Pular para o conteúdo principal

Exposição 15 = Gálatas 5.1-12 - A Religião Falsa e a Verdadeira


Introdução:
Muitos detestam polêmica, outros, dão a vida procurando uma até encontrar. A Bíblia ensina que polêmica é algo que devemos evitar, mas que não devemos fugir delas quando o evangelho estiver em jogo.

Contexto:
Em Gálatas, Paulo mergulha de cabeça na controvérsia com os judaizantes para defender a pureza do evangelho da graça. Negar a justificação dos pecadores por meio unicamente da graça de Deus é algo que não podemos aceitar em alguma, porque denigre o nosso salvador porque tenta desfazer o escândalo da cruz.
O ponto em discussão é: Negar a justificação pela fé somente é escolher o caminho da falsa religião desligando-se de Cristo.

Proposição:
Paulo mostra a diferença entre a falsa e a verdadeira religião. Primeiro focalizando a vida dos crentes e depois o ensino dos mestres:

I. CRENTES VERDADEIROS E FALSOS v. 1-7:

O verso 1 é formado de duas sentenças que possuem uma afirmação seguida de uma ordem. A afirmação é que Cristo nos libertou para ficarmos livres. A ordem é que permaneçamos nessa liberdade firmemente.

a) Cristo nos chamou para a liberdade.
Nossa libertação e conseqüente liberdade em Cristo são fatos. O foco de Paulo não cai sobre a libertação do pecado, mas na libertação da lei como instrumento de salvação (justificação). O foco de Paulo aqui não é a libertação da vontade da servidão do pecado, mas a libertação da consciência da culpa do pecado. Ele está falando da liberdade de consciência diante de nossa luta por tentar obedecer a Lei e nunca conseguir. Ele deixa claro que o que nos torna aceitáveis na presença de Deus não é o nosso esforço por obedecer (pois fracassamos), mas a obediência suficiente de Cristo oferecida por nós (a favor de nós) na cruz.

b) Devemos permanecer firmes na liberdade.
Uma vez que Cristo comprou a nossa liberdade do jugo da lei, devemos usufruí-la erguendo-nos e andando com Deus numa vida cristã reta e agradável a ele.
Cristo nos resgatou da maldição da Lei morrendo em nosso lugar (Gl 3.13) removendo o jugo de nossos ombros e proporcionando descanso para nossas almas.
A seguir Paulo aplica essa questão ao caso da circuncisão levantando e respondendo duas perguntas claras nos versos 2 a 4:

c)O que acontece se voltarmos à velha vida?
 Seremos obrigados a guardar toda a Lei.
Quem acredita que precisa da Lei para salvar-se deverá guardar todos os seus preceitos e não pecar contra nenhum, se não a Lei servirá apenas para condená-lo. Quem erra em apenas um ponto da Lei é culpado de todos (Tg 2.10).

 Cristo de nada nos aproveitará.
Se a circuncisão é mesmo necessária à salvação (At 15.1,5) como prova de nossa obediência a Deus, então a morte de Cristo não tem significado ou valor, porque não substituiu coisa alguma.

 Seremos desligados de Cristo.
Acrescentar a circuncisão à salvação é perder Cristo, porque significa dizer que precisamos inteiramente de Cristo para a nossa salvação e depois voltar atrás e dizer que podemos dar uma ajudinha para Deus.

 Da graça decairemos.
Procurar a justificação na guarda da Lei é cair da graça.
Cristo não ensina duas religiões. Ou somos salvos de uma forma ou de tentamos alcançá-la de outra, não podemos tentar misturar as duas. Essa sinergia nos levará a desvalorizar a obra de Cristo e nos concentrarmos em nossos esforços novamente. A história da igreja inteira é nossa fiel testemunha desse fato.
“Se acrescentarmos alguma coisa a Cristo, perdemos a ele. A salvação está em Cristo somente, pela graça somente, através da fé somente” (John Stott, A Mensagem de Gálatas, p.122).

d) O que acontece se perseverarmos?
Nos versos 5 e 6 o pronome de “vós” para “nós”. O tom de advertência muda para muda para o tom da segurança da fé.
 Aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.
O que de fato aguardamos em esperança? A vida eterna com Cristo! Observe que Paulo não diz que nós trabalhamos ou lutamos para alcançar essa esperança, mas nós simplesmente a aguardamos pela fé; guiados pelo Espírito Santo. A glorificação no céu é um dom tão gratuito quanto a justificação pela fé.

