Pular para o conteúdo principal

Aula 09 = Ser Homem e Ser Mulher


Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO
Classe de Doutrina II – Quem É O Homem Para Que Dele Te Lembres?
Professores: Pr. Hélio O. Silva e Presb. Baltazar M. Morais Jr.
------------------------------------------------------------------------------------
Aula 09 = Ser Homem e Ser Mulher 17/04/2011.
------------------------------------------------------------------------------------


A criação o homem por Deus se deu em apenas dois gêneros: masculino e feminino: “Deus criou homem e mulher” (Gn 1.27, Gn 5.1,2). Esse aspecto da imagem de Deus na humanidade quer dizer que homem e mulher coexistem em unidade interpessoal, igualdade de pessoalidade e importância e consciência das diferenças de seu papel e autoridade na presença de Deus e um do outro.

A. Relacionamentos Pessoais.

Os seres humanos não foram criados como pessoas isoladas, mas para viver em sociedade. Essa unidade interpessoal atinge seu clímax no casamento e na família onde homem e mulher se tornam uma só carne (Gn 2.24). Deus pretendeu uma unidade integrada nos aspectos físicos, emocionais e espirituais de tal modo que pudessem experimentar uma unidade profunda e prazerosa.
A criação de duas pessoas distintas na Bíblia ocorre logo a seguir da indicação da pluralidade na divindade (“Façamos... homem e mulher” – Gn 1.26,27). Assim como havia amor, comunhão e compartilhamento de glória no ser de Deus antes da queda do homem, assim Deus fez Adão e Eva de modo a experimentarem um no outro (e nos filhos) o mesmo tipo de mutualidade que há na Trindade.

B.Igualdade em Termos de Pessoalidade e Importância.

Assim como na Trindade cada pessoa é igual à outra em importância, o mesmo se aplica ao homem e à mulher. Ambos foram criados à imagem de Deus. Tanto um como o outro reflete o ser divino na forma como foram constituídos na essência do seu ser. Isso quer dizer que são iguais perante Deus quanto ao seu valor, não sendo nem superior e nem inferior um ao outro. Devem honrar um ao outro para a glória de Deus.
Paulo afirmou em I Coríntios 11.11,12: “No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher. Porque como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher”. Homem e mulher são iguais, interdependentes e dignos de respeito e honra. São também complementares um ao outro a fim de cooperarem no propósito de Deus para toda a criação (Gn 2.18-23).
Quando Deus promete o derramamento do Espírito na Nova Aliança, promete fazê-lo sobre filhos e filhas, servos e servas (Jl 2.28-32; At 2.17,18), de modo que no corpo de Cristo (a igreja) não pode haver “nem homem nem mulher, porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gl 3.27,28).

C. Diferenças de Papéis e Autoridade

Enquanto pessoas, homem e mulher são iguais perante Deus, no entanto, quanto a seus papeis são diferentes. Na Trindade também é assim; Pai, Filho e Espírito Santo são iguais na sua essência e poder, mas agem diferentemente em suas funções. Na criação, o Pai fala e inicia, mas a criação é executada pelo Filho e sustentada pela presença contínua do Espírito Santo (Gn 1.1,2; Jo 1.1-3; I Co 8.6; Hb 1.2). O mesmo pode ser dito sobre a redenção (Lc 22.42; Fp 2.6-8).
Para ressaltar esse fato, Deus criou o homem e a mulher até mesmo física e visualmente diferentes. As diferenças externas são uma forma de Deus ressaltar as diferenças de papéis. Essas diferenças de papéis têm a ver com o princípio de autoridade bíblica: Deus é o cabeça de Cristo; Cristo é o cabeça do homem; o homem é o cabeça da mulher (I Co 11.3).

 Indicações das diferenças de papéis antes da queda:
1. Adão foi criado primeiro, depois Eva (Gn 2.7,18-23). Isso significa que Deus o criou para ser o líder.
2. Eva foi criada como auxiliadora de Adão (Gn 2.18). O homem foi a causa da criação da mulher; ela foi criada para ele como auxiliadora idônea.
3. Adão deu nome a Eva (Gn 2.19,20). No Antigo Testamento, o direito de dar nome a alguém implicava em ter autoridade sobre ela.
4. Deus chamou “homem” a raça humana, e não “mulher” (Gn 5.2). A raça foi nomeada pelo nome de seu cabeça.
5. A serpente se aproximou e enganou Eva primeiro (Gn 3.1). Incitar Eva a comer o fruto primeiro sugere que satanás tentou por esse expediente instituir um papel inverso no modo de liderança criado por Deus (Gruden, p.380).
6. Deus falou primeiro a Adão depois da queda (Gn 3.9). Ele chama o líder primeiro, ainda que tenha cometido o pecado depois.
7. Adão era o representante da raça humana perante Deus, não Eva. Ainda que Eva tenha pecado primeiro (Gn 3.6) todos nós somos chamados de pecadores pelo pecado de Adão (Rm 5.12-21 – especialmente o v.15; I Co 15.22,49).
8. A maldição divina contra o pecado inseriu distorções nos papéis do homem e da mulher, mas não introduziu novos papéis (Gn 3.18,19). Ao castigar o homem e a mulher Deus não fez qualquer alteração nos papéis dados a cada na criação, mas permitiu a dor e a distorção na sua realização (trataremos dessas distorções quando tratarmos especificamente da queda).
9. A redenção de Cristo reafirma a ordem da criação (Cl 3.18,19; Ef 5.22-33; Tt 2.5; I Pe 3.1-7)..

Aplicações:
1. A relação entre homem e mulher é de cooperação e não de competição.
2. A igualdade entre os sexos é para cooperação e não para competição.
3. As diferenças entre os sexos visam à cooperação e não à competição.

Conclusão:
O que é ser homem e ser mulher em sociedade? Um slogan francês já dizia: “_Viva a diferença!” Homem e mulher desempenham seus papéis no casamento, procriação, vida familiar e em muitas outras atividades mais amplas da vida. A percepção das insondáveis diferenças entre ambos devem ser destacadas como uma escola de aprendizado para a prática e satisfação da apreciação, abertura, honra, serviço e fidelidade entre ambos.

-----------
Bibliografia: Wayne Gruden, Teologia Sistemática, Vida Nova, p.373-387. / James I. Packer, Teologia Concisa, ECC, p.71,72. / Charles Sherlock, A Doutrina da Humanidade, ECC, p. 181-211.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.