Pular para o conteúdo principal

Reverência e Alegria - II Samuel 6 (09/04/2001) - revisado em 13/11/2010.



Introdução:
Reverência = Respeito.
Quando aplicada a Deus, é uma soma de Medo + Amor = Temor (reverência).
Precisamos reconhecer que não gostamos de falar em reverência.
1º. Por causa de nossa rebeldia natural e pecaminosa contra Deus.
2º. Por causa de um mal entendimento do uso do termo nas Escrituras e sua aplicação na vida litúrgica da Igreja.
Para nós, “reverência” evoca:
 Silêncio. Quando alguém faz um barulho no culto, colocamos o dedo entre os lábios e dizemos: _ Psiu! Reverência.
 Compenetração e seriedade. O culto reverente é o culto sério, sem expressões externas de alegria, mas feito numa postura austera; solene!.
 Frieza. Nada onde se possa mostrar calor humano, mas apenas contemplação.
Para nós, reverência e alegria são termos excludentes, mas para Deus, na Bíblia não.

Contexto:
Davi acaba um ciclo de vitórias importantes sobre os inimigos de Israel, onde se demonstra sua obediência à vontade de Deus. O verso anterior diz que ele fora bem sucedido em tudo porque “fez Davi como o Senhor lhe ordenara”.
Agora é seu desejo levar a Arca da Aliança para Jerusalém, a fim de que ela fique próxima a ele.
O trajeto é a subida de Quiriate-Jearim para Jerusalém, a cidade de Davi.
Sem mencionar uma fonte bíblica específica, o A. M. Renwick menciona que a Arca estivera cerca de 70 a 80 anos sob os cuidados da família sacerdotal de Abinadabe. Todavia desde a vitória de Samuel sobre os filisteus, narrada em I Sm 6 e 7, em Mispa, no episódio conhecido como Ebenézer, ela tinha ficado aos cuidados de Eleazar, filho de Abinadabe (I Sm 7.1). Atualmente, cerca de 20 anos depois, os filhos de Abinadabe, Uzá e Aiô cuidam da Arca (ou netos; Uzá era filho de Eleazar, filho de Abinadabe). São eles mesmos quem conduzem a comitiva festiva e pomposa após o rei Davi.
Embora houvesse muitas boas intenções, o projeto de Davi fracassa. Uzá morre, e o texto nos diz que a causa foi sua irreverência.
Davi desgostou-se, porque Deus se desagradara de suas boas intenções.
O contexto nos mostra que o desagrado de Deus não estava na alegria, mas no modo desobediente como a Arca estava sendo levada.
O texto de 2 Samuel 6 tem duas divisões claras: V. 1-11, marcado pela desaprovação de Deus à festividade patrocinada por Davi; 12-19, onde Deus aprova a festividade. É fácil ver que a irreverência não estava no modo festivo e alegre da celebração, mas na desobediência a um mandamento explícito da lei em Levítico.

Proposição:
Se não há dissociação entre alegria e reverência, como podemos associar, seguindo critérios bíblicos, esses dois elementos em nossos cultos?

I. EVITANDO COLOCAR A NOSSA VONTADE ADIANTE DA VONTADE DE DEUS, REVELADA NA SUA LEI:

Há três exemplos de irreverência aqui no texto. De Uzá, de Davi e de Mical.

a) Uzá: Achar que a FAMILIARIDADE com as coisas de Deus permite trata-las com liberdade (v. 6,7).
Ora a família de Uzá vinha cuidando da Arca há cerca de pelo menos 20 anos. Quem mais indicado e zeloso que Uzá para tentar resolver qualquer problema ou imprevisto?
Esse é o risco daqueles irmãos que já estão há muitos anos na Igreja. Eles correm o risco de tratar as coisas de Deus como se fossem suas. E nisso consiste sua irreverência. O culto não é para agradar a nós, mas a Deus.
Além disso, Uzá, como guardador da Arca, devia conhecer bem a Lei a fim de cumprir os regulamentos a seu respeito. A familiaridade muitas vezes nos leva à frouxidão e ao conformismo.
Ele deveria ter se interposto contra Davi, juntamente com os levitas que auxiliavam a Davi, e lhe mostrado que na Lei estava prescrita a forma correta de transportar a Arca, que deveria ser transportada por meio de varais e argolas (Ex 25.14; Nm 4.15,20), pelas mãos dos levitas, a fim de não ser tocada; e não puxada por bois num carro novo e à mostra do público.

