Pular para o conteúdo principal

Evangelizando O Zé


Evangelizando o Zé (Mateus 10.1-4)

Zé é um apelido comum que damos para aqueles que não sabemos o nome. Um jeito amistoso, às vezes até carinhoso, de chamar a outra pessoa. 
Eu já conheci muitos “Zés” na minha vida. 
Como o Zé Carlos, torcedor do Flamengo. Dizia que “Deus é coisa pra Mulher”; e nem sei por onde anda. 
Ou a extrovertida e bonita Maria José: “_Você tem é que viver o seu momento o que pintou, pintou”. Soube que caiu no mundo das drogas, destruiu a sua vida. 
Tem, por exemplo, o Zezé; de nariz remelento, baguncento, briguento, ladrão de “mixirica” e comilão de açúcar. Não andava com Deus. 
Tem o outro; o Zé Mário - Alto, magricela, inteligente (bom de matemática), brincalhão, fala de mineiro; mas que não queria Deus. 
Tem também o outro Zé, rico e bebedor de cerveja, pançudo; boa praça, gente fina, trabalhador. Ele me falou: “_ Sei que tem Deus, mas eu preciso ganhar dinheiro!”. Ele se batizou na igreja para se casar com a moça mais bonita. Depois sumiu e pronto.

Tem tantos Zés. Se você e eu repararmos bem, vamos descobrir que nós também somos uns “Zes” ou “Marias José”. E todos precisamos de Deus. Jesus escolheu doze do meio de uma multidão que o seguia; Ele chamou pessoas totalmente diferentes umas das outras, cheias de defeitos e qualidades; limitações e projetos; sonhos para o futuro! Eram todos pessoas comuns como qualquer “Zé”. Jesus veio justamente para encontrar os Zés que tem nesta vida e lhes dar a bênção da vida eterna e uma vida com mais propósitos.

Ele Chamou Simão Pedro. Fala uma coisa e faz outra. Diz que ama e depois nega, mente e depois chora. Pedro é um Zé. Jesus, que sabe como ninguém lidar com as pessoas inconstantes vai fazer dele um grande pescador de homens.

Ele Chamou André. É daqueles que logo se tornam um amigo do peito. André é pau pra toda obra, “o pé de boi” que não rejeita nenhum desafio. Jesus sempre reconhece o valor das pessoas e vai fazer dele um grande pescador de homens.

Ele Chamou Tiago e João, Filhos de Zebedeu. Como irmãos são pão e manteiga, café com leite, unha e carne. Eram os filhinhos da mamãe, dotados de um instinto de auto-proteção à flor da pele, mas que também sabiam oferecer boa amizade. Jesus, que muda a natureza difícil das pessoas, vai fazer deles grandes pescadores de homens.

Ele chamou Filipe. Era um líder por natureza e sua maior vontade era a de ver o Pai. Mas às vezes, buscando a Deus, esquecia de vê-lo nos outros e no rosto de Jesus! Jesus, que é o único caminho ao Pai, vai fazer dele um grande pescador de homens.

Ele Chamou Bartolomeu. É daqueles de poucos amigos, pouco participativo, que tem medo e vergonha de aparecer; Pessoa que vive sempre pelos cantos e que não gosta de chamar atenção sobre si. Jesus, que sabe buscar nos esconderijos mais secretos da alma o que as pessoas têm de melhor, vai fazer dele um grande pescador de homens.

Ele Chamou Tomé. Quer por o dedo em tudo para saber se acredita mesmo, porque não tomava decisões para voltar atrás. Lento para crer, lento para deixar de crer. Ele é um Zé. Jesus vai lhe mostrar e convencer que é o seu Senhor e seu Deus, e vai fazer dele um grande pescador de homens até na Índia.

Ele chamou Mateus. Publicano (cobrador de impostos) um cara de má fama. Jesus o convida a mudar de mister para poder ser feliz. Ele será um grande pescador de homens.

Ele Chamou a Tiago, filho de Alfeu. Este é um verdadeiro Zé mesmo. Sua mãe até se chamava Maria! Talvez porque fosse o mais baixo, talvez o mais novo. Talvez nunca fosse o primeiro da turma! Jesus, que não se preocupa com preconceitos, rótulos e apelidos, vai fazer dele um grande pescador de homens.

Ele Chamou Tadeu. Seu primeiro nome é Judas, mas como este nome não tinha boa fama, gostava mais do Tadeu mesmo. Assim tentava superar seus próprios complexos com atitudes que desviassem a atenção daquilo que ele mesmo achava ser um de seus defeitos. Como Jesus vê muito mais em nós do que nós mesmos, Ele fará de Tadeu um grande pescador de homens.

Ele Chamou Simão. Um patriota decidido e “xiita”; um dia até comprou uma faca para matar representantes do governo. Seu coração cheio de mágoas azedou a sua vida. Mas como Jesus é capaz de curar todas as feridas e traumas da nossa vida, vai fazer dele um grande pescador de homens.

Ele Chamou Também a Judas Iscariotes. Aproveitador, nunca aproveitou as oportunidades de mudança que Deus lhe deu. Apesar de Jesus querer fazer dele um grande pescador de homens, preferiu ser ladrão, traidor e por fim enforcou-se antes de conhecer o amor perdoador de Jesus. 

É hora do Zé ou da Maria José, que você é, entregar sua vida a Jesus. Vem!!!
Com amor, Pr. Hélio.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.