Pular para o conteúdo principal

Exposição 05 = Gálatas 2.1-10 - Um Único Evangelho (16/03/2011)


Introdução:
O que envenenava a vida e o ministério do apóstolo Paulo era a insistente ação dos falsos mestres perturbando todas as igrejas que ele fundava. Com o objetivo de desacreditar sua mensagem desafiavam sua autoridade apostólica.
Uma das formas usadas para isso era dizer que o evangelho pregado por Paulo era diferente do que Pedro e os outros apóstolos pregavam. Alegando contradição entre os apóstolos inferiorizavam a Paulo e enfraqueciam a graça e o poder do evangelho nas igrejas.
Sua volta a Jerusalém após 14 anos da sua conversão, não da primeira visita, tem por objetivo mostrar a falsidade dessas acusações.

Contexto:
No capítulo 1 Paulo mostrou a origem divina de seu evangelho. Agora demonstra que o evangelho que prega é o mesmo evangelho dos demais apóstolos. Não inferior, nem diferente, mas o mesmo e único evangelho da graça de Cristo.
Esta é a segunda visita de Paulo a Jerusalém. Não sobe só, mas acompanhado de Barnabé e Tito, um judeu e um gentio.

Proposição:
O Evangelho é único e assim deve ser recebido e vivido.

I) UMA DEFESA DA VERDADE DO EVANGELHO (V. 1-5):

a)Em obediência a uma revelação de Deus.
A motivação da visita foi a obediência a uma revelação de Deus e não respondendo a um chamado dos demais apóstolos para prestar contas de sua pregação.
É possível que essa revelação fosse a palavra de Ágabo sobre a fome, quando Paulo foi a Jerusalém para entregar uma oferta às igrejas da Judéia (At 11.27-30).

b)Paulo lhes expôs o evangelho aos gentios.
Embora o objetivo não fosse esse, Paulo expôs o evangelho que pregava também aos demais apóstolos. A palavra usada por Paulo que ele o fez respondendo a uma consulta que lhe foi feita.
A razão da exposição não era temor ou receio da parte de Paulo, pois já pregava o evangelho há 14 anos. Sua preocupação era não permitir que o seu ministério fosse tornado infrutífero pelos judaizantes. Era neutralizar a influências desses e não para fortalecer suas convicções que Paulo apresentou o seu evangelho aos demais apóstolos.
 O exemplo da firmeza de Tito.
 Sendo grego não se deixou circuncidar.
Paulo foi ousado em levar Tito consigo e poderia ser tomado como provocação, mas a sua intenção não era essa. Ele desejava deixar claro que judeus e gentios são salvos da mesma forma pelo evangelho da graça e em razão disso devem ser aceitas na igreja sem qualquer discriminação.
A pressão pela circuncisão de Tito não veio da igreja, mas dos falsos irmãos.

Quem mesmo eram eles?
c)A ação dos judaizantes:
 Falsos irmãos que se entremeteram no meio das igrejas.
 Para espreitar nossa liberdade em Cristo.
 Tentam nos reduzir novamente à escravidão.
Eles são tanto falsos cristãos como espiões (BLH), sentido de “entremeter”. A BJ traduz por “intrusos”. Seu objetivo era tão somente espreitar a liberdade cristã e reduzi-la à escravidão. Seu slogan era: “Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos” (At 15.1).
O cristão foi livre da Lei no sentido de que sua aceitação diante de Deus dependa inteiramente da graça divina na morte de Cristo aceita pela fé e não de qualquer ação da parte do homem. Exigir qualquer tipo de obra era um retrocesso.

d)Não nos submetemos a eles.
 Para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.
Paulo, Tito e Barnabé permaneceram firmes no evangelho da graça.

II) O EVANGELHO AOS GENTIOS É O MESMO EVANGELHO DOS DEMAIS APÓSTOLOS (V.6-9):

Paulo não esteve com todos os apóstolos, mas com Pedro, João e Tiago, o irmão de Jesus. Estes eram os lideres da igreja que tinham maior influência dentro dela em Jerusalém. A forma aparentemente rude com que se refere a eles não é depreciativa e nem irônica, no que diz respeito a eles, mas sim no que diz respeito aos judaizantes, que usavam a reputação deles contra Paulo. Paulo não questiona sua autoridade apostólica e nem e nem os desrespeita, todavia deixa claro que a posição deles não intimida quanto ao seu apostolado. Seu foco é duplo

a) Os apóstolos nada acrescentaram ao evangelho de Paulo.
Eles não fizeram nenhum acréscimo ou remendo na pregação de Paulo.

b) Reconheceram a operação eficaz do evangelho por meio de Paulo tanto quanto por meio deles.
Eles reconheceram publicamente a igualdade e unidade do evangelho de Paulo com o que eles também pregavam.

III) A DESTRA DE COMUNHÃO DOS APÓSTOLOS FOI DADA AO EVANGELHO PREGAO AOS GENTIOS (V.9,10):

Nos versos 9 e 10 Paulo confirma o que dissera nos versos anteriores e acrescenta detalhes.

a)Reconheceram a ação da graça em Paulo.
A operação eficaz à qual se referiu antes é a operação da graça de Deus por meio da pregação do evangelho.

b)Estenderam a destra da comunhão..
O reconhecimento da unidade e igualdade do evangelho pregado pelos apóstolos é feita no estender das suas mãos direitas a Paulo e Barnabé a fim de que pudessem continuar pregando o evangelho com plena liberdade.
A única diferença era o público; Paulo e Barnabé pregariam especialmente aos gentios, enquanto os demais continuariam pregando especialmente aos gentios.
Não eram dois evangelhos diferentes, mas o mesmo pregado a públicos de culturas e costumes diferentes.

Aplicações:
1.A verdade do evangelho é única e imutável.
O evangelho não é contraditório e nem personalizado como se fosse de Pedro, de Paulo, de João ou de Tiago. Ele é o evangelho de Cristo e assim deve ser conhecido (I Co 15.11).

2.A verdade do evangelho deve ser mantida.
Assim como Paulo resistiu aos judaizantes, devemos resistir àqueles que procuram modificar o evangelho para dele tirar proveito.
Paulo era muito brando aos “fracos na fé” e disposto a fazer-lhes concessões uma vez que os princípios fundamentais do evangelho estivessem resguardados, mas ele era implacável para com os “falsos na fé”. Podemos perder tudo o que quiserem nos tomar, menos o evangelho.

Conclusão:
Duros como o diamante na fé, mas meigos e flexíveis quanto ao amor.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.