Pular para o conteúdo principal

Apocalipse 3.1-6 = Sardes: Uma Igreja Sem Luz



Texto: Apocalipse 3.1-6
Tema: Sardes: Uma Igreja Sem Luz

-------------------------------------------------------------

Introdução:
Você conhece a frase? “Por fora bela viola; por dentro pão bolorento”.
Sardes era uma cidade pequena e rica. Vivia das memórias de seu passado quando fora a capital da Líbia, centro do Império Persa. Situada na rota do comércio e de privilegiada situação geográfica, que a tornava inexpugnável do ponto de vista militar.
O culto era idólatra e licencioso. Eles adoravam à deusa Cibele com cerimônias muito licenciosas e que envolviam a cidade toda, depondo contra a vida moral de seus cidadãos.
Ao olharmos para a Igreja de Sardes e a compararmos com as demais, percebemos não há perseguição, nem oposição de judeus, nem Satanás e nem problemas com o Estado. Não há oposição religiosa ou política. A igreja vive na mais perfeita tranqüilidade!

Proposição:
Quando a Igreja fica tranqüila demais, ela começa a murchar. Ela corre o risco de sua luz deixar de brilhar e se acomodar ao ambiente de trevas ao seu redor.

I. NÃO VIVER DE APARÊNCIAS V.1:

a) Tem nome, mas não tem vida.
Tem fama, mas não tem vida.
João contrasta o que os outros pensam de nós e o que Cristo pensa de nós, e nos lembra que agradar os homens não é agradar a Deus.
Calvino afirma que viver um cristianismo externo (de aparência) não é suficiente para agradar a Deus, porque “a menos que nossa fé ou religião promovam uma mudança em nosso coração e em nossas atitudes nos transformando em novas criaturas, não nos será de muito proveito”. O evangelho não é uma doutrina de “falar”, mas de viver. A fama é bonita debaixo dos holofotes, mas para nada serve contra as sujeiras do próprio coração.
A igreja de Sardes era uma igreja muito ativa, a ponto de gozar de bom conceito na cidade, contudo a sua presença social na cidade não promovia qualquer mudança nela. Era uma igreja da moda, com cultos cheios e animados. Igreja que agradava a todos, menos a Deus. Ele se apresenta a ela como “aquele que TEM os sete espíritos e as sete estrelas” (v.1). “Os sete espíritos” é uma menção à plenitude do Espírito (1.4) e as sete estrelas representam os pastores das igrejas. Cristo zela por suas igrejas, pois ele as têm seguras em suas mãos. É por isso que pode sondá-las e mostrar-lhes seu julgamento sobre suas ações.
A carta levanta a delicada questão de quem realmente é o dono da igreja; os membros ou Deus. Eu posso ter fama de ser um bom cristão, mas não ter a luz de Deus iluminando nem a minha alma e nem os meus irmãos em Cristo. Por fora bela viola, por dentro pão bolorento!

II. ZELAR PARA NÃO PERDER A INTEGRIGADE DE SUAS OBRAS NA PRESENÇA DE DEUS - V.2:

a) Ser vigilante.
A cidade de Sardes era inexpugnável do ponto de vista militar, contudo, por duas vezes em sua história havia sido conquistada por negligência de seus habitantes. Ciro a conquistou em 549 aC movimentando suas tropas na calada da noite. Quando pensamos que estamos seguros na nossa religiosidade é que experimentamos os nossos maiores tombos na fé.
A falta de zelo é um dos nossos maiores inimigos. Não zelamos pela leitura das escrituras; não zelamos por manter viva a oração. Não se constrói uma fé rica vivendo apenas de momentos passageiros de clímax em reuniões e cultos, mas é no exercício diário da disciplina é que aprendemos a avançar na fé.
Vigiar é ficar acordado para não ser pego de surpresa, como quando um ladrão nos rouba e nada podemos fazer.

b) Consolidar o seu crescimento.
Quando não consolidamos o nosso crescimento, corremos o risco real de deixarmos o resto se perder. Aqui no Brasil aprendemos a fazer o mínimo necessário. Como aquele aluno que não se esforça por tirar um 10,0, porque sabe que com 7,0 ele passa. Como aquele pastor que sabe que eloqüência, humorismo e gritaria arrancam mais aplausos do que o estudo sério e consagrado de horas num gabinete pastoral e uma disciplina de boas leituras cristãs. Como aquele mecânico que coloca uma peça usada num carro e a vende como se fosse nova.
Então crescemos pouco. Basta ir a apenas um culto por semana. Basta dar apenas uma oferta de vez em quando. Basta apenas saber como manusear a Bíblia. Pouco basta. Deus não pode querer tudo, tem de ficar um pouco para mim.
Por causa disso nossa fé sempre corre perigo e não raras vezes fraqueja e titubeia.

c) Ter compromisso com a integridade.
Integridade tem a ver com aquilo que é completo, pleno, cheio. Fazer sem integridade é fazer pela metade ou fazer com a motivação errada. Fazer pelo aplauso é ganhar somente o aplauso por recompensa.
Afinal quem mede a nossa integridade? O crescimento da igreja? O saldo da conta bancária? O prestígio na sociedade? Não a nossa integridade é mediada por Deus porque é diante dele que essas obras não foram encontradas íntegras.

