Pular para o conteúdo principal

Pródigos! (Lucas 15.11-31) = Revisado



Hélio O. Silva = 25/12/2002.

Pródigos! (Lucas 15.11-32)

Quando o meu filho caçula partiu, senti sangrar o corte profundo das palavras que insistiram na partilha da herança antes do tempo e roguei a Deus que o guardasse de todo o mal. Carregando na algibeira o seu futuro em forma de moedas, ele ousou conquistar o mundo. Assim ele desejava, todavia, tudo não passava de fumaça que mais cedo ou mais tarde, levada pelo vento seria. Ele partiu ferindo o meu coração. Mas não deixei morrer a esperança. Ele voltará um dia.

Quando meu filho partiu para uma terra distante partiu meu coração. Ao ver desperdiçar a sua mocidade em sonhos tão tolos e tão passageiros, pedi a Deus que o trouxesse de volta e preparei todos os dias o meu coração para o encontro que certamente chegaria. Muitas vezes levantei meus olhos para o morro distante, onde a estrada encontrava o horizonte e pensei tê-lo ouvido cantarolar as canções que lhe ensinei. Contudo ainda não era o tempo do reencontro. Então esperei; Dias... Meses... Anos... Eu sei que voltará.

Cada dia desejei a sua volta. Cada manhã derramei as minhas lágrimas e de noite não deixei de interceder. Muitas vezes a saudade me conduziu pela mão à beira do desespero e a dor que doía mediu a palmos o meu amor. “_Eu te esperarei meu filho”, pensava; “_ Viverei para te ver chegar. Serão os meus braços que te cobrirão com o perdão e te trarão para dentro de casa; o seu lar seguro. Voltará para seu pai para descansar”.

Eu vi cada dia crescer no coração de seu irmão a mágoa, que ensurdeceu seu coração. Ele trabalhou dobrado no seu lugar. Não adiantou dizer-lhe que não precisava ser assim. Então o vi se afastar de mim. Ele cuidou de mim, mas seu olhar não mais olhava na mesma direção que o meu. Sabia que eu o esperava, e no seu desespero pensou que por não me esquecer do outro, havia-me esquecido dele. Mesmo assim o amei, pois não podia viver pela metade. Eu criei os dois para Deus, sem competição ou cobiça, como me apresentaria diante Dele sem os dois? Desviados pelo caminho, um tão longe e o outro tão perto, não permiti que a cegueira de ambos escurecesse os meus olhos. Desse modo guardei as palavras para o dia do reencontro, de todos nós.

Ninguém o viu chegar antes mim! Sua mãe o viu andar antes mim. Ela também ouviu suas primeiras palavras e entristecida não quis vê-lo partir. Todos se voltaram contra mim porque não o repreendi, porque o deixei partir como quis. O silêncio entristecido de sua mãe que envelheceu rapidamente diante de mim; o silêncio embrutecido de seu irmão que desconheceu o perdão; o meu silêncio esperançoso da sua volta. Eu não os criei para serem meus; eu os criei para serem de Deus e como companheiros quis lhes conduzir a todos pela mão até o Pai. Sei Senhor que me atrasarei. Por favor, espera-me!

Ninguém o viu chegar antes de mim! As lágrimas esperaram pacientemente pelo encontro. Ao vê-lo corri como minhas pernas deixaram. Ele estava tão diferente! Roupas sujas, cabelo desgrenhado; mal cheiroso e emagrecido. Não era mais aquele arrogante robusto e conquistador da partida. Vinha chegando cabisbaixo com um discurso pronto e ensaiado que nunca o deixei terminar. Perdoar é esquecer. O perdão já estava pronto no coração. Por isso corri como nunca ao seu encontro e espremi contra o seu peito a minha saudade. Beijei sua face suja e cansada, medrosa de mim, mas que queria um lugarzinho para repousar, junto de mim, ao lado do pai. Ah! Como é bom recebê-lo de volta ao seu lar!

Não podia e nem queria cobrar a sua desonra. Não podia e nem queria fuzilar o que restara dele com aquelas palavras corretas, mas não para aquele momento. Reencontrei meu filho, ele voltou para a casa que construí com as próprias mãos, suor e lágrimas para protegê-lo do malfeitor.

Então mandei que vestissem nele novamente as roupas que guardei e o restitui à condição de filho que abandonara. O arrependimento estampado na cor de seus olhos suplicantes certamente o trouxeram. Isso é o que importa, o resto se vê depois. Era hora de festejar, que morra o novilho cevado. O meu filho voltou ao lar... Voltou ao lar...

Eu o vi chegar, ao mesmo tempo em que também vi sua mãe sorrir outra vez. Resignada, não interferiu, pois reconhecera finalmente que valia a pena esperar como esperamos. Suas lágrimas eram as mesmas das minhas. Quando enxugou os olhos, lavou o passado.

A seu tempo tratei da ferida reaberta de seu irmão mais velho que também o matou no seu coração como o caçula fizera comigo. Mas porque a minha esperança não me deixou morrer, acreditei que Deus faria o mesmo com seu irmão. Então o busquei de volta, e ele entrou na festa comigo, ao meu lado, como o primogênito deve andar.
Num só dia abracei a todos outra vez porque funcionaram todos os princípios que o Pai me ensinara e que também ensinei à minha esposa e a meus filhos. Num só dia os tomei pela mão para reconduzi-los ao Pai. Agora minha casa está completa. Oh Pai, estou pronto pra chegar!

Com muito amor, Pr. Hélio.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.