Pular para o conteúdo principal

Aula 15 = A Universalidade do Pecado - Imputação


Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO
Classe de Doutrina II – Quem é o Homem Par Que Dele Te Lembres?
Professores: Pr. Hélio O. Silva e Presb. Baltazar M. Morais Jr.
------------------------------------------------------------------------------------
Aula 15= A UNIVERSALIDADE DO PECADO – IMPUTAÇÃO. (12/06/2011).
------------------------------------------------------------------------------------

1. A HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E DA FILOSOFIA atesta da universalidade do pecado. A pergunta de Jó, “Como seria justo o homem perante Deus?” (Jó 25.4) tem caráter universal. Tanto as religiões pagãs como a filosofia grega antiga atestam uma consciência universal do pecado, e a necessidade de reconciliação com o Ser Supremo. Todos foram constrangidos a admitir a sua universalidade, mesmo não sendo capazes de explicá-lo apropriadamente. O otimismo superficial do século XVIII, que proclamava a inerente bondade do homem, nunca se demonstrou verdadeiro na prática, pois o homem continua praticando os mesmos pecados dos séculos passados!

2. A BÍBLIA ENSINA CLARAMENTE a pecaminosidade universal do homem (1 Rs 8.46; Sl 143.2; Pv 20.9; Ec 7.20; Rm 3.1-12, 19, 20, 23; Gl 3.22; Tg 3.2; 1 Jo 1.8, 10).

Várias passagens da Escritura ensinam que o pecado é herança do homem desde o seu nascimento e, portanto, está presente na natureza humana tão cedo que não há possibilidade de ser considerado como resultado de imitação (Sl 51.5; Jó 14.4; Jo 3.6). Em Efésios 2.3 diz Paulo que os efésios eram “por natureza” filhos da ira, como também os demais” indicando uma coisa inata e original, em distinção daquilo que é adquirido. Então, o pecado é uma coisa original, da qual participam todos os homens e que os faz culpados diante de Deus. Além disso, de acordo com a Escritura, a morte sobrevém mesmo aos que nunca exerceram uma escolha pessoal e consciente (Rm 5.12-14). Esta passagem implica que o pecado existe no caso de crianças, antes de possuírem discernimento moral. Desde que sucede que as crianças morrem e, portanto, o efeito do pecado está presente na situação delas, é simplesmente natural supor que a causa também está presente.

Finalmente, a Escritura ensina também que todos os homens se acham sob condenação e, portanto, necessitam da redenção que há em Cristo Jesus. Nunca se declara que as crianças constituem exceção a essa regra (Veja as passagens citadas acima e também Jo 3.3, 5; 1 Jo 5. 12). Não contradizem isto as passagens que atribuem certa justiça ao homem, como Mt 9.12, 13; At 10.35; Rm 2.14; Fp 3.6; 1 Co 1.30, pois esta pode ser a justiça civil, cerimonial ou pactual, a justiça da lei ou a justiça que há em Cristo Jesus.

A DOUTRINA DA ALIANÇA DAS OBRAS.
Adão tinha uma dupla relação com os seus descendentes: Chefe natural da humanidade e chefe representativo de toda a raça humana na aliança das obras.
(1) A relação natural. Em sua relação natural, Adão foi o pai de toda a humanidade. Quando foi criado por Deus, embora tivesse vida humana perfeita, seu estado diante de Deus estava sujeito a mudança, ele poderia cair no pecado.
(2) A relação pactual. Era composta de vários elementos positivos:

(a) Um elemento de representação. Deus ordenou que nessa relação pactual (aliança) Adão seria o representante de todos os seus descendentes. Conseqüentemente, ele foi o chefe da raça, não somente num sentido paterno, mas também num sentido pactual (federal).

(b) Um elemento de prova. Enquanto que, sem essa aliança, Adão e os seus descendentes estariam num continuado estado de prova, em constante risco de pecar, a aliança garantiu que a perseverança persistente por um período fixo de tempo, seria recompensada com o estabelecimento do homem num permanente estado de santidade, bem-aventurança e comunhão imperdível com Deus (vida eterna).