III. NÃO SER NEGLIGENTE COM O ENSINO BÍBLICO QUE RECEBE V.3:

a) Lembra-te (continuamente) – Não se esqueça (I Ts 1.5).
Lembrar-se de que? Do ensino que recebemos. Lembrar para que? Para viver de acordo com a verdade. A doutrina não é só para achar bonita ou interessante. É para ser crida e obedecida!
Também o texto quer dizer que devemos exercitar a nossa memória continuamente a fim de não abandonarmos a verdade. Igrejas há aos montes que já não ensinam mais as doutrinas da graça e do evangelho, mas um punhado de opiniões fantasiadas de revelações de Deus.

b) Guarda-o – obedeça.
A igreja deve guardar o que ouve no coração. A igreja deve manter vivo o seu arrependimento.
Quando citamos o slogan da Reforma Protestante “Igreja reformada sempre se redormando” queremos dizer que a reforma de uma igreja deve ser reafirmada e revivida de acordo com o seu único padrão que são as escrituras. Reformar-se não significa inserir novas formas e novas fórmulas de culto e liturgia na vida da igreja, mas significa sempre lembrar-se do padrão e nunca abandona-lo através do arrependimento que sempre nos faz voltar ao que abandonamos.

c) Arrepende-te – organiza a sua vida.
Arrependimento é uma disposição de reorganizar-se segundo um modelo. Significa um retorno. Significa a aceitação de que houve um lamentável engano no nosso percurso.

d) Se não vigiar, virei como um ladrão.
E se não nos arrependermos? Então a presença de Cristo não será algo desejável e amável, mas uma experiência de julgamento, lágrimas e desespero, porque ele virá!
“Quem encobre as suas transgressões, jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Pv 28.13). “Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse dia como ladrão vos apanhe de surpresa” (I Ts 5.4).

IV. PRECISA APRENDER A ANDAR COM QUEM ANDA COM JESUS V.4:

a) São poucas pessoas.
O caminho da fidelidade não é trilhado por muitos não. Embora as Igrejas estejam cheias, muitos estão procurando apenas aquilo que é do seu interesse, por isso, não se preocupam tanto com consagração.
Qual o problema da igreja de Sardes? Ela fazia concessões para afirmar-se. Quem olhava para igreja de Sardes não via qualquer diferença entre ela e as demais religiões mundanas da cidade. Sardes era uma igreja sem luz! Os seus gostos eram os mesmos dos demais cidadãos. Sua música era a mesma. Seus cultos não se diferenciavam dos demais. Ir ao culto em Sardes era a mesma coisa que ir a qualquer outro compromisso social, nada mais.
Mas havia um grupo dentro da igreja que não compactuava com isso! Podemos chamá-los de “heróis da resistência”.

b) Eles não contaminaram as suas vestes.
Para não se contaminar, enfrentamos muitas lutas e incompreensões. Mas é preciso se lembrar, que após a conversão, não vivemos para nós mesmos, mas para Jesus Cristo (I Co 1.30,31).

c) São dignas.
Andarão de branco junto a Cristo – “Comigo”.
O branco sempre foi o símbolo da santidade.
Infelizmente as pessoas não levam isso mais a sério. Os casais se engravidam e depois querem esconder seus pecados debaixo de um vestido branco de noiva. Só que o vestido se suja e o casamento que nasceu debaixo da mentira é destruído também por ela menos de dez anos depois.
Dignidade não tem nada a ver com aparência, mas com brancura de caráter. Por isso temos de aprender a andar com aqueles que andam com Jesus.

Conclusão v.5,6:

O VENCEDOR:
1) Será vestido de branco, como eles.
Deus mesmo o vestirá. Uma honra maravilhosa.

2) Seus nomes não serão apagados do livro da vida.
A vida eterna é um prêmio imperdível, pois é dada por Deus em Cristo. Quem se afastou é porque nunca o conheceu verdadeiramente, pois não aceitou que a Sua graça mudasse a sua vida!

3) Jesus os confessará diante do Pai e de seus anjos (Mt 10.32; Lc 12.8).
“Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.” (Mt 10.32). “Digo-vos ainda: todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus” (Lc 12.8).
O testemunho de Jesus, nosso advogado, atestando nossa fé e nosso testemunho. Nada será esquecido de nossas lutas. Nada será deixado para depois. Ele lembrará de tudo e fará tudo lembrado diante do Pai que nos receberá e nos consolará nos braços eternos.

Portanto: OUÇA!!!

1º. Em Sardes, da Igreja só ficou a fachada.
Ela está lá até hoje, como memória de que ali houve uma Igreja e sua luz se apagou. Não deixe a nossa luz apagar-se!!!

2º. Ele tem os espíritos e os anjos nas mãos.
Quando Ele decide agir, o seu Espírito move os pastores. Se os pastores não obedecem, Ele os remove.
Ilustração: Saul e Davi – A capa rasgada de Samuel.

3º. Em qual livro o seu nome está escrito?
No rol de membros ou no livro da vida?!

Cântico:
Sei que Algum dia terei de partir.
E essa alegria vai ter que acabar.
Mas alegria maior que a daqui;
Tenho certeza, Jesus vai me dar.
E com Ele então vou viver,
E um cântico novo cantar.
Lá esperarei por você;
Até que um dia.
Você venha com a gente morar.
E as tristezas da vida esquecer.
E em nosso jardim reinará.
Alegria... alegria... alegria.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.