9,10).
Não conhecemos o nosso coração de forma completa. Só Deus pode “esquadrinhar”, tirar as medidas corretas do nosso coração usando um esquadro; pesquisar miudamente, entender profundamente.

b) O coração é enganoso (Jr 17.9).
O coração é tão complicado quanto insondável (“mais do que todas as coisas” – Jr 17.9). Nosso coração não apenas peca, ele também engana, mente; trapaceia para obter os prazeres transitórios do pecado.

c) O coração é instável e inconsistente.
Sua corrupção o contamina ao ponto do desespero. Paulo chama isso de “concupiscência” em Gálatas 5.16; um desejo incontrolável, insaciável. Sua corrupção o leva a desejar e ter prazer no pecado (Jó 15.16); o coração sem Cristo está cheio de maldade e desvarios (Ec 9.3). Sua corrupção é uma doença gravíssima que só Deus pode tratar de forma apropriada e que cura.
É preciso guardar bem o coração porque dele procedem as fontes da vida (Pv 4.23) e contaminado é fonte de todas as nossas maldades (Mt 15.19) de onde do mau tesouro se tira o mal (Lc 6.45).

DEVEMOS CRUCIFICAR A CARNE V.24:
Carne e Espírito são princípios atuantes e opostos dentro de nós. O propósito básico da habitação do Espírito em nós é derrotar a carne e suas paixões.

a) Porque pertencemos a Cristo.
Ao sermos comprados pelo sangue de Cristo, e sermos selados com o Espírito Santo (Ef 1.13,14) trocamos de lealdade. A escravidão da carne se tornou na liberdade da submissão ao salvador. “Porque vós sois dele, em Cristo Jesus” (I Co 1.30).

b) Crucificar a carne significa rejeitar a velha natureza pecaminosa. (Cl 3.5ss; Ef 4.17ss)
A figura da crucificação deixa clara a visão de que a substituição das obras da carne pelo fruto do Espírito será um processo difícil e doloroso e não tão simples como desejaríamos. Não é apenas declarar, profetizar ou decretar a morte da carne; é lutar contra ela até que ela morra!
Nos tempos de Paulo, a crucificação era aplicada como pena de morte aos piores criminosos. Quem era condenado à crucificação sabia que tinha um caminho só de ida para percorrer. Carregar a cruz (Lc 9; Mc 8.34) é a figura usada por Jesus para significar a vida de arrependimento, que é vivida dia-a-dia. Assim a crucificação da carne, como processo de substituição, se dá nas lutas do dia-a-dia de cada cristão.

Essa rejeição da carne:
 É uma tarefa nossa.
A crucificação da carne não é uma coisa feita a nós, mas por nós. Nós é que crucificamos a carne. A linguagem de Paulo aqui não tem a mesma aplicação de Rm 6.6 ou Gálatas 2.20, onde nós fomos crucificados com Cristo legalmente. Paulo não está dizendo que devemos morrer, mas que devemos “matar”.

 É uma tarefa impiedosa.
Impiedosa, não no sentido religioso do termo, mas militar. A crucificação não era uma forma agradável de morrer. Poderia levar dias e até semanas, mas a morte era certa. O costume de quebrar as pernas dos crucificados era uma forma de apressar o processo.
Citação: John Stott diz: “A carne não é algo respeitável que deva ser tratado com cortesia e deferência. Mas uma coisa tão maligna que nada mais merece a não ser a crucificação”. A carne é nossa inimiga, seu fim é a pena de morte; declarada e aplicada.

 É uma tarefa dolorosa.
Quem morria crucificado, morria debaixo de intensa dor, pois a Crucificação podia se estender por vários dias. Dessa forma fica mais fácil entender a linguagem de Hebreus 12.4: “na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue”.

 É uma tarefa decisiva.
Embora a morte por crucificação fosse lenta, era uma morte certa. A morte não era súbita, porém gradual. Não havia volta, era o fim. Quando Cristo se tornou o nosso Senhor e o Espírito veio habitar em nós a carne foi crucificada.
Note o tempo do verbo “crucificaram”; Staurôsan (staurwsan) é um aoristo indicativo ativo, indicando “uma ação completa no passado”.
Citação: “Quando vamos a Jesus Cristo arrependemo-nos. “Crucificamos” tudo que sabemos que está errado” (Stott). O arrependimento da conversão é tão decisivo quanto uma crucificação. John Stott argumenta ainda que: “se pecados insistentes persistentemente nos perseguem, ou é porque não nos arrependemos verdadeiramente, ou é porque, tendo-nos arrependido, não permanecemos em nosso arrependimento”, e tentamos retirar a nossa carne da sua cruz.

c) Com as suas paixões e concupiscências.
A carne não é crucificada sozinha, mas acompanhada de seus produtos, de suas obras. Donald Guthrie afirma que o antagonismo entre as obras da carne e o fruto do Espírito só pode ser resolvido por uma atitude drástica como a crucificação.

-------------------
Bibliografia: Kris Lundgaard, O Mal Que Habita Em Mim, ECC, p.17-20./ Russel P. Shedd, O Mundo, A Carne e o Diabo, Vida Nova, 49-83. / John Stott, A Mensagem de Gálatas, ABU, p. 137,138. / Donald Guthrie, Gálatas, Introdução e Comentário, Vida Nova, p. 181. / Fritz Rienecker e Cleon Rogers, Chave Lingüística do Novo Testamento Grego, Vida Nova, p.383.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.