Pular para o conteúdo principal

O Significado do Natal (Mateus 1.18-25)


O Significado do Natal (Mateus 1.18-25)
Rev. Hélio O. Silva = 1º/12/2005

No filme “O Expresso Polar”, produzido por Tom Hanks, recém chegado às locadoras, o sentido único do Natal é a crença no Papai Noel. Um menino é levado ao Pólo Norte para ver o Papai Noel pessoalmente. O Natal só ganha significado para ele quando é levado a dizer “eu creio” no Papai Noel. Notem os irmãos que é uma proposta de fé numa lenda, numa estória com o intuito claro de substituir a história verdadeira. O homem deixa de crer na verdade para crer em fábulas COMERCIAIS como se fossem a verdade mais pura e bela.
O dia 25 de dezembro foi escolhido, no período patrístico, por pelo menos três razões: (1) Substituir o rito pagão da Saturnália. (2) Substituir as comemorações do soltíscio do inverno (entrada do verão), quando se adorava o sol, ou o Sol Invicto. (3) Era a data de aniversário do imperador Constantino.
Seria uma discussão irrelevante tentar questionar as comemorações do Natal em função dessa data; visto que John Knox e até mesmo Calvino o fizeram e nada mudou. Mas é preciso pelo menos manter fresca na memória as razões verdadeiras do Natal
O NASCIMENTO DE CRISTO É UM MILAGRE REALIZADO PELO ESPÍRITO SANTO (v. 18-20). Uma mulher grávida sem coabitação humana. Cristo nasceu de uma virgem. Esse é um ponto fundamental da nossa fé em Cristo. Nascendo de uma virgem, de modo sobrenatural, ele estaria livre das imperfeições e pecados humanos.
O NASCIMENTO DE CRISTO ACONTECEU PARA ELE REALIZAR A NOSSA SALVAÇÃO (v.21). O nosso salvador é o rei prometido da família de Davi, enviado por Deus “Porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (cf. Rm 4.25). O significado do Natal é a encarnação de Cristo. “O Filho de Deus, a Segunda Pessoa da Trindade, sendo verdadeiro e eterno Deus, da mesma substância do Pai e igual a ele, quando chegou o cumprimento do tempo, tomou sobre si a natureza humana com todas as suas propriedades essenciais e enfermidades comuns, contudo sem pecado, sendo concebido pelo poder do Espírito Santo no ventre da Virgem Maria e da substância dela. As duas naturezas, inteiras, perfeitas e distintas - a Divindade e a humanidade - foram inseparavelmente unidas em uma só pessoa, sem conversão composição ou confusão; essa pessoa é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, porém, um só Cristo, o único Mediador entre Deus e o homem. (Confissão de Fé de Westminster cap. VIII.2)
O NASCIMENTO DE CRISTO ACONTECEU PARA QUE SE CUMPRISSE AS ESCRITURAS (v.22-25), pois todos os acontecimentos da história obedecem ao desígnio de Deus. A história do Natal não é a história da maternidade de Maria, mas é a história do nascimento do nosso Salvador. Embora Jesus seja o primogênito de Maria (Lc 2.7), Ele é primeiramente o unigênito de Deus (Jo 3.16). Não só Maria, mas também José, foram pessoas agraciadas por Deus de forma especial, mas, depois do nascimento de Jesus, tiveram uma vida normal de marido e esposa, sem que isso implicasse em qualquer prejuízo da sua participação na educação de Cristo, pelo contrário, contribui para que ela fosse essencialmente normal e humana.
Assim, concluímos que:
(1) O nascimento de Cristo é um milagre no qual devemos crer! Cristo não é uma fé concorrente à fé no Papai Noel, porque Cristo nasceu e viveu, o papai Noel é uma mera ficção do mundo, uma fábula, nada mais. O Papai Noel de minhas filhas sou eu, mas Cristo é o nosso único e suficiente SALVADOR.
(2) O nascimento de Cristo cumpre os propósitos de Deus quanto a nós. O Natal é mais um dia para celebrarmos o perdão dos nossos pecados. E Não nos esqueçamos disso! E assim como Cristo nasceu e viveu para cumprir os propósitos de Deus, também assim vivamos nós.
(3) O nascimento de Cristo e sua humanidade são uma dádiva, um presente, a prova do amor de Deus por nós (Jo 3.16; Rm 5.8). É isso que nos dá um FELIZ NATAL!
Com amor, Pr Hélio.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.