Pular para o conteúdo principal

Aula 18 = A MORTE

(Adão, Eva e a Morte - Lívia Sally Freitas Silva - Junho/2011 - UFGO)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO
Classe de Doutrina II – Quem é o Homem Para Que Dele Te Lembres?
Professores: Pr. Hélio O. Silva e Presb. Baltazar M. Morais Jr.
------------------------------------------------------------------------------------
Aula 18 = A MORTE (14/08/2011).
------------------------------------------------------------------------------------

1. O Conceito Bíblico de Morte
Antes de tudo, é necessário entender a idéia de morte. Morte não é extinção, não é aniquilamento, nem cessação de existência, mas separação.
O homem foi criado imortal. Quando ele pecou, ele não deixou de ser imortal, se por imortalidade entendemos a existência continuada, mas ele morreu, isto é, ele ficou separado de si mesmo e de Deus.

2. A Causa Judicial da Morte
"A morte é o salário do pecado" (Rm 6.23). “A alma que pecar, essa morrerá” (Ez 18.4).
A morte é o resultado óbvio do pecado, mas não é o resultado natural do pecado do homem, nem podemos crer que o homem morreria de qualquer maneira. A morte não é parte da natureza humana. O homem não foi criado no estado de morte e nem para a morte. O homem foi criado para viver com Deus, glorificando-o como seu criador e gozando alegria nele.
A doutrina pelagiana afirma que o homem morreria de qualquer forma. Mesmo que o homem não houvesse pecado, a morte já fazia parte da criação. Para eles a morte é o seguimento natural na vida do ser humano não tem nada a ver com a punição do pecado. Eles separam o conceito de morte física e morte espiritual, no entanto, essa separação não está nas escrituras. Uma é conseqüência da outra e ambas não foram programadas para ser a experiência natural da vida humana.
Alguns discípulos de Barth diriam que o problema da morte está vinculado ao fato do homem ser finito. O pecado apenas complica o problema da finitude do homem.
Os Calvinistas, contudo, entendem que a morte é uma imposição penal de Deus sobre o homem pecador. A morte é algo passivo. Não escolhemos morrer, simplesmente morremos. É algo que sofremos, uma execução com base na violação da lei estabelecida.
Desde os primeiros concílio regionais da igreja Cristã se tem defendido que a morte é castigo, não natural à existência humana original. Num dos Concílios de Cartago, foi dito: "Se alguém disser que Adão foi criado mortal de tal forma que ele teria morrido no corpo se tivesse pecado ou não, seja anátema." Portanto, não podemos aceitar a morte como natural, mas como uma imposição judicial de Deus por causa do pecado.
Lutero foi veemente na sua idéia da causa da morte: "A morte dos seres humanos é, portanto, diferente da morte dos animais. Este morrem por causa da lei da natureza. Nem é a morte do homem um evento que ocorre acidentalmente ou que tenha meramente um aspecto de temporalidade. Ao contrário, a morte do homem, se assim posso falar, foi ameaçada por Deus e é causada por um Deus encolerizado e estranho. Se Adão não houvesse comido da árvore proibida, ele teria permanecido imortal. Mas porque ele pecou pela desobediência, ele sucumbe à morte como os animais que estão sujeitos a ele. Originalmente, a morte não foi parte de sua natureza. Ele morre porque provoca a ira de Deus. A morte é, em seu caso, a consequência merecida inevitável de seu pecado e desobediência."
A morte do homem, portanto, tem conexão com a justiça divina. Não somente é uma trajédia, mas uma penalidade, uma imposição judicial da qual nenhum pecador foge. Em Apocalipse, a morte como penalidade divina sobre o pecado é chamada de “segunda morte” (Ap 2.11; 20.6,14; 21.8).

