Pular para o conteúdo principal

Aula 21 = O Poder do Pecado (I)


Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO
Classe de Doutrina II – Quem é o Homem Para Que Dele Te Lembres?
Professores: Pr. Hélio O. Silva e Presb. Baltazar M. Morais Jr.
-----------------------------------------------------------------------------------
Aula 21 = O Poder do Pecado (I) (11/09/2011).
-----------------------------------------------------------------------------------

Nós pecamos e dizemos que não vamos pecar mais; e no dia seguinte pecamos outra vez com uma rebeldia ainda maior!
Por que isso é assim?
Creio que poderíamos relembrar o que Kris Lundgaard nos disse em seu livro O Mal Que Habita Em Mim, logo no primeiro capítulo:

1. O fato de o pecado habitar em nós é uma lei (Rm 7.21).
Não como uma lei de trânsito ou um dos preceitos dos 10 Mandamentos como “Honrar pai e mãe” ou “Não matarás”. Mas o pecado é como a lei da gravidade. Não é uma lei de preceito, mas uma lei que nos rodeia e permeia o tempo todo e que tem a força de nos obrigar a fazer a sua vontade. Faça o que quiser a gravidade sempre estará ai. Nesse sentido, toda necessidade e inclinação em nós é uma lei. A fome é uma lei; o sono é uma lei; a sede é uma lei; a atração sexual é uma lei. Todos nos impelem numa determinada direção. O pecado é uma lei desse tipo (uma necessidade ou uma inclinação) dentro de nós que está sempre tentando a satisfazer desejos e caprichos seus. Ele nos atrai e seduz; ele nos ameaça e pune; ele nos maltrata e até nos mata se não fizermos sua vontade.
Cristo derrubou o seu domínio; enfraqueceu o seu poder; matou suas raízes de modo que a morte eterna foi arrancada de nós, mas até a sua volta, o pecado continua colocando suas mãos em nossa garganta.

2. Essa lei está dentro de nós.
Essa lei está dentro de nós lutando e resistindo à ação do Espírito Santo, guerreando contra ele a cada momento (Gl 5.16), sempre tentando abrir a porta para ação do mundo e do diabo em nossas vidas, além de dar vazão às suas próprias cobiças e crimes. Paulo pergunta: “Quem me livrará” dessa lei interna e maligna? A Bíblia chama essa lei de “Carne”

 O que é a Carne?
• Não é a carne física - criada por Deus.
• Não é a carne como descendência ou relacionamento.
A carne é a natureza humana pecaminosa de cada um de nós; aquela inclinação para o pecado dentro de nós que nos faz ser sujeitos às tentações e quedas.
Tem uma conotação ativa - é inimiga da presença de Deus em nós. (1) Está sempre se auto justificando, “cobrindo o mau cheiro dos pecados com o desodorante das desculpas” (Russel P. Shedd). Tem prazer nas falhas dos irmãos para se fazer sobressair. (2) Sempre buscando a independência, o individualismo e a presunção, fazendo-se superior e auto-suficiente. (3) Sempre fugindo da culpa, lançando-a sobre os outros, fugindo de confessar os pecados a Deus. (4) Sempre se rebelando contra Deus. Somos carnais, vendidos à escravidão do pecado (Rm. 7.14). (5) Ela é uma lei nos nossos membros que nos escraviza (Rm 7.20). Como a Lei da gravidade (Kris Lundgaard).
A carne é corrupta e sujeita à podridão (Gl. 6.8 - quem semear para a carne - colherá corrupção). Ela é um princípio de oposição a Deus dentro de nós.

 A Carne Busca a Satisfação de Seus Desejos V. 16
a) Satisfação: Satisfazer é completar o desejo, cumprir, atender a finalidades. Ela jamais se satisfaz, quer sempre mais.
b) Concupiscências - Desejos fortes - Aquilo que você quer demais ao ponto de ficar desesperado (paixão) desejos da vaidade dos olhos (I Jo 2.16).

 A Carne Milita Contra o Espírito V. 17:
Os desejos da carne se opõem aos desejos do Espírito.
a) Eles são opostos. A palavra tem o sentido de uma guerra de trincheiras. São inimigos declarados. Uma guerra de trincheiras é uma estratégia para ver quem resiste mais tempo.
b) A guerra - “militam”. Mesma palavra para concupiscência. “A carne deseja fortemente contra o Espírito (kata- para baixo). A idéia é de suprimir, subjugar e apagar o Espírito.

 Sempre que a nossa natureza pecaminosa reina, o Espírito está sendo apagado.
Como podemos perceber isso? Quando temos:
1) Maior alegria nas obras da carne do que no fruto do Espírito.
2) Relaxo no trato com os pecados. Não querer confessá-los logo.
3) Desânimo para com a oração e o estudo da Bíblia.
4) Insatisfação quanto às coisas de Deus. Não ter desejo de freqüentar a igreja. Fugir do serviço cristão. Vergonha em testemunhar (etc).
Satisfazer a carne é perder-se em desejos, visto que a carne não quer o nosso querer verdadeiro.
Em Mateus 13.20,21 - A semente que caiu em terreno rochoso, não cresceu, porque não suportou angústia e perseguição. A carne não deseja o sofrimento. Quantos não são aqueles que se enveredaram para o mundo outra vez, após terem descoberto que ser cristão é mais difícil do que imaginavam. Que tinham de viver para Deus e não mais para si mesmos! (II Co 5.14). Que a liberdade que Deus dá não é liberdade para fazer o que quiser (II Co 3.18).

3.Essa lei pecaminosa se manifesta até mesmo em nossos melhores momentos.
O próprio apóstolo João nos diz que “se dissermos que não temos cometido pecado” (I Jo 1.10) fazemos a Deus mentiroso, porque ele diz em sua palavra que somos todos, sem exceção, pecadores na sua presença.

4. Essa lei nunca descansa.
Ela faz guerra contra o Espírito todos os dias no nosso presente (Gl 5.16-18).

-------------------
Bibliografia: Kris Lundgaard, O Mal Que Habita Em Mim, ECC, p.17-20./ Russel P. Shedd, O Mundo, A Carne e o Diabo, Vida Nova, 49-83.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.