Pular para o conteúdo principal

Aula 07 = A Imagem de Deus no Homem (I)


Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO
Classe de Doutrina II – Quem É O Homem Para Que Dele Te Lembres?
Professores: Pr. Hélio O. Silva e Presb. Baltazar M. Morais Jr.
-----------------------------------------------------------------------------------
Aula 07 = A Imagem de Deus no Homem (I) 03/04/2011.
-----------------------------------------------------------------------------------

1.DEFINIÇÃO:
A imagem de Deus no homem é a expressão daquilo que é mais distinto no homem e em sua relação com Deus, distinguindo-o dos animais e de todas as outras criaturas. “A imagem de Deus abrange tudo que na natureza do homem sobrepuja à de todas as outras espécies de animais” (Calvino, Institutas I.15.308). Significa qe o homem é semelhante a Deus e o representa. Nem os anjos compartilham com os homens essa honra e jamais são apresentados como participantes de sua criação. Eles são espíritos ministradores enviados para servir aos herdeiros da salvação (Hb 1.14).
Os termos imagem e semelhança (Gn 1.26,27) se referem a algo similar, porém não idêntico (igual) a Deus. A palavra imagem pode ser usada para exprimir algo que representa outra coisa. De forma simples, ser criado à imagem de Deus liga a existência do homem completamente a Deus e seus propósitos. Daí, quanto mais o homem conhecer a Deus, mais conhecerá a si mesmo e quanto mais conhecer a si mesmo, poderá conhecer a Deus.
A imagem de Deus (Imago Dei) consiste especialmente naquela integridade original (justiça original) da natureza do homem, perdida por causa do pecado, integridade que se revelava no verdadeiro conhecimento, justiça e santidade. A justiça original é a perfeição moral da imagem de Deus que podia ser perdida por causa do pecado, e foi exatamente isso que aconteceu na queda do homem no pecado (Gn 3).
A imagem de Deus constitui a essência do homem. Todavia, precisa-se fazer uma distinção entre os elementos da imagem de Deus que o homem não pode perder sem deixar de ser homem, os elementos que consistem das qualidades e poderes da alma humana, e aqueles elementos que o homem pode perder e continuar sendo homem, a saber, as boas qualidades éticas da alma e seus poderes. Em resumo, pode-se dizer que a imagem de Deus consiste:
(a) Da alma ou do espírito do homem (as qualidades de simplicidade, espiritualidade, invisibilidade e imortalidade).
(b) Dos poderes ou faculdades psíquicas do homem como um ser racional e moral (o intelecto e a vontade com as suas funções).
(c) Da integridade moral e intelectual da natureza do homem, que se revela no verdadeiro conhecimento, justiça e santidade (justiça original = Ef 4.24; Cl 3.10).
(d) Do corpo, não como substância material (I Co 15.35-49), mas como o apto órgão da alma, e que participa da imortalidade desta; e como o instrumento por meio do qual o homem pode exercer domínio sobre a criação inferior.
(e) Do domínio do homem sobre a terra como uma concessão especial de Deus (Gn 1.26; Sl 8.5,6).
É muito estreita a CONEXÃO EXISTENTE ENTRE A IMAGEM DE DEUS E O ESTADO ORIGINAL DO HOMEM e, por isso ambos são geralmente considerados juntos.

2. O CONCEITO CATÓLICO ROMANO
Afirma que a justiça original não pertencia à natureza humana em sua integridade, mas foi algo acrescentado sobrenaturalmente. Na criação o homem foi simplesmente revestido de todos os poderes e faculdades naturais da natureza humana como tal e, pela justitia naturalis, esses poderes foram muito bem ajustados uns aos outros. Ele estava sem pecado e vivia num estado de inocência perfeita. Havia, porém em sua natureza uma tendência dos apetites e paixões inferiores para rebelar-se contra os poderes superiores da razão e da consciência. Essa tendência, denominada concupiscência, não era pecado em si mesma, porém facilmente podia vir a ser ocasião e combustível para o pecado (conceito contraditado por Rm 7.8; Cl 3.5; 1 Ts 4.5). Então, o homem, como originariamente constituído, estava sem santidade positiva, mas também sem pecado, embora levando o fardo de uma tendência que facilmente poderia redundar em pecado (uma neutralidade relativa). Mas agora Deus acrescentou à constituição natural do homem o dom sobrenatural da justiça original pela qual ele foi habilitado a manter na devida sujeição as propensões e os desejos inferiores. Quando o homem caiu, perdeu aquela justiça original, mas a constituição original da natureza humana permaneceu intacta. O homem natural está agora exatamente onde Adão estava antes de ser dotado da justiça original, embora com uma inclinação um tanto mais forte para o mal.