 Em Cristo o que tem valor é a fé que atua pelo amor.
Para sermos salvos a única coisa de que precisamos é estar em Cristo; e nós estamos em Cristo pela fé, não por fazer qualquer coisa.
O que é essa “fé que atua pelo amor”? Paulo não esquece que a vida cristã não é uma vida de inatividade. Não somos salvos pelas boas obras, mas somos salvos para as boas obras.

Nós esperamos a vida eterna “pelo Espírito”. No próximo capítulo Paulo vai dizer o que é viver e andar no Espírito. Certamente não é uma vida infrutífera e sem trabalhos ou obrigações. A vida cristã não é vida de escravidão e nem de libertinagem, mas é vida frutífera conduzida pelo Espírito (5.16-25). A fé que salva é a fé que resulta em amor, que atua pelo amor.
Paulo afirma que nessa esperança de vida os gálatas corriam bem, mas foram impedidos de continuar. Observe que a conduta segue a crença. O que cremos e como nos comportamos são duas realidades integradas. A má crença leva a uma má conduta.

II. FALSOS MESTRES E VERDADEIROS v. 8-12:

Paulo muda o contraste agora. Antes era entre “nós e vós”; agora é entre “ele e eu”. Ele faz um contraste entre o falso mestre e ele mesmo. Paulo faz três afirmações sobre o falso ensino:

a) Sua mensagem não se origina em Deus (v.8).
Sua origem não é Deus, aquele que nos chama. A mensagem dos falsos mestres era incoerente com a vocação divina. Deus os havia chamado na graça (1.6), não em obras meritórias.

b) O efeito de sua mensagem impede o crescimento e a maturidade em Cristo.
O efeito foi impedir o avanço espiritual dos gálatas (v.7). Também os perturbou (v.10) e incitou à rebeldia. Paulo ainda acrescenta que o falso ensino se espalha como o fermento que leveda toda a massa. O falso ensino é contaminante, espalhando-se e tomando tudo pela frente! Por isso precisa ser resistido desde o começo.

c) O fim a que sua mensagem leva é a condenação eterna (v.10).
O fim do ensino falso é a perdição. O ensino errado nunca triunfa no final, porque nada constrói apenas destrói. O que aparentemente é crescimento, na verdade é contaminação que adoece e depois mata. Aquele que espalha o ensino falso, diz Paulo, “sofrerá a condenação” (v.10). e Paulo chega a desejar que se mutilassem, ou seja, que se “castrassem” em função de sua loucura em defesa da circuncisão como caminho de salvação.

Paulo aparenta descontrolado e grosseiro, mas o fato é que ele está tomado de zelo e amor pela igreja a qual plantou com muito sofrimento.
Pregar a circuncisão é desfazer o escândalo da cruz, o que é inaceitável para os verdadeiros cristãos. A cruz de Cristo é a nossa glória (6.14). As pessoas detestam a pregação da cruz porque ela não lisonjeia, mas humilha. A pregação da cruz atrai perseguição, mas a pregação das obras bajula e agrada.
Essa marca diferenciadora não pode passar despercebida por ninguém que diz ser um verdadeiro cristão! No decorrer da história os pregadores cristãos que não distorceram ou diluíram a mensagem do evangelho da graça sofreram nas mãos daqueles que o fizeram e continuam fazendo. Estes sempre tropeçam na cruz, que é um escândalo, uma pedra de tropeço em seu caminho na busca de sucesso e popularidade!

Conclusão:

1. O cristianismo não é uma religião de realizações humanas.
A glória do cristianismo é o escândalo da cruz, pelo qual fomos salvos pelo amor imenso e intenso do Pai por meio do sacrifício do meigo salvador. Esse é o caminho estreito. Não há pompa; não há realizações; não há conquistas. Tudo o que precisamos é receber o salvador e entregando-nos a ele obedecê-lo pelo resto de nossas vidas e depois viver a eternidade com ele.

2. Existem atitudes que são intoleráveis.
Não podemos tolerar uma diluição na mensagem do evangelho para satisfazer o nosso século. Não podemos aceitar modificações na mensagem para agradar convenções sociais humanas. Não podemos trocar o evangelho puro por outro sofisticado, mas enganoso.

3. Existem escolhas que não podem ser adiadas.
Não se deixar e esperar o tempo passar, é preciso começar a correr desde já. Cristo nos chama para estarmos com ele, pois ele está conosco. Mas ele não aceita acompanhamentos e acréscimos. Ou andamos com ele somente ou não estamos no caminho ainda. O que vai ser?

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.