Pular para o conteúdo principal

O Culto Que Agrada a Deus Segundo o Livro de Levítico (Levítico 9).


Como podemos oferecer a Deus um culto que o agrade realmente, e demonstre nossa sincera gratidão por sua obra de salvação na nossa vida? Durante toda a história da Igreja essa questão foi tratada, hora com mais hora com menos reverência. Um período em que a polêmica da forma do culto se tornou crucial foi na controvérsia do puritanismo com a igreja anglicana inglesa, no século XVII.

O Princípio Regulador do culto foi desenvolvido pelos puritanos ingleses e escoceses em oposição ao chamado Princípio Normativo defendido pelos anglicanos ingleses. O Princípio Normativo defendia que o que não for diretamente proibido nas Escrituras é permitido no culto. O Princípio Regulador estabelecia que o que não for diretamente ensinado nas Escrituras ou necessariamente inferido de seu ensino, é proibido no culto, ou melhor, só é permitido no culto aquilo que tiver real fundamentação bíblica, que é expressamente ordenado nas Escrituras ou dela depreendido (Dt 4.1,2; 12.32 (texto áureo); Mc7.6-13; Cl 2,16-23).

O objetivo do Princípio Regulador é livrar o culto cristão de todo tipo de superstições populares. Os puritanos dirigiam suas principais objeções à permanência, na liturgia eclesiástica, do ritual e das vestes sacerdotais católicas. Eles não encontravam base bíblica para a guarda de dias santos, absolvição clerical, o sinal da cruz, a presença de padrinhos no batismo, o uso de sobrepeliz e o ajoelhar-se na hora de receber a ceia.

Hoje em dia parece que o Princípio Normativo desenvolveu-se numa espécie de Princípio Intuitivo, em que as igrejas em função de seu equivocado conceito de liberdade, praticam aquilo que intuitivamente vier à mente do dirigente do culto na hora do serviço. Gesticulações mágicas, venda de bugigangas plastificadas, rituais de purificação, sacralização de móveis e utensílios etc.

Moisés escreveu o livro de Levítico para responder exatamente a essa indagação. O povo foi livre de um cativeiro que durara mais de 450 anos no Egito. Eles viram a forma maravilhosa e miraculosa como Deus realizara a sua salvação no êxodo. Mas até então, todas as formas de culto que conheciam tinham sido aprendidas no Egito e estavam contaminadas com os ritos idólatras deles.

Os ensinamentos de Levítico regulam a forma do culto de Israel no Antigo Testamento de forma a que o povo adore a Deus como ele mesmo deseja ser adorado. O tema central de Levítico é que só podemos manter comunhão com Deus mediante a santificação. A base da comunhão estava estabelecida nos sacrifícios instituídos pelo próprio Deus (todos apontando para o Cristo que viria), não inventados criativamente por Moisés.

Nas ofertas sacrificiais, o povo encontrava a absolvição dos pecados (cap. 1-7). No sacerdócio o povo tinha a mediação da adoração (cap. 8-10). O povo deveria viver em constante purificação diante de Deus (cap. 11-16). O altar simbolizava a reconciliação com Deus (cap. 17). Os capítulos 18-27 mostram que o meio de se andar com Deus e manter comunhão com ele é mediante uma vida de obediência e santidade.

A grande confusão na qual vivemos hoje em dia é que queremos fazer Deus aparecer, manifestar-se; a fim de abalizar nossas práticas cúlticas e de trabalho como verdadeiras. Assim nossos cultos vão se transformando em shows de Deus, shows da fé e shows de nós mesmos para nós mesmos. Por outro lado, o Senhor avisa que vai aparecer. Por isso o povo deve se preparar, cumprindo suas ordenanças para que quando a sua manifestação acontecer, ele aprove a obediência, e não o espetáculo (Lv 9.4). A manutenção do culto deve ser simples e funcional, a fim de que este seja centralizado em Deus e não nas ofertas e nem nos adoradores. Saul foi rejeitado por desobedecer a esse preceito (I Sm 15). Os filhos de Arão pela mesma razão ofereceram um culto personalizado a Deus, sendo interpretado como um fogo estranho em sua presença. Eles foram mortos por Deus na presença de todo o povo por sua irreverência! (Lv 10).

Purificação, consagração e dedicação obediente são os preceitos que devem nortear a organização e a realização de qualquer culto que for oferecido a Deus. Não existe um caminho de atalho. Obedecer aos mandamentos de Deus é o maior privilégio de nossas vidas. Poder entrar em sua presença; poder permanecer em sua presença, comungar com ele e agradecer tudo que fez, faz e fará por nós em Cristo. Nada mais é preciso. Isso é tudo que ele deseja.

Com amor, Rev. Hélio de O. Silva
Boletim da PIPG Ano XX, nº 03 – 18/01/2009.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.