(c) Um elemento de recompensa ou punição. Segundo os termos da aliança, se permanecesse fiel e obediente durante o tempo de prova, obteria legítimos direitos à vida eterna. E não somente ele, mas também todos os seus descendentes participariam dessa bênção. Portanto, em sua operação normal, as disposições pactuais seriam de incalculável benefício para a humanidade. Mas havia a possibilidade de que o homem desobedecesse, e, nesse caso, os resultados seriam correspondentemente desastrosos. A transgressão do mandamento incluso na aliança redundaria em morte. Adão escolheu desobecer, corrompeu-se pelo pecado, tornou-se culpado aos olhos de Deus e, como transgressor (pecador), sujeito à sentença de morte. E porque ele era o representante pactual (federal, chefe da aliança) da raça, sua desobediência afetou todos os seus descendentes.

Em sua reta justiça, Deus imputa a culpa do primeiro pecado, cometido pelo chefe da aliança, a todos quantos se relacionam federalmente com ele. E, como resultado, herdam desde o nascimento uma condição corrompida e pecaminosa, e essa corrupção inerente envolve culpa também. Esta doutrina explica porque somente o primeiro pecado de Adão é-nos imputado, e não os seus pecados subseqüentes, nem os dos nossos outros antepassados. Também salvaguarda a impecabilidade de Jesus, pois Ele não era uma pessoa humana, mas divina; e, portanto, não fazia parte da aliança das obras, mas da graça, da qual é nosso cabeça representante. Lembremo-nos de que Cristo é uma pessoa divina com uma natureza humana e outra divina. Como a base de seu relacionamento pactual com Deus não é a aliança das obras, Deus não imputou a culpa de adão sobre a sua natureza humana.

Mas, O Que é Imputação? Como Acontece a Transmissão do Pecado?
Na linguagem bíblica e teológica, imputar pecado significa “colocar sobre”, “creditar de forma legal na conta de alguém” a culpa do pecado e também o perdão mediante a graça. E, por culpa, não se quer dizer o crime em si, nem a sua contaminação moral, mas a obrigação judicial para satisfazer a justiça. Por conseguinte, o mal conseqüente da imputação não é uma imposição arbitrária; não é meramente uma desgraça ou calamidade; nem um castigo no sentido próprio da palavra, mas uma punição. Quando o pecado é imputado a alguém, esse alguém paga a penalidade do pecado, a dívida com a justiça sobre uma base legal.

Para que se entenda o conceito de imputação do pecado de Adão sobre a humanidade (nós), é necessário que se entenda primeiro a imputação de nossos pecados a Cristo. Tanto a imputação do pecado de Adão a nós como de nossos pecados a Cristo, e o da justiça de Cristo a nós, são da mesma natureza (Rm 5.15-21; I Co 15.21,22). Um caso ilustra o outro. Quando dizemos que os nossos pecados foram imputados a Cristo, ou que Ele levou sobre Si os nossos pecados, não quer dizer que Ele realmente cometeu os nossos pecados ou que foi moralmente incriminado por causa deles. Ele simplesmente assumiu o nosso lugar (agindo substitutivamente, vicariamente) tomando a nossa maldição sobre Si.

De igual modo, a justiça de Cristo é imputada aos crentes, não querendo dizer que eles realizam aquela justiça, ou que eles foram agentes realizadores dos atos de Cristo na obediência à lei; nem que o mérito da justiça de Cristo foi mérito deles; nem que isto constitua o caráter moral deles; mas simplesmente significa que a justiça de Cristo, agindo graciosamente com os planos divinos, para o benefício do Seu povo, em nome deles, como representante deles, foi atribuída por Deus aos pecadores.

Conclusão:
a) O foco da imputação visa a aplicação da graça antes que a do pecado.
b) Cristo, mais que Adão é o ponto de partida da imputação (2 Co 5.21).
c) A imputação não é uma explicação para o pecado, mas para o seu julgamento (Rm 6.23).
d) A imputação enfatiza a natureza coletiva e solidária do pecado na humanidade sem anular a culpa dos pecados pessoais.
e) A imputação da justiça é arbitrária (um ato livre e imerecido de Deus), mas a imputação da culpa é apropriada, recebida por herança.
f) Por ser forense, a imputação não precisa ter base objetiva na vida da pessoa (2 Co 5.21). A humanidade não foi apenas declarada culpada, ela tem colocado em prática a sua culpa. Cristo não foi apenas declarado nosso representante, ele ofereceu sacrifício expiatório por nós morrendo numa cruz.

-------------------
Bibliografia: Louis Bekhoff, Teologia Sistemática, ECC, p. 223-230. R. K. Johnston. “Imputação”. Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã, vol. 3, Vida Nova, p.324-325.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.