3. CONCEITOS RACIONALISTAS
Lançam em total descrédito o conceito de um estado primitivo de santidade. (a) Alguns pelagianos e arminianos definem o estado de inocência no qual o homem fora criado como de neutralidade moral e religiosa, mas dotado de livre arbítrio, de modo que podia seguir esta ou aquela direção. (b) Os evolucionistas afirmam que o homem começou a sua carreira num estado de barbárie, apenas ligeiramente diferente dos animais irracionais. (c) Os racionalistas acreditam que um estado original de justiça e santidade é uma contradição de termos. O homem determina o seu caráter por sua própria e livre escolha, e a santidade só pode resultar de sua vitoriosa luta contra o mal e não por Adão ter sido criado num estado de santidade. (d) Além disso, os pelagianos, os socinianos (radicais da época da Reforma) e os racionalistas sustentam que o homem foi criado mortal. A morte não resultou da entrada do pecado no mundo, mas simplesmente com o término natural da vida humana. Adão teria morrido de qualquer modo, mesmo se não houvesse a queda no pecado.

4. O ESTADO ORIGINAL DO HOMEM.
O homem foi criado originalmente num estado de relativa perfeição, um estado de justiça e santidade. Não significa que ele já tinha alcançado o mais elevado estado de excelência de que era suscetível. Admite-se que ele estava destinado a alcançar um grau mais elevado de perfeição pela obediência. Um tanto semelhante a uma criança, era perfeito em suas partes, não porém em grau. Sua condição era preliminar e temporária, podendo ser elevado a uma maior perfeição e glória ou acabar numa queda. Foi por natureza dotado daquela justiça original (verdadeiro conhecimento, justiça e santidade) que é a glória máxima da imagem de Deus e, conseqüentemente, vivia num estado de santidade positiva.
A perda daquela justiça significaria a perda de uma coisa que pertencia à própria natureza do homem em seu estado ideal. O homem podia perdê-la e ainda continuar sendo homem, mas podia não perdê-la e continuar sendo o homem no sentido ideal da palavra. Noutras palavras, sua perda significaria realmente uma deterioração e um enfraquecimento da sua natureza humana.
Além disso, o homem foi criado imortal, no sentido de que depois de sua concepção jamais deixará de existir novamente. Tanto sua alma quanto o seu corpo estão destinados a ter existência permanente. Isso não significa, porém, que o homem foi elevado acima da possibilidade de ser presa de morte; isto só se pode afirmar sobre os anjos e os santos que estão no céu. Significa, porém, que o homem, como criado por Deus, não levava dentro de si as sementes da morte e não teria morrido necessariamente em virtude da constituição original da sua natureza.
Embora não estivesse excluída a possibilidade de vir a ser vítima da morte, não estava sujeito à morte, enquanto não pecasse. Deve-se ter em mente que a imortalidade original do homem não era uma coisa puramente negativa e física, mas era também uma coisa positiva e espiritual. A imortalidade original do homem significava vida em comunhão com Deus e o gozo do favor do Altíssimo. Esta é a concepção fundamental da vida, segundo a Escritura, assim como a morte é primariamente a separação de Deus e a sujeição à Sua ira, vida eterna é comunhão imperdível com Deus. A perda dessa vida espiritual daria lugar à morte, e redundaria também na morte física.

5. APLICAÇÕES:
(1ª) Ser criado à imagem de Deus dignifica o homem e o responsabiliza perante si mesmo. As insatisfações que temos conosco mesmos são frutos do pecado. Existem deficiências verdadeiras, que podem ser mudadas; mas quando queremos mudar o que é natural incorremos no erro de rebelião pecaminosa.
(2ª) Ser criado à imagem de Deus dignifica e responsabiliza o homem perante Deus. O homem deve culto e serviço ao seu criador.
(3ª) Ser criado à imagem de Deus dignifica e responsabiliza o homem perante o seu semelhante e perante toda a criação. O homem é o mordono cuidador da criação como representante de Deus.

-----------
Bibliografia: Louis Berkhof, Teologia Sistemática, ECC, p. 195-204./ Wayne Gruden, Teologia Sistemática, Hagnos, p.364-372.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.