Pular para o conteúdo principal

Os Que se Auto-denominam "Apóstolos"


Pastorais. (28/11/00).
Rev. Hélio de Oliveira Silva, STM.

Vem tomando forma entre alguns líderes evangélicos brasileiros o assumirem o título de “apóstolos”. Miguel Ângelo, no Rio de Janeiro; Estevam Hernandes, em São Paulo; e mais recentemente, César Augusto, em Goiânia.
Do jeito que a coisa vai, logo teremos um apostolado para cada Estado brasileiro ou para cada metrópole desse país. Quando o tráfego de “apóstolos”se tornar congestionado, alguém, em algum lugar, ou estes mesmos, vão querer elevar seus títulos para “Patriarcas”.
Ora, a história da Igreja Antiga nos dá testemunho de que esta prática não é nova e de que também não é saudável para a Igreja do Senhor Jesus Cristo.
O próprio Apóstolo Paulo teve problemas com aqueles que se auto-denominavam apóstolos (II Co 11.1-15) e a Igreja de Éfeso, vários anos depois, havia colocado alguns deles à prova e os havia achado mentirosos. Jesus elogiou a atitude da Igreja de Éfeso, mesmo apesar de ela ter feito isso mecanicamente, uma vez que houvera abandonado o seu primeiro amor.
Mas, por que buscar e proclamar-se “apóstolo”?
A Escritura credita este título apenas aos doze, a Matias, a Paulo (como um nascido fora do tempo – I Co 15.8), a Tiago, o irmão do Senhor (Gl 1.19, I Co 15.7) e de uma forma bem mais limitada a Barnabé, Timóteo e Silas (At 14.4,14; I Ts 2.6).
Os apóstolos, ao lado dos profetas do AT formam o alicerce da Igreja (Ef 2.20 e 3.5). Uma das principais credenciais do apostolado era ter visto o Senhor (I Co 9.1). “Um apóstolo era alguém enviado numa missão específica, na qual age com plena autoridade em favor de quem o enviou, e que presta contas a este”[1].
Paulo, ao enfrentar o problema daqueles que se auto-intitulavam apóstolos na Igreja de Corinto (II Co 11.1-15), deixou bem claro tratar-se de um expediente fraudulento, que tinha como objetivo minar a autoridade dos verdadeiros apóstolos, especificamente a sua, a fim de serem considerados iguais a eles. “Mas o que faço e farei é para cortar ocasião àqueles que a buscam com o intuito de serem considerados iguais a nós, naquilo em que se gloriam” (v.12). O que eles buscavam? “Desejavam poder dizer que desenvolviam sua missão nas mesmas condições de Paulo, a fim de consolidar com força a sua posição em Corinto”[2].
Aqueles “apóstolos” de Corinto, queriam se igualar a Paulo em autoridade a fim de implementar seus projetos particulares sem que houvessem empecilhos. Paulo chama a Igreja a não se deixar enganar e a não aceitá-los de boa mente, pois este comportamento era fraudulento e servia somente aos propósitos de Satanás e não aos da Igreja do Senhor Jesus Cristo. Paulo chega mesmo a chamá-los de “falsos apóstolos”e “Ministros de Satanás” (v. 13,15).
Então podemos concluir que ao se auto-denominarem apóstolos, os pastores brasileiros dessas mega-Igrejas estejam correndo o risco de estarem buscando duas coisas:
1ª) Preservar sua autoridade sobre suas igrejas e implementá-la sobre as demais. Para eles ser apóstolo é ter um status superior ao de simples pastor entre os demais pastores. É ser o coordenador de um ministério eclesiástico de maior alcance e que por isso exige o reconhecimento de um grau maior de autoridade. Ora, foi assim que a Igreja marchou rumo ao Papado, e a Igreja Evangélica brasileira não está se comportando de modo diferente. César Castellanos, o líder mundial do movimento G-12, chegou mesmo a afirmar que Deus lhe deu um apostolado mundial e agora ele busca discípulos para implementar sua autoridade apostólica mundial[3], inclusive no Brasil. A própria pastora Valnice Milhomes se colocou debaixo de sua cobertura espiritual e por ele foi ungida “tornando-se um de seus três discípulos no Brasil”[4].
2ª) Uma vez que o apóstolo respondia diretamente a Deus por seu comissionamento, não haveria qualquer autoridade sobre ele. Não seria preciso se submeter à prestação de contas de seus atos e doutrinas a quem quer que seja. Mas é preciso lembrar que até mesmo entre os apóstolos isso não se aplicava, e o Concílio de Jerusalém (At 15) é uma prova cabal de que os apóstolos se reuniam para resolver diferenças de posicionamento doutrinário entre eles e resolverem em conjunto as suas questões. Paulo chega a repreender a Pedro por um comportamento apostólico inadequado em Gálatas 2.11-14.
Que Deus os livre de ser isso que esteja lhes acontecendo.
Quero concluir, observando que pessoas se auto-intitulando apóstolos sempre existiram na história da Igreja e certamente continuará existindo, e infelizmente grande parte da Igreja os aceitará de boa mente, mas nem por isso, será uma prática aprovada por Deus e Cristo. É preciso denunciá-los como Paulo e a Igreja de Éfeso fizeram e os acharam mentirosos. Somos pastores entre pastores e nossa autoridade vem de Deus e da fidelidade à sua Palavra, e não da posição que almejamos entre os irmãos, pois ao se auto-intitularem “apóstolos” agora, terão de gastar muito mais tempo defendendo o seu apostolado do que pregando a Palavra propriamente dita, e a divisão já está definitivamente declarada no meio de nós.
Em breve, colheremos os louros de nosso opróbrio, ao permitirmos ao nosso coração desejarmos aquilo que Deus não mandou que desejássemos.

[1] E. F. Harrinson, Apóstolo, Apostolado, em Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã, Ed. Vida Nova, vol. 1, p.103.
[2] Colin Curse, II Coríntios, Introdução e Comentário, Ed. Vida Nova/Mundo Cristão, p.202.
[3] Carlos Fernandes e Francisco Brandão, Revolução ou Heresia?, Revista Eclésia, ano V, nº 57, Agosto de 2.000, p.25.
[4] Ibid, p. 19.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.