3. A Morte e o Evangelho de Cristo.
As boas novas segundo o Novo Testamento são que Cristo, que era impecável, e que por isso não precisava morrer, experimentou a morte em nosso lugar (substitutiva, vicária) e a nosso favor (propiciatória, expiatória) a fim de pagar o preço da culpa de nossos pecados (remição, redenção). A sua morte foi um sacrifício pelos nossos pecados visando livrar-nos da morte e da sua punição (Fp 2.7; I Co 5.7; Gl 1.3-5; II Co 5.21; I Pd 3.18). Ele morreu por nós (Mc 10.45; Rm 5.6; I Ts 5.10; Hb 2.9), venceu a morte e o diabo, possuindo poder sobre eles (Hb 2.14,15). Cristo é aquele que possui as chaves da morte (Ap. 1.17,18).
Cristo quebrou o poder da morte sobre os seus seguidores. Cristo e seus discípulos foram unidos pelo sacrifico da cruz de tal modo que depois da cruz, os que são de Cristo crucificaram a carne e seus apetites (Gl 5.24) sendo separado a partir de então do mundo e não mais de Deus, pelo qual se tronaram filhos adotivos em Cristo. Ao livrar-nos da morte, Cristo passou a viver em nós por meio de seu Espírito Santo (Gl 2.20; Cl 3.3).
Por isso, os que se entregam a Cristo passam da morte para a vida (Jo 5.24) e nunca verão a morte verdadeira (Jo 8.51,52). Quem crê em Cristo, ainda que morra viverá (Jo 11.25,26) e jamais experimentará a segunda morte (Ap.20.14).
Os cristãos continuam sendo mortais. Os q morrem, “morrem em Cristo” (I Ts 4.16) ou adormecem (Jo 11.11-14; At 7.60; I Co 7.39; 15.6,18,20,51; I Ts 4.13-15). Embora a morte física ainda esteja presente, seu ferrão foi quebrado na ressurreição de Cristo, de modo que ela não pode mais nos separar de Cristo. O contrário é o que acontece, a morte nos aproxima ainda mais de Cristo, porque quem morre passa a estar com o Senhor imediatamente (Rm 8.38,39; II Co 5.1-10; Fp 1.20,21). No último dia, quando Cristo voltar, ele ressuscitará a todos que lhe pertencem pela fé, para uma vida transformada a fim de vivermos com ele na eternidade (I Co 15.20; Cl 1.12).

4. O último inimigo ( I Co 15.25,26)
Não é Satanás, mas a morte. Satanás não tem domínio sobre a vida e a morte, mas somente Deus o tem. A morte de Adão foi decretada por Deus quando ele pecou contra o mandamento de Deus. Ela foi uma punição de Deus, não de Satanás.
No fim, Deus a tirará, pois ela foi vencida pela ressurreição de Cristo. A morte perderá finalmente o seu cruel aguilhão (v.54,55). Ela perderá o seu poder, ele será destruído. Ela foi derrotada na cruz de Cristo (Hb 2.15); texto que fala do pavor da morte, o qual Cristo também venceu.
A morte será a última conseqüência do pecado a ser retirada do mundo. Essa promessa da vitória pessoal de cada cristão sobre a morte descansa sobre a vitória de Cristo na cruz.

Aplicações:
1. A morte física é o último inimigo a ser derrotado por nós.
2. A morte não é o fim.
3. A morte para o cristão deixou de ser punição e foi transformada em repouso (cessação de fadigas).
4. Podemos enfrentar a morte e o luto com esperança. Podemos oferecer consolo aos que sofrem por causa de pessoas queridas que morreram.
5. Devemos viver todos os nossos dias antes da morte na presença de Deus e para a glória de Deus.
6. Cristo vem nos despertar no último dia, se morrermos (Jo 11.25-27).

-------------------
Bibliografia: Martin Luther, Luther's Works - Selected Psalms II, vol. 13, p. 94-95, 96. / P. H. Davis. “Morte”. Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã, vol.2; Vida Nova, p.558. / Leandro Lima. Razão da Esperança. ECC, p. 209-216. Louis Berkhof. Teologia Sistemática. ECC, p. 671-674.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.