Pular para o conteúdo principal

Provérbios 27.5,6,9,10,14,17 = O Bom Amigo (06/03/1994).


Introdução:
Como nascem as amizades? Parece-me que um dos mecanismos que formam as amizades é a observação de feitos notáveis
Ilustração: Davi e Jônatas são um exemplo disso. O que uniu a alma de Jônatas à de Davi foi o evento da vitória stupenda de Davi sobre o gigante Golias.
O salmo 16.3 mostra que o respeito de Davi pelo povo de Deus estava na santidade deles, que os fazia notáveis para si e na sua capacidade de alegrá-lo completamente.
Contudo, uma boa amizade só perdurará se for cultivada com todo o cuidado.
Provérbios nos ensina que até mesmo os grandes amigos podem ser separados e as grandes amizades destruídas: Pela traição (2.17); pela desavença e difamação (16.28 - o difamador é aquele que sempre toca na ferida - 17.9); pela falta de consideração e especialmente pela malícia.

Proposição:
Quero trabalhar quatro elementos que se cultivados nos ajudarão a sermos bons amigos uns dos outros, e assim expressaremos uma comunhão mais saudável no corpo de Cristo.

I. LEALDADE v.5,6:

a) A repreensão franca.
Aqui, lealdade está ligada à repreensão franca, que não usa da arma da “lisonja” (28.23) para sustentar a amizade.
Amizade verdadeira é aquela que aprendeu a levar em consideração mesmo as feridas que foram feitas visando o nosso bem.
Muitas vezes teremos que machucar nossos irmãos para abrir-lhes os olhos aos seus erros. A lealdade está no fato de que o objetivo é a cura, não a humilhação.
A franqueza só tem razão de ser se for leal. Do que adianta dizermos a verdade só para machucar?! Por outro lado, quando não repreendemos, encobrimos o amor e enganamos o nosso amigo com falsidades.

b) O resultado da lealdade.
O resultado da deslealdade é a desconfiança, mas o da lealdade é que ela, ao depois nos dará mais favor (28.23).

II. CORDIALIDADE v.9,17:

a) Bons conselhos são frutos da cordialidade.
São comparados ao perfume.
Citação: BLH: “assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver”.
Cordialidade é a marca do amigo, porque ele coloca o coração nas palavras que nos fala.
 Não esconde sentimentos - é sincero.
 Não nos engana - nos respeita.
 Consola - interessa-se por nós.

b) Produz amadurecimento v.17.
Ela nos afia - O texto fala de uma discussão onde o interesse é aprender.
Ilustração: A faca de afiar do açougueiro. Aquele atrito produzido pela raspagem da faca no ferro faz com que a faca fique afiada e corte muito melhor a carne.
Citação: BLH: “As pessoas aprendem umas com as outras”.

III. CONSTÂNCIA v.10:

Não abandonar, aqui no texto, tem o sentido de ir atrás dele quando você precisar de ajuda. É muito melhor pedir ajuda ao vizinho amigo, do que ir incomodar o próprio irmão que mora longe.
A amizade pode superar até mesmo os laços familiares. Em 18.24, está escrito: “Há amigo mais chegado que um irmão”.
Por que?
Por causa da constância. Ele ajudará porque é amigo, e te amará todo o tempo (17.17). Não é bom subestimar o poder da boa amizade.
Ilustração: Uma refeição com o Dr. Russel Shedd, quando era seminarista. O pastor que o hospedava nos convidou para tomarmos café com ele e aproveitarmos para fazer perguntas teológicas. Antes do orar pelo café da manhã, disse: “_ Você fez este banquete para mim que sou um estranho, mas, e para o seu amigo que sempre te ajuda quando você precisa, você faria assim?” O pastor ficou calado e surpreso!!! Nós também.

IV. PRUDÊNCIA v. 14:

Sabe da hora em que deve ou não fazer as coisas. Quando conhecemos melhor as pessoas, aprendemos a nos aproximar delas. Basta ver o exemplo do casamento. Marido e esposa se conhecem melhor do que qualquer um. Sabem exatamente como agradar uma ao outro e sabem também como desagradarem um ao outro como ninguém.
Há um jeito diferente de tratar cada pessoa, pois ninguém é igual ao outro. Nas amizades, aprendemos que o que agrada a um pode desagradar ao outro.
O v. 14 fala da bajulação. Quando sustentamos nossas amizades pela bajulação nossas palavras são tomadas por maldição.
Citação: “Não é o que dizemos que somente importa, mas como, quando e porque dizemos”. (Derek Kidner) .
Temos de ter tato para com os irmãos da Igreja, não nos defendermos deles, mas defendê-los de nós.
O bom amigo se recusa a tirar vantagem da afeição do outro. Não abusa da amizade. Vejam comigo esses textos:
 25.17 = Cuidado com a freqüência na casa do outro, para não causar enfado e canseira nele. Não é que ele não goste de você, mas uma amizade pegajosa é difícil de administrar!
 27.14 = acordar o amigo por coisas sem muita importância bem de manhã é cassar encrenca com qualquer um.
Ilustração: Um pastor disse certa vez de forma humorística: “_ Não liguem para a minha casa antes das 9 h. da manhã, porque antes das 9 h. eu ainda não estou cheio do Espírito Santo.” É que ele dormia até essa hora porque ficava até muito tarde estudando aproveitando o silêncio da noite.
 25.20 = Ser jovial fora de hora é muito perigoso para a amizade.
 26.18,19 = não saber a hora que a brincadeira foi longe demais é trazer para amizade “fogo, flechas e morte”.

Conclusão:

Não creio que seremos bons amigos de todos. Podemos ser amigos de muita gente, mas bons amigos só será possível com uns poucos.
O exemplo de Jesus demonstra que sua intimidade particular não era repartida de igual modo com todos os seus discípulos.
 Havia as multidões para quem pregava e ministrava cura e ensino.
 Havia os 120 que o acompanhavam de cidade em cidade.
 Havia os 70 que Ele enviava de dois em dois para o ministério.
 Havia os 12 apóstolos, que eram seus acessores diretos.
 Havia os 3, Pedro, João e Tiago, que os acompanhavam em ocasiões especialíssimas.
 Dentre os 3 havia João, o discípulo amado.
Creio que deve ser assim na Igreja também. Abertos para com todos e selecionando alguns segundo a liberdade cristã nos permitir ser e fazer.
Agora, é preciso estarmos conscientes que as boas amizades sempre são formadas espontaneamente, querer forçá-las é o primeiro passo para destruí-las, porque a comunhão vive da graça e da verdade; e não do interesse e da vaidade, que exige o centro das atenções.
Sejamos leais; sejamos cordiais; sejamos constantes e não deixemos de ser muito prudentes.
E que Deus nos abençoe. Amém.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.