b) Davi: Achar que o PODER e as EXPERIÊNCIAS VITORIOSAS com Deus permitem tratar com as coisas de Deus com liberdade (v. 1, 2, 5, 8-11).
Podemos ver a irreverência de Davi de duas formas.
 A confiança no poder pode nos levar a cometer atos de irreverência.
Davi era o rei, e tinha poder para determinar que a Arca fosse conduzida para Jerusalém. Sua intenção era boa, porém a metodologia foi errada. Nenhuma reforma religiosa produzirá frutos espirituais duradouros se vier de cima para baixo por decreto.
Ilustração: As reformas de Asa, Ezequias e Josias também foram assim, por isso só duraram enquanto viveram e depois foram abandonadas por seus filhos. A reforma anglicana também foi assim, e a Igreja inglesa sempre foi dominada pelo Estado.
Ora, Deus é maior que o poder temporal. A sua palavra tem que ser cumprida por todos, como Ele mesmo a prescreveu, independente de quem seja e do poder que possua.

 A confiança nas nossas experiências com Deus pode nos levar a cometer atos de irreverência.
Davi vinha de grandes vitórias. O capítulo cinco registra a aprovação de Deus para tudo quanto Davi fizera. Ele estava empolgado com Deus que o abençoara tanto. Quando agimos debaixo de empolgação corremos o risco de olhar mais para a aparência, e nos esquecemos de detalhes importantes. A empolgação tem pressa. Ela quer ver resultados, pois é extremamente pragmática. Ela quer ver Deus abençoar de novo, e de novo, e outra vez! A empolgação, se não for controlada pela obediência, faz diminuir o compromisso, e abre a porta para o abuso. E isso é irreverência.
Muitas Igrejas que estão crescendo muito por ai, têm caído na irreverência que a empolgação produz. Para crescer, têm aberto mão de seus compromissos com o que está prescrito na Palavra. Por isso estão desagradando a Deus.
Quando Deus demonstra a sua irritação, a empolgação do rei vira desgosto, desgosto com Deus. A palavra traduzida por desgosto também pode significar “ira ou irritação”. Davi ficou irritado e irado com Deus por não ter abençoado seu projeto espiritual e assim colocado em descrédito sua realeza e mesmo a sua intimidade com Deus!
A benção de Deus não é um artigo que se adquire como fruto de uma demonstração de empolgação com o próprio Deus, mas como fruto de um relacionamento criado no dia-a-dia, sob a direção das Escrituras (Jo 7.17 e 7.37-39).

c) Mical: Achar que a POSIÇÃO que se ocupa diante de Deus e de seu povo não permitem nenhum tipo de liberdade (v. 16-20, 23).
Mical, como esposa do rei e filha de Saul, o rei anterior, não participara da Festa. Viu tudo de longe de uma posição austera e soberana.
Ela reprovou Davi, não porque ficou com ciúme, mas porque nunca aceitara o fato de que Deus colocara Davi no lugar de seu pai e de eu irmão Jônatas. O texto dá a entender que Davi matou a charada da primeira, pois lhe disse claramente que o que estava em jogo não era a realeza em si, mas a escolha soberana de Deus.
Ela achou indigno o que Davi fizera, interpretando como motivo de vergonha e baixaria. Ela estava preocupada com as aparências da realeza _ O que os outros vão dizer? O que vão pensar de nós?
Quando nos preocupamos mais com a nossa posição social do que com o que Deus está fazendo no meio do seu povo, tornamo-nos irreverentes. Porque não participamos da alegria que Deus participa abençoando.
Por que ao invés de criticarmos outros das janelas de nossas Igrejas, não nos alegramos com eles? O que estava acontecendo lá fora era alegria e cânticos por causa da benção de Deus e não leviandade irreverente. Irreverentes são os que se omitem de se alegrar com as bênçãos de Deus, que é o nosso Pai Celeste, e por ser bom, gosta de nos dar presentes. Deus nos dá bênçãos espirituais em Cristo (Ef 1.3).
Ilustração: Um aviso para as esposas de líderes que não aceitam a sua vocação espiritual e se irritam com o que na verdade é a expressão da vontade de Deus.
A alegria da segunda tentativa era a mesma da primeira, só que levava em conta a obediência às Escrituras. A Arca era levada corretamente. O pecado estava sendo tratado nos holocaustos oferecidos (ofertas pelo pecado), a cada seis passos e a gratidão se expressava nas ofertas pacíficas. A benção de Deus estava ali.
Irreverência nesse caso de Mical é nutrir um coração azedo por não aceitar a vontade de deus e não participar das bênçãos de Deus.

II. COLOCANDO A VONTADE DE DEUS REVELADA NAS ESCRITURAS, ADIANTE DA NOSSA VONTADE v. 13-22:

Essa ênfase redundante de nosso argumento é proposital. Há duas atitudes de reverência no texto:

a) Obede Edom: Guardou a Arca com reverência.
A Arca ficou na sua casa apenas três (3) meses e toda a sua família foi Abençoada, de tal maneira que todo o Israel ficou sabendo. Quem era esse Obede Edom?
J. D. Douglas diz que era simplesmente um filisteu que Davi designou para cuidar da Arca da Aliança após essa desastrosa tentativa, e não associa os textos de I Cr. 26.4-8 com essa referência. Isso porque a expressão “geteu” que aparece no texto simplesmente significa “o que é de Gate”. Gate era uma das 5 cidades filistéias. Todavia, Se associarmos o texto de I Cr 26.4-8 como um evento posterior a esse, e entendermos que o fato de Deus ter abençoado Obede Edom, fez com que Davi promovesse a sua família, então Obede Edom nos dois textos se referem à mesma pessoa. Nesse caso Obede Edom seria um descendente de Coré, um levita da tribo de Coate. No deserto, eram os coatitas quem transportavam os móveis e utensílios do Tabernáculo (Nm 4.15). Nos tempos de Davi membros de sua família eram porteiros da tenda provisória construída por Davi. 3 cidades em Israel tinham nomes compostos com Gate e possivelmente trata-se de Gate-Rimom mencionada em Josué 21.24, cidade da tribo de Dã cedida aos levitas e fronteira aos filisteus.
A Arca ficara os últimos 20 anos com a família de Abinadabe e não há qualquer referência a Deus tê-los abençoado.
Certamente, o incidente trágico com Uzá, levou Obede-Edom, que possivelmente era levita, a buscar na Lei respostas que o ajudariam a não se expor a um mesmo fim. Aprendeu que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e revelam prudência todos os que o praticam” (Sl 111.10).
Reverência implica em buscar entender e cumprir os limites do nosso comportamento com Deus e diante de Deus. Deus não aceita tudo. Deus não aceita qualquer coisa. Deus aceita somente o culto que Ele mesmo nos prescreveu.
 Ele mostrou isso na morte de Nadabe e Abiú, filhos mais velhos de Arão (Lv 10).
 Ele mostrou isso na desaprovação a Saul (I Sm 15).
 Ele acabou de mostrar isso de novo na morte de Uzá (II Sm 6).

b) Davi: Reencontrou na obediência a alegria que não acaba.
 Trocou o carro novo pelas mãos e costas dos levitas.
A beleza do culto nem sempre está na pompa, mas na simplicidade. Mas principalmente, a beleza e a força do culto estão na obediência à Palavra de Deus. Nenhuma experiência, ainda que seja mesmo com Deus, pode assumir o lugar da obediência às Escrituras reveladas. Experiências são testemunhos e não regras de conduta para os cristãos.
 Reconheceu a soberania de Deus.
- “Perante o SENHOR”.
- “Que me escolheu”.
- “Mais desprezível me farei e me humilharei aos meus olhos”.
 Alegrou-se perante o Senhor, com a mesma alegria do v.5.
Claramente no texto, a reprovação não está na forma festiva da ocasião, mas no descaso para com a Lei. A alegria é o corolário de nossa experiência com Deus em razão da obediência ao preceito divino.
 Ofereceu holocaustos e ofertas pacíficas, para cumprir o prescrito e expressar publicamente sua obediência à Lei maior de Deus.
 Abençoou e presenteou o povo no nome de Deus, inclusive sua família. As bênçãos de Deus são para serem vividas com a nossa família.

CONCLUSÃO:

O que é um culto reverente?
1º. É aquele que não busca na inovação a sua alegria, mas na Palavra de Deus, o Senhor.
O princípio regulador do culto, formulado pelos puritanos do século XVII e XVIII, na Inglaterra, colocava a Escritura como o centro regulador do culto. Só deveria ser praticado no culto o que estava prescrito nas Escrituras. O resto deveria ser considerado desnecessário. Esse princípio foi formulado em contraposição aos luteranos e anglicanos, que criam que o que as Escrituras não proibiam poderia ser utilizado.
A experiência contemporânea tem provado que esse segundo princípio é pernicioso, pois abre as portas da liturgia do culto para a inclusão de excentricidades e até mesmo banalidades. Se somos conduzidos pelo Espírito Santo no culto, não somos senhores do culto, mas ele o é.

2º. É aquele que está disposto a reencontrar o caminho da benção, se a perdeu, trocando o desgosto pela alegria renovada na obediência ao Senhor e à Sua Palavra já revelada; fazendo tudo perante o Senhor e para a glória do Senhor.
Davi nos mostra muitas vezes que é possível aprender com os erros, pois todos nós somos pecadores.
A família de Uzá teve 20 anos para aprender a ler na Lei como cuidar da Arca e não o fez corretamente, pois não impediu o conseqüente erro irreverente do rei. Quando somos irreverentes, os outros aprendem a ser irreverentes conosco.
Mical nunca aprovara a escolha de Davi como rei em lugar de seu pai, ou de seu irmão Jônatas. Ela o achava indigno. Ao julgar Davi, ela julgara a Deus, pois Deus escolheu a Davi. Por isso, cuidado com o julgamento, pois ele nos torna infrutíferos e amargos com os outros. Davi aprendeu bem rápido essa lição.
Negligência, empolgação e ressentimento são pecados que se escondem e se manifestam em nossos cultos expondo vários tipos de irreverência a Deus.

3º. Reverência não é uma questão de Sisudez ou leviandade. Reverência é uma questão de obediência e amor.
Obede-Edom guardou a Arca reverentemente e em três (3) meses se viu e ouviu dos resultados, influenciando a mudança de atitude do rei Davi e de toda uma nação.
Precisamos obedecer a João 14.21 (“quem me ama guardará os meus mandamentos”) levando mais a sério o preceito bíblico, para sermos agraciados com a manifestação de Cristo, por meio de seu Espírito Santo em nosso meio. Devemos demonstrar o nosso amor por meio de nossa obediência, e testemunharmos a alegria resultante de nossa dedicação. Os mais idosos e conservadores precisam parar de temer as expressões de alegrias dos mais novos e fervorosos. Os mais novos e fervorosos precisam aprender a obedecer mais e pular menos, a fim de que a sua obediência apareça mais que a sua empolgação presunçosa.
Você quer ver mudanças; todos nós queremos! Então: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará” (Sl 37.5); e daqui três meses essa igreja não será mais a mesma.

Aleluia, amém